#ENEM

Livros ENEM: conheça 6 obras que podem ajudar nos estudos!

Você sabe quais são os livros importantes para o ENEM? Não? Então, veio ao lugar certo. Esse é um dos exames …
livros-enem
5 min de leitura - há 21 dias

Você sabe quais são os livros importantes para o ENEM? Não? Então, veio ao lugar certo. Esse é um dos exames mais disputados entre os estudantes brasileiros, pois pode ajudá-los a ingressar em uma boa faculdade ou até obter descontos incríveis nas mensalidades.

Assim, é preciso se preparar bastante para a realização do teste, observando desde as matérias abordadas até as principais obras recomendadas para leitura. Normalmente, os títulos são apresentados no próprio edital do ENEM, com o qual o público pode se orientar e ficar pronto para o desafio.

Por aqui, estamos torcendo para que você se saia bem nessa nova fase. Para te ajudar, listamos no post alguns dos principais livros para estudar para o ENEM. Acompanhe e dê o primeiro passo para uma carreira brilhante!

1. A Revolução dos Bichos, George Orwell

Em A Revolução dos Bichos, o escritor inglês George Orwell segue uma linguagem clara e objetiva — a fim de evidenciar os acontecimentos que levam à formação de um regime totalitário. Há quem diga, inclusive, que a obra é uma clara alusão ao sistema ditatorial instaurado por Stalin na União Soviética.

Basicamente, a trama retrata a rebeldia dos animais de uma granja contra os seus próprios donos. Com o tempo, porém, esse movimento resulta em uma tirania — muito mais opressiva do que aquela na qual os animai

s viviam antes.

Ou seja, “o dominado” acaba se tornando “o dominador” e tem os seus ideais corrompidos gradativamente. A obra foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945. Naquele período, sua divulgação foi recusada por diferentes editoras porque causava certo desconforto a respeito do regime stalinista.

Por que esta é uma obra relevante para o ENEM? Após compreendê-la, você terá mais conhecimento sobre questões sociopolíticas, ampliando a sua visão de mundo e senso crítico. Superinteressante!

2. O Povo Brasileiro, Darcy Ribeiro

Escrito pelo grande antropólogo Darcy Ribeiro, o livro busca compreender, a fundo, como se formou historicamente a população do Brasil e a sua importância para a construção do país.

Nesse clássico, é possível entender mais a respeito da desigualdade social que está enraizada em nossa civilização — desde a dominação da cultura europeia, que ocorreu por volta do século XVII.

Assim, o título é uma ótima fonte para aprender sobre a formação do nosso povo. Ao fim da leitura, você conseguirá estar preparado para o ENEM, bem como traçar uma visão do que é ser brasileiro e como a vida social tem traços marcantes de nossa colonização — ótimo para construir uma boa argumentação na redação.

3. Dom Casmurro, Machado de Assis

Quando falamos sobre os livros para estudar para o ENEM , não podemos nos esquecer de Dom Casmurro, escrito por Machado de Assis. Clássica, essa é uma das obras brasileiras mais aclamadas. A trama, complexa e com forte apelo psicológico, conta a história de Capitu e Bentinho, dois jovens que se apaixonam, mas são separados pelo seminário.

Anos depois, já adultos, eles se casam. Mas, parece que essa união não será suficiente para a felicidade do casal. O motivo? Bentinho começa a desconfiar que Capitu o teria traído com Escobar, seu falecido melhor amigo.

Complexa e muito bem escrita, a história aborda diferentes sentimentos e pode fazer com que o leitor tenha várias interpretações a respeito de seu desfecho. Dessa forma, esta é uma opção muito valiosa para o ENEM, especialmente, porque estimula o senso crítico e filosófico do leitor.

4. A Hora da Estrela, Clarice Lispector

Provavelmente, você já ouviu falar de Clarice Lispector, correto? Nascida na Ucrânia, a escritora construiu a sua carreira no Brasil, onde publicou diversos títulos importantes para o nosso universo literário.

Um deles é A Hora da Estrela — obra que narra a trajetória de Macabéa, uma jovem que decide se mudar para o Rio de Janeiro em busca de uma vida mais digna.

Porém, ao chegar na Cidade Maravilhosa, não demora muito até que a personagem passe por uma série de dificuldades e até desilusões. Contudo, não é só isso. Em paralelo, a escritora também conta a história de outro personagem marcante: Rodrigo.

Com ele, Clarice Lispector provoca diferentes sentimentos no leitor e, até mesmo, faz com que o público tenha mais conhecimento a respeito da personalidade de Macabéa.

Por essas e outras, o título se tornou obrigatório em muitos exames, uma vez que apresenta diferentes visões sobre um determinado acontecimento e treina o leitor a analisar minuciosamente cada contexto.

5. O Cérebro com Foco e Disciplina, de Renato Alves

Outra obra que não pode ser esquecida é O Cérebro com Foco e Disciplina, de Renato Alves. O título é conhecido por abordar diferentes técnicas sobre como aprimorar o foco e a disciplina, fazendo com que qualquer pessoa se torne mais produtiva.

Em seus nove capítulos, você encontrará dicas para ter um bom autocontrole e se manter atento durante as suas principais tarefas. A obra ainda é excelente para profissionais e estudantes que estão sempre se esforçando muito e, mesmo assim, não conseguem conquistar os resultados desejados.

6. O Diário de Anne Frank, Anne Frank

Por fim, que tal conferir mais uma opção de livros do ENEM? Aqui, selecionamos O Diário de Anne Frank, publicado no fim dos anos 1940.

Produzido pela própria Anne Frank — que, na época, tinha apenas 13 anos — o título consiste em uma série de anotações feitas pela jovem. Porém, diferentemente dos diários elaborados por adolescentes, esse foi registrado ao longo de um dos períodos mais obscuros da história da humanidade: o nazismo.

Ao mergulhar na leitura, você poderá conhecer um pouco das atrocidades que Anne Frank viveu, bem como outros horrores que foram praticados pelos soldados nazistas contra o povo judeu. É interessante ressaltar que a obra foi escrita em língua holandesa, mas, rapidamente, ganhou popularidade no mundo inteiro após a sua divulgação.

O livro já ganhou traduções para mais de 70 idiomas e pode ser encontrado em 40 países. Certamente, estamos falando de um conteúdo valioso e que deve ser considerado, até mesmo, por quem não está com planos de realizar o exame.

E aí, gostou de conhecer os livros do ENEM? Agora, não há mais desculpas: você está a um passo de conquistar uma nota brilhante e se destacar em sua trajetória profissional.

Estamos com os dedos cruzados! Se quiser continuar se aprofundando nesse universo, aproveite para conferir outro artigo sobre como criar uma rotina de estudos . A leitura é rápida e valerá muito a pena!