As pessoas que gostam de se comunicar das mais diversas formas e fazer parte de ambientes dinâmicos e inovadores podem encontrar na graduação em Marketing um bom caminho profissional.
Se você acha que é uma escolha interessante para sua carreira, este guia tem tudo o que você precisa para começar! Veja o que é Marketing, como funciona e como você pode se graduar na área. Acompanhe.
O que é Marketing?
O Marketing é uma função profissional com o objetivo de apresentar produtos e serviços comerciais ao público, buscando comunicar valor, diferenciação e outros argumentos que convençam um cliente a consumir uma marca.
A Propaganda é uma das atividades mais antigas do mundo . Desde que alguém buscava trocar ou vender algo, precisava destacar suas vantagens e conquistar outras pessoas.
Porém, a abordagem mudou muito nos últimos anos, culminando no Marketing Digital, tão demandado pelas empresas atuais. A diferença está principalmente no que os canais digitais de promoção possibilitam para interagir com o público.
Antigamente, o Marketing era mais passivo. Consumidores eram expostos às marcas pela rádio, TV e materiais impressos. Experiências diretas só eram possíveis nos locais de compra.
Isso evoluiu com a internet. Hoje, as marcas e as pessoas frequentam os mesmos ambientes online , o que abre uma gama muito maior de possibilidades para divulgar e vender produtos.
O resultado é uma nova geração de profissionais de Marketing: pessoas antenadas em tendências e nichos cada vez mais distribuídos. Assim, os especialistas em marketing não apenas expõem uma marca, mas criam estratégias que as integram na vida dos consumidores.
Como funciona um curso de graduação em Marketing?
A graduação em marketing forma profissionais preparados em análise e desenvolvimento de estratégias de divulgação, vendas e retenção de clientes para empresas.
Dentro da grade curricular, os estudantes são expostos à base teórica de comunicação e comportamento, entendendo quais são os mecanismos psicológicos, culturais e sociais que levam a uma decisão de compra.
A partir desse conhecimento teórico, são apresentadas as ferramentas e práticas que profissionais utilizam para criar projetos de divulgação, executar estratégias e medir o sucesso de campanhas.
Ao concluir o curso, você poderá atuar e continuar se aprimorando em qualquer área dentro do Marketing , nas funções mais diversas que a profissão oferece.
Por que fazer uma graduação em Marketing?
Como citamos, o Marketing vem de uma das atividades mais antigas do mundo, que é a promoção de pessoas, produtos e marcas. Isso significa que dificilmente a demanda por esse tipo de profissional acabe um dia.
Em termos mercadológicos, o momento é favorável na América Latina. Mesmo que as empresas tenham desafios, é clara a necessidade de continuar investindo em Marketing para se manter relevante no mercado.
Isso tem impacto direto nas suas oportunidades. Quem começa hoje a investir na carreira tem um amplo mercado pela frente. Isso porque, por um lado, as novas tecnologias trazem novas necessidades que exigem a contratação de talentos novos, especializados e inovadores.
Por outro, a competição cada vez maior nos ambientes online força que marcas busquem pessoas empenhadas e com vontade de vencer. Fazer a graduação em Marketing é mirar em um futuro dinâmico e recompensador.
Como é a graduação em Marketing?
O curso de Marketing pode ser realizado tanto no nível tecnólogo como de bacharelado. Veja as principais características do processo para graduandos.
Duração do curso de Marketing
A faculdade de Marketing é um curso com duração mínima de 8 semestres (4 anos) no bacharelado e 4 semestres (2 anos) no tecnólogo. Ao se formar, você terá um diploma que conta muito como diferencial de mercado na hora de buscar boas posições de trabalho.
Grade curricular da faculdade de Marketing
Usando a grade curricular da Anhembi Morumbi como exemplo, o curso é desenvolvido para ensinar tanto os conhecimentos teóricos básicos como a aplicação na prática da profissão .
Assim, o conteúdo abrange desde noções fundamentais de Economia, aspectos socioculturais e de ética até noções estratégicas de análise de dados, branding, segmentação de público e domínio de canais de distribuição.
Perfil de estudante
Qualquer pessoa pode fazer Marketing, já que o curso proporciona o suficiente para que você saia do conhecimento zero e alcance um domínio do tema para a carreira.
Mas o perfil mais indicado para o Marketing é de pessoas que gostam de se comunicar, são curiosas em aspectos de cultura e sociedade e estão sempre de olho nas novidades.
E quando falamos em comunicação, não é só quem conversa muito! O Marketing abre caminhos para as pessoas que amam conteúdo em texto, visual e sonoro, em especial as que querem desenvolver sua criatividade com foco na resolução de problemas reais .
Investimento na carreira
O investimento necessário para se formar depende da instituição que escolhe para cursar Marketing. É importante reforçar que não é só preço que conta nessa pesquisa. A melhor faculdade é aquela que equilibra alta qualidade com preços acessíveis e previsíveis.
A opção de EAD, por exemplo, é interessante para quem precisa trabalhar enquanto estuda, dando mais flexibilidade e fôlego no início da carreira.
Possibilidades de carreira
Existem inúmeras áreas dentro do Marketing em que um profissional pode atuar. Alguns exemplos são:
- desenvolvimento de estratégias;
- criação de conteúdo;
- análise de dados;
- social media;
- gestão de comunidades;
- branding.
A forma como você trabalha também pode se adaptar ao seu estilo. Os caminhos mais comuns são colaborar em um estúdio de Marketing, fazer parte do time interno de uma empresa ou atuar como freelancer, fazendo seu próprio sucesso.
Por que estudar Marketing na Anhembi Morumbi?
Como você pode ver, o curso de graduação em Marketing é promissor para o futuro e abre um mundo de opções para quem quer uma carreira duradoura. Para entrar com o pé direito na profissão, escolher a faculdade ideal faz toda a diferença .
Além de uma grade moderna e dinâmica, a Anhembi Morumbi oferece instalações de ponta e conta com professores que são referências no mercado. Em outras palavras, contamos com todos os recursos para transformar graduandos em grandes profissionais do futuro.
Agora que você sabe mais sobre graduação em Marketing, entenda como a Universidade Anhembi Morumbi pode ser o primeiro passo da sua jornada!