#Graduação

Medicina Veterinária: conheça as matérias estudadas no curso

Medicina Veterinária: conheça as principais matérias estudadas no curso e saiba se combinam com você!
medicina veterinária matérias
6 min de leitura - há 3 dias

Uma das melhores maneiras de saber se uma faculdade combina com você é conhecendo o que os alunos estudam e como é a vivência estudantil. Para quem se interessa pela área da Saúde, sobretudo de animais, vale a pena conhecer as matérias de Medicina Veterinária e sobre o curso como um todo.

A graduação tem enfoque nos cuidados com o bem-estar de diferentes espécies , de pequeno e grande porte, domésticas e selvagens. Ao todo, são 5 anos de uma formação com matérias que ajudam a entender mais sobre o organismo animal, o processo de adoecimento e a recuperação de doenças.

Que tal saber o que esperar da faculdade para se tornar um médico veterinário? Acompanhe este artigo e conheça os principais conteúdos estudados!

O curso de Medicina Veterinária

Essa graduação tem como objetivo capacitar os estudantes com materiais, técnicas, teorias e práticas sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de condições que afetam a saúde de diversos animais. Por isso, quem escolhe ingressar nessa formação pode se preparar para ter a experiência de 10 semestres de intensa dedicação e muitos aprendizados .

O curso de Medicina Veterinária é um dos mais procurados no Brasil , segundo o portal Terra . É composto por uma extensa lista de matérias que ajudam na compreensão do organismo dos animais e na preparação para o atendimento clínico. Para complementar, os alunos também passam por estágios obrigatórios e realizam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como atividade final.

Após a graduação, os profissionais têm o preparo necessário para trabalhar em diversas oportunidades do mercado. Além disso, podem se especializar em um determinado campo, ampliando os conhecimentos e desenvolvendo ainda mais habilidades.

Áreas de atuação da Medicina Veterinária

Um médico veterinário tem diversas alternativas de enfoque para construir carreira, desde o momento em que recebe o diploma e emite o registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) da região em que mora. Desse modo, pode escolher caminhos profissionais com os quais apresente afinidade desde o período da faculdade.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) define uma lista com mais de 80 opções de área de atuação . Entre elas, é possível citar:

  • clínica de grandes animais;
  • cirurgia de médios e grandes animais;
  • anestesia de animais de pequeno, médio e grande porte;
  • pesquisa em laboratório;
  • responsabilidade técnica em diversas instituições dos setores da saúde, alimentício, industrial e outros;
  • consultoria;
  • produção com bem-estar animal;
  • entre muitas outras alternativas.

Matérias estudadas na Medicina Veterinária

Ao conhecer a grade curricular de um curso, é possível se preparar da melhor maneira para aproveitar ao máximo a experiência universitária. Desse modo, é possível adquirir mais conhecimentos, explorar áreas de atuação e ter um desempenho excelente nas aulas.

Para se motivar, conheça os principais conteúdos estudados na faculdade de Medicina Veterinária !

Anatomia Animal

Trabalhar com bichos envolve também compreender a base anatômica, estrutural e funcional dos organismos. Essa matéria vem para oferecer esses conteúdos e ajudar no reconhecimento de padrões de diversas espécies.

Fisiologia Animal

Complementando os conhecimentos sobre Anatomia, vem também a matéria que vai estudar as funções fisiológicas dos órgãos, processos bioquímicos e estruturas celulares de diferentes organismos . É aqui que se aprende sobre os diversos sistemas do organismo animal, como nervoso, reprodutor, respiratório, cardíaco, digestório, entre outros.

Bioquímica

No organismo dos mais variados seres vivos, existe um conjunto de biomoléculas que reagem entre si e participam de processos metabólicos, químicos, fisiológicos e outras funções da vida. Essa matéria ajuda a ter uma base química importante para a compreensão desses fatores e de técnicas de análises clínicas.

Semiologia Veterinária

O reconhecimento de sintomas relacionados às mais variadas patologias e condições de saúde de um animal também é importante para o profissional. Essa matéria ajuda a entender o contexto de adoecimento e prepara para a identificação do tratamento adequado.

Farmacologia Veterinária

A administração de medicamentos, vacinas e soros é importante para tratar e prevenir as mais diversas doenças. Um médico de animais precisa de conhecimentos avançados nessa área para indicar a melhor opção para cada caso, considerando os efeitos terapêuticos, colaterais e contraindicações.

Microbiologia Veterinária

Organismos em escala microscópica também podem contribuir ou prejudicar a saúde de animais, independentemente do porte. Estudar essa forma de vida ajuda na compreensão de interações entre hospedeiro e microrganismos, produção de medicamentos, mecanismos de resistência antimicrobiana e combate a zoonoses.

Anestesiologia e Técnica Cirúrgica

Os processos cirúrgicos exigem que o bem-estar do animal seja priorizado, e o controle da dor é fundamental nesses momentos. A matéria ajuda a compreender a administração farmacológica e os processos anestésicos em diferentes tipos de operações.

Clínica cirúrgica

Técnicas que precisam ser colocadas em prática durante cirurgias e princípios básicos também são aprendidos no curso de Medicina Veterinária. Além disso, os alunos estudam o preparo do ambiente operatório para minimizar riscos e infecções.

Saúde pública

A prevenção de doenças que podem ser contraídas por seres humanos a partir do contato com outros animais também é trabalho do médico veterinário. Por esse motivo, essa matéria é muito importante para entender sistemas de saneamento básico, controle de pragas e higiene.

Para quem o curso é indicado

A graduação em Medicina Veterinária é uma excelente opção para pessoas que têm uma forte paixão por animais e desejam se dedicar aos cuidados com o bem-estar desses seres vivos.

A profissão exige bastante responsabilidade, ética e competência para lidar com diferentes categorias de doenças, prevenção, diagnóstico e tratamento. Por esse motivo, é fundamental ter vontade de estudar, curiosidade para aprender mais sobre a área e interesse pelo aprendizado contínuo, uma vez que é necessário continuar se atualizando e especializando.

Outro ponto de destaque é a importância da sensibilidade e da inteligência emocional . No dia a dia de um médico veterinário, pode ser necessário se deparar com situações de maus-tratos, acidentes, perdas de animais que são especiais para os tutores e várias outras situações delicadas. Saber como oferecer palavras de consolo e fazer escolhas rápidas e focadas no cuidado com os bichos são competências indispensáveis para o profissional.

Por que cursar Medicina Veterinária

Essa é uma profissão bastante estimada na sociedade e que conta com diversas vantagens de carreira. Um exemplo disso são as mais de 80 opções de trabalho, como destaca o CFMV.

Além disso, a faixa salarial de um médico veterinário vai de R$ 5.000,00 a R$ 8.000,00 , segundo o Glassdoor . A remuneração pode aumentar conforme o avançar da carreira, especialização e área de atuação.

Em suma, as matérias de Medicina Veterinária oferecem a melhor preparação para desenvolver uma trajetória profissional de sucesso, com serviços importantes para a sociedade. Por essa razão, é um curso bastante estimado e que está entre os mais procurados do Brasil.

Quer conhecer ainda mais essa graduação? Estude Medicina Veterinária na Anhembi Morumbi e expanda as oportunidades de crescimento profissional!