#Vida & Carreira

7 filmes sobre racismo para discutir e refletir

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, referência à data de morte do Zumbi de …
filmes sobre racismo
5 min de leitura - há 20 dias

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, referência à data de morte do Zumbi de Palmares, um dos maiores líderes quilombolas e símbolo de luta contra a escravidão. A data é celebrada desde os anos 1970, quando o Movimento Negro Unificado do País começou a reivindicar espaço para discutir problemas enfrentados pela população negra.

Sendo assim, esse é um momento muito importante para promover maior representatividade para a luta contra o racismo — que está presente até hoje na sociedade, sob influência da herança da escravidão. Prova disso é a desigualdade racial, os problemas sociais estruturais que atingem a população negra e as discriminações veladas ou explícitas que acontecem todos os dias.

Para que você se envolva mais com o tema, preparamos uma seleção com 7 filmes sobre racismo. Continue a leitura!

1. Eu não sou seu negro (2016)

Eu não sou seu negro é uma obra dirigida pelo haitiano Raoul Peck e baseada no livro do escritor afro-americano James Baldwin, “ Remember this House ”. O filme concorreu ao Oscar de Melhor Documentário, em 2017, e é uma verdadeira aula sobre conflitos raciais.

Ao longo da obra, conferimos a história racial em solo estadunidense, a partir do assassinato de três dos maiores líderes da luta contra o racismo: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King. Todos foram mortos com menos de 40 anos por abalar o status quo de uma sociedade construída sob a hegemonia branca.

2. Infiltrado na Klan (2018)

Nesse filme, acompanhamos a história de Ron Stallworth, um detetive negro que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local em uma operação investigativa. A famosa seita conhecida como KKK foi um movimento marcado pelas ideias de supremacia branca e responsável por inúmeros ataques contra afro-americanos.

Com seu plano arriscado, Ron Stallworth consegue enganar os membros do grupo e, assim, sabotar dezenas de crimes motivados por racismo. Infiltrado na Klan ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, em 2019, e teve uma recepção crítica muito positiva, ajudando a mobilizar discussões sobre o racismo nos dias de hoje.

3. 12 anos de escravidão (2013)

Adaptação do livro homônimo da história real de Salomon Northup, esse filme vencedor de três Oscars retrata com maestria os horrores da escravidão. O autor das memórias foi um dono de terras sequestrado por mercadores de escravos. Ao longo de 12 anos de escravidão , Solomon foi humilhado e torturado, até reconquistar sua liberdade.

Atenção: o filme contém cenas muito fortes! Ao ter um contato tão cru com a realidade da escravidão, nos lembramos de quão desumano foi esse período da história. Apesar de ser difícil de digerir, isso é fundamental para que o sofrimento da população negra não caia no esquecimento e, assim, a luta contra o racismo não seja negligenciada.

4. Estrelas além do tempo (2016)

Estrelas além do tempo é um dos filmes que falam sobre racismo, mas também pode ser considerado um filme sobre carreira . Isso porque ele narra a história super inspiradora de um grupo de mulheres negras engenheiras, recrutadas pela Nasa durante a Guerra Fria. Elas eram especialistas em operações matemáticas decisivas para o desenvolvimento de determinadas tecnologias.

Assim, coloca em discussão os desafios enfrentados por elas ao lidar com preconceito racial e de gênero, já que são segregadas e precisam se esforçar muito mais que os outros cientistas para provar sua competência. É possível aproveitar a temática e estudar também sobre cientistas brasileiros que marcaram história, concorda?

5. Cidade de Deus (2002)

Esse é um dos filmes sobre racismo mais bem-sucedidos da história. O longa foi indicado para vários prêmios internacionais e foi eleito pela BBC como um dos 100 melhores filmes estrangeiros de todos os tempos. Responsável por imortalizar personagens como Buscapé e Zé Pequeno, Cidade de Deus retrata o crescimento do crime organizado em uma favela do Rio de Janeiro.

Um dos principais temas do filme é a contradição social brasileira. A obra mostra como a vida da população nas favelas — majoritariamente negra — é marcada pela precariedade e por poucos destinos possíveis. Como o tráfico de drogas, que faz parte da vida dos moradores desde a infância.

6. Branco sai, preto fica (2014)

Outro brasileiro na lista, esse filme de Adirley Queirós mistura a ficção com elementos de filme-documentário, ao tratar da opressão policial contra jovens negros. Como ponto de partida, o diretor aborda a invasão violenta que ocorreu na década de 1970, no baile do Quarentão (DF). Na época, o rapper Marquim da Tropa, que atuou no longa, levou um tiro e ficou paraplégico.

Por se tratar de um acontecimento relativamente recente e muito semelhante a situações que vemos aos montes nos noticiários ainda hoje, o filme é muito relevante para o Dia da Consciência Negra. Branco sai, preto fica aborda desde a organização social da população negra nas periferias e favelas (herança da escravidão), até a violência policial que, infelizmente, tem cor e raça.

7. O sol é para todos (1962)

Para fechar, temos o clássico O sol é para todos , vencedor de três Oscars, em 1963. Trata-se de uma adaptação do livro homônimo da escritora Harper Lee, que vale a pena entrar na sua lista de livros para o Enem , para os vestibulares ou para a vida. Afinal, essa é uma das obras de literatura mais influentes de todos os tempos.

O filme narra a infância de Scout Finch, uma garota branca que vive em uma cidade pacata no Alabama. O ponto alto do filme está no envolvimento do pai de Scout, o advogado Atticus Finch, no julgamento de um trabalhador negro acusado injustamente de um crime. A obra é permeada de reflexões sensíveis sobre o racismo a partir do ponto de vista da pequena Scout.

Agora que você tem 7 boas indicações de filmes, estude sobre o tema e engaje-se com a questão. Afinal, falar sobre o preconceito racial é importante para que cada vez mais as pessoas lutem contra ele e, assim, possamos construir uma sociedade mais igualitária. Esse é um grande compromisso da Anhembi Morumbi !

Antes de ir, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro dessas dicas de filmes!