Ao escolher uma formação de nível superior, é muito importante considerar não apenas a afinidade que você tem com o que é estudado nela, mas, acima de tudo, o tipo de carreira que ela pode proporcionar — e com a Gestão de Turismo , isso não é diferente.
Afinal, cá entre nós: é fundamental se sentir realizado com a própria escolha profissional, não concorda? Por isso, acompanhe o post até o fim e fique por dentro de como é se formar nessa área, o que o mercado espera dos novos profissionais e quais os diferenciais você deve ter para se destacar e ter sucesso no setor!
O que se aprende em um curso de Gestão de Turismo?
Essa formação é um dos vários cursos de tecnologia que você encontra na Anhembi Morumbi. Esse tipo de habilitação, ao contrário do bacharelado e da licenciatura , traz um olhar mais direcionado para a atuação no mercado em vez da abrangência de disciplinas teóricas que contemplam a área de forma generalista.
No caso dessa graduação em específico, o foco é o setor de turismo. Dessa forma, ela explora as demandas dele, as atividades que o ramo concentra, as projeções de crescimento que ele tem para o futuro e o contexto nacional e internacional no qual o turismo está inserido.
Esse aprofundamento é essencial porque o turismo tem um impacto direto na geração de empregos, na movimentação da economia, em investimentos na infraestrutura, em acordos geopolíticos e no desenvolvimento social dos países.
Prova disso é que o levantamento global feito pelo instituto World Travel & Tourism Council (WTTC) mostra que esse setor é responsável direto por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e pela contratação direta ou indireta de mais 17 milhões de cidadãos. Bastante gente, não é mesmo?
Portanto, é muito importante que cada vez mais haja profissionais qualificados para ingressar nesse mercado. Assim, é possível modernizá-lo, torná-lo mais bem-estruturado e regulado, e, é claro, contribuir para a manutenção e a expansão desses bons números.
Como é o curso de Gestão de Turismo na Anhembi Morumbi?
Só com o que falamos no primeiro tópico você já ficou animado em saber mais sobre como é a formação em Gestão de Turismo? Pois, então, pode começar a tomar nota, pois vamos detalhar como é estudá-la na Anhembi Morumbi!
Duração da faculdade
Gestão de Turismo é um curso de dois anos . Esse tempo reduzido se deve ao fato de que estamos falando de uma habilitação tecnológica, que leva de quatro a seis semestres para ser finalizada.
Portanto, isso significa que você entrará rapidamente no mercado, podendo focar naquilo que é o seu objetivo: a construção e a vivência da sua carreira.
Modalidade das aulas
O curso é oferecido a distância. Ou seja, você não precisa ir até a faculdade para ter aulas, interagir com os colegas e tirar suas dúvidas com os professores. É possível fazer tudo isso, e muito mais, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem que pode ser acessado a partir da sua casa. E o melhor: no horário e no dia que você achar mais viável. Legal, né?
Essa característica da graduação EAD faz muita diferença para os estudantes. Afinal, além de mais liberdade e poder de escolha, eles têm mais comodidade para adaptar e inserir a formação na rotina deles. Com isso, podem trabalhar em diferentes horários e turnos, por exemplo, sem comprometer ou deixar de lado a própria formação.
Outro impacto dessa modalidade é que você passa a reconhecer o seu ritmo de aprendizado e, a partir daí, a personalizar a sua rotina de estudos. Com isso, o seu desempenho acadêmico melhora e há um aproveitamento maior daquilo que a Anhembi tem a oferecer.
Grade curricular
A grade curricular de Gestão de Turismo tem cerca de 24 matérias que se dividem entre o reconhecimento de mercado, ganho de competências profissionais e aspectos técnicos do turismo no Brasil. Quer saber mais sobre esses conteúdos? Pois veja quais são alguns deles:
- Teoria Geral do Turismo;
- Planejamento e Organização do Turismo;
- Gestão de Produtos Turísticos;
- Cerimonial, Protocolo e Etiqueta;
- Operações de Meios de Hospedagem;
- Lazer e Recreação em Hospitalidade.
Qual o perfil de um profissional dessa área?
Um bom gestor de turismo precisa ter algumas características que tornam o exercício profissional mais eficiente, flexível e produtivo. A começar pela disposição para trabalhar em equipe, algo que é frequente no ramo e que acontece não só entre colegas do turismo, mas também com pessoas de outras áreas.
Ele também precisa ter bastante jogo de cintura para negociar. Basta lembrar que fechar acordos e vendas é algo frequente no cotidiano do gestor e que ocorre tanto com clientes quanto com parceiros comerciais.
Uma terceira característica é a adaptabilidade a imprevistos. Afinal, o turismo é um mercado que pode ser afetado por diversos fatores, entre eles os aspectos climáticos, geopolíticos e sanitários. Um bom exemplo é a pandemia de COVID-19, que paralisou o ramo em vários momentos ao longo de 2020 e 2021.
Quanto ganha um gestor de turismo?
Segundo levantamento do site Cargos, o gestor de turismo recebe mensalmente um salário de R$ 2.344,96, sendo que em cidades como São Paulo e Belo Horizonte a média de ganhos é ainda maior, chegando a R$ 2.616,28 e R$ 2.827,04, respectivamente.
Quais são as opções para a carreira de um profissional de gestão de turismo?
Agora é o momento de conhecer em detalhes quais as atividades profissionais que podem ser exercidas pelo gestor de turismo e, consequentemente, os locais em que ele trabalha. Fique atento, pois você perceberá que mesmo sendo relacionadas entre si, cada uma tem uma proposta diferente no setor de turismo. Vamos lá?
Agências de turismo
O local de atuação mais frequente entre os profissionais do ramo é justamente a agência de turismo. Afinal, é nesse ambiente que eles trabalham com a parte mais prática do planejamento e da realização de viagens e passeios turísticos — sejam eles individuais, sejam eles em pacotes promocionais.
Ambos podem ter um formato mais cultural e histórico, serem mais cosmopolitas, terem objetivos gastronômicos, serem dedicados ao ecoturismo etc.
Vale mencionar ainda que essas ofertas de programas podem atender, basicamente, o público brasileiro ou serem voltadas exclusivamente para clientes internacionais. Essa última opção é muito comum, por exemplo, quando os destinos disponibilizados pela agência ficam em território nacional.
Companhias aéreas e marítimas
Muitos gestores de turismo acabam trabalhando em companhias aéreas e marítimas. Aqui eles também promovem viagens e passeios turísticos, porém, com um diferencial: fazer com que o meio de transporte escolhido pelas pessoas seja aquele oferecido pela empresa, aumentando o número de clientes e o faturamento dela.
Além disso, algumas operadoras de turismo marítimo não contam apenas com trajetos de ida e volta em cruzeiros e navios. Elas realizam verdadeiras experiências em alto-mar.
Ou seja, o viajante passa por diferentes destinos e tem a possibilidade de, sem sair da embarcação, aproveitar espetáculos, ir ao SPA, praticar atividades físicas, fazer compras, curtir programas esportivos ao ar livre e muito mais.
Coordenação de eventos
Os profissionais de coordenação de eventos são contratados por empresas do ramo para assessorarem o planejamento, a produção criativa e a condução de festas, confraternizações, celebrações e afins.
Esses eventos podem ser divididos em três categorias. A primeira é a temática, na qual eles trazem inspirações e referências a algo cultural, histórico e social de uma região do mundo. Ela pode ser frequentada por diferentes públicos.
A segunda é a turística, realizada para entreter viajantes e apresentar as tradições e costumes mais marcantes — ou mesmo exclusivos — do destino visitado. A terceira e última é a promocional. Geralmente, os eventos aqui são produzidos por órgãos públicos para a população local e têm o objetivo de celebrar alguma data comemorativa.
Hotéis e restaurantes
A princípio, você pode estranhar o fato de hotéis e restaurantes aparecem aqui, mas acredite: gestores de turismo estão cada vez mais presentes neles. Quando atuam nesses locais, os profissionais ficam responsáveis pela gestão hoteleira para atrair viajantes para eles e, inclusive, divulgar esses lugares como pontos turísticos.
Isso acontece, por exemplo, quando o estabelecimento é uma construção histórica, tem uma arquitetura diferente, foi palco de grandes acontecimentos históricos ou é reconhecido publicamente por produzir pratos típicos da região.
Redes de recreação e lazer
Fora os exemplos de atuação profissional já citados, saiba que ao se formar você também pode trabalhar em redes de recreação e lazer. É o caso de parques temáticos, centros de jogos, complexos de aventura ao ar livre, parques aquáticos etc.
Nesses locais, você terá a missão de traçar estratégias para atrair clientes para eles, principalmente os turistas que estão na região e buscam por opções de programa para se divertirem. Muitas vezes, essas redes fazem parcerias com as agências de turismo para a oferta de pacotes personalizados — o que é bom para ambos os lados.
Consultoria de gestão de turismo
Para encerrar os campos de atividade da profissão , há a consultoria de gestão de turismo. Esse é um segmento muito buscado por quem tem um perfil mais empreendedor e quer ter um negócio para chamar de seu.
Isso porque uma organização de consultoria presta serviço a todas as empresas já citadas até aqui, auxiliando-as a fazerem auditorias internas, a avaliarem projetos de atuação, a repensarem os planos de marketing de vendas, a traçar novas parcerias comerciais etc.
Todas essas ações têm como objetivo corrigir os pontos fracos das companhias no setor de turismo, evitando, assim, problemas financeiros e administrativos que comprometam a sobrevivência delas.
Por que é importante aprender outros idiomas nessa profissão?
Basta conferir de novo as atividades do gestor de turismo. Você verá que em quase todas elas será inevitável lidar com turistas, muitos deles vindos dos lugares mais diversos do planeta. Portanto, ser fluente em inglês é indispensável para poder atender a esses clientes e fornecer uma boa experiência durante a passagem deles no Brasil.
Porém, essa não é a única motivação para os profissionais da área serem bilíngues. Tenha em mente que muitos negócios do setor fecham parcerias com empresas, especialmente as de hotelaria, lazer e gastronomia em outros países.
Isso acontece justamente para tornar as viagens e pacotes turísticos mais atrativos para os brasileiros que querem ir ao exterior. Logo, poder se comunicar na língua inglesa é crucial para fazer visitações a esses espaços, realizar cotações com diferentes companhias, tomar a frente de negociações e representar as organizações nacionais.
Como se destacar no mercado brasileiro?
Para se destacar no mercado de turismo brasileiro é importante, antes de qualquer coisa, ter uma formação em uma instituição de ensino que seja referência na capacitação daqueles que vão atuar nessa que é uma das profissões do futuro .
É o caso da Anhembi Morumbi, que sempre esteve na vanguarda do campo educacional, sendo a primeira faculdade a contar com uma graduação em Turismo em todo o território nacional. Não é à toa que, ao longo das décadas, ela se firmou junto ao setor pela inovação, a qualidade de ensino e o incentivo à pesquisa.
Além disso, é interessante que você invista em uma formação complementar e continuada. Ou seja, faça cursos (como uma segunda graduação ou uma pós-graduação ) em áreas correlatas ao turismo, o que aumenta a sua autoridade como profissional, qualifica ainda mais o seu currículo e potencializa as suas alternativas de emprego e negócio.
Como exemplo, podemos citar as graduações em Eventos, Hotelaria e Gastronomia. Já nas especializações há os cursos de Gestão de Projetos Sociais e Culturais, Gestão de Negócios em Turismo e Customer Experience em Turismo.
Deu para ver que a gestão de turismo é uma área estratégica, com atividades dinâmicas e que ainda tem um grande potencial de movimentar a economia não só de cidades isoladas, mas de todo um país. Por esses motivos, é fundamental ter uma formação de qualidade que realmente o qualifique para o mercado e para os desafios contemporâneos do setor.
Então, já sabe: estude Gestão de Turismo EAD na Anhembi Morumbi e tenha um currículo que lhe garante uma carreira de sucesso!