Engana-se quem pensa que o único caminho para especialistas em animais seja atuar em uma clínica dedicada aos cuidados com cães e gatos. A Medicina Veterinária de grande porte surge como uma opção para quem é apaixonado pela área, mas deseja explorar novas possibilidades.
Além disso, o atendimento veterinário a grandes animais tem se beneficiado do uso de tecnologias e técnicas modernas para melhorar os cuidados com cada espécie. Assim, esse nicho oferece oportunidades para muitos profissionais.
Acompanhe a leitura para saber mais e descobrir se esse é o caminho certo para você!
O que é a Medicina Veterinária de grande porte?
Esse é um nicho da graduação que capacita profissionais a lidar com animais maiores. Embora muitos formados comecem a trabalhar em clínicas que atendem bichos de estimação domésticos, como cães, gatos e pássaros, também há aqueles que preferem atender espécies maiores.
Assim, os médicos veterinários que atuam com animais de grande porte podem trabalhar em fazendas, sítios e ranchos, cuidando de vacas, cavalos e touros, por exemplo. Outra possibilidade é conquistar empregos em haras e zoológicos, dedicando-se aos bichos maiores.
Uma particularidade desse nicho é que os especialistas geralmente trabalham onde os animais estão — afinal, nem sempre é economicamente viável transportar vários cavalos até uma clínica urbana, por exemplo.
Desse modo, a depender do nível de especialização, esses veterinários podem fazer vários atendimentos em apenas uma visita: ajudar no nascimento de um bezerro, administrar a vacinação em outras espécies de grande porte e realizar uma cirurgia.
Para quem quer uma rotina mais movimentada, que permita o contato com animais diferentes, é uma excelente oportunidade.
Como praticar a Medicina Veterinária para animais de grande porte?
Alguns dos setores em que o especialista nesse nicho pode atuar são:
- produção animal, principalmente no agronegócio;
- manejo em fazendas, ranchos e outros locais no meio rural, já que a utilização de técnicas adequadas e de higiene são fundamentais para conter a disseminação de doenças;
- atividades destinadas à manutenção da saúde pública;
- pesquisa e desenvolvimento;
- cirurgias (desde que tenha pós-graduação em Cirurgia Veterinária);
- ensino, em cursos específicos da área e universidades (neste último, é necessário ter mestrado ou doutorado).
O dia a dia da profissão
O trabalho na Medicina Veterinária de grandes animais é dinâmico e abrangente. As atividades de rotina podem incluir desde a realização de exames clínicos e aplicação de vacinas até o diagnóstico e tratamento de doenças mais complexas.
Além disso, esse profissional ainda é capacitado para desenvolver uma rotina de cuidados intensivos e até mesmo para orientar produtores rurais sobre manejo e nutrição dos animais.
Instalações
Devido ao tamanho dos animais que o veterinário precisa cuidar, muitos especialistas na área viajam para fazendas e locais mais distantes para prestar serviços.
Contudo, também há instalações próximas às grandes cidades, como haras e hotéis-fazenda, que podem oferecer passeios a cavalo para os visitantes e outras atividades que envolvam animais de grande porte. Aí, surge mais uma oportunidade de atuação para os profissionais.
Escala de atividades
Quanto mais especializado for o médico, maior será variedade de atendimentos que ele pode realizar. Algumas das práticas veterinárias em animais grandes incluem:
- realização de diagnóstico e tratamento de condições médicas, buscando mapear problemas comuns como artrite, claudicação e cólicas e em bovinos e cavalos, por exemplo;
- cirurgias , como esterilização e castração de animais machos. Outras tarefas relacionadas são a remoção de talas e bandagens de bichos feriados e cuidados odontológicos, como a limpeza dos dentes;
- tratamento de doenças autoimunes , como pênfigo equino e metrite equina;
- exame e limpeza de animais maiores , como cavalos e vacas;
- administração de medicamentos;
- tratamento de condições médicas que afetem o sistema reprodutivo, como a síndrome do ovário policístico em bovinos;
- cuidados preventivos do dia a dia , como a verificação da rotina de vacinação e dos protocolos de desparasitação e vermifugação. Exames físicos anuais são outro exemplo;
- cuidados com distúrbios de pele , como dermatite interdigital, adenite sebácea e foliculite bacteriana.
Como é o mercado de trabalho para Medicina Veterinária de grande porte?
O agronegócio oferece muitas oportunidades para os veterinários especializados, que podem prestar serviços relacionados à Produção Animal. O principal objetivo é assegurar que os alimentos cheguem com qualidade à mesa do consumidor, visando o bem-estar de todos.
No setor do agronegócio, os profissionais também podem trabalhar com técnicas de melhoramento genético . Essa prática científica altera a genética de plantas e animais para gerar as características desejadas pelo mercado.
O melhoramento genético pode ser realizado naturalmente, por cruzamento, ou manipulação genética. Para médicos veterinários que querem expandir os conhecimentos científicos, essa oportunidade é valiosa.
Como já citamos, o trabalho em fazendas e ranchos é outra opção interessante. Quanto mais extensa a propriedade, maior a utilidade de um médico veterinário nesse contexto.
Recentemente, algumas tecnologias têm surgido para auxiliar nos cuidados veterinários para animais de grande porte. Dois exemplos nesse sentido são:
- diagnóstico por imagem — os profissionais utilizam as fotografias geradas nos exames com animais de grande porte para fazer diagnósticos mais precisos. A ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a radiografia são algumas das técnicas que podem ser utilizadas para identificar problemas nos órgãos internos e nas estruturas do corpo de cada espécie;
- Biotecnologia e Reprodução — as soluções digitais aplicadas à Biologia aprimoram a manutenção de animais de grande porte. Alguns exemplos da aplicação são a inseminação artificial e a fertilização in vitro, que auxiliam na melhora da qualidade genética dos animais e no aumento da capacidade de reprodução.
Onde estudar Medicina Veterinária?
Na Anhembi Morumbi, o aprendizado vai além. As salas de aulas são modernas e projetadas para inspirar a criatividade e promover o engajamento dos alunos. Os estudantes desfrutam de sessões interativas para aprimorar o aprendizado e o cuidado com os animais.
Para o profissional da área, especialmente aqueles que aceitam o desafio de lidar com animais de grande porte, é preciso ter empatia, saber trabalhar em equipe e, é claro, gostar dos bichos! Você terá um mercado competitivo pela frente, mas o corpo docente da Anhembi está acostumado a preparar alguns dos melhores profissionais do setor.
Como vimos no artigo, a Medicina Veterinária de grande porte é um caminho interessante para quem deseja se aprofundar na profissão. A rotina diária do profissional especializado é dinâmica e repleta de atividades , que vão desde cuidados básicos até manutenção de diagnósticos por imagens e envolvimento com biotécnicas de reprodução.
Quer saber se a Medicina Veterinária é a melhor escolha para você? Então, faça o nosso teste vocacional !