O curso de Farmácia EAD é uma excelente alternativa para quem deseja um diploma nessa área, porém não pode estar em sala de aula todos os dias. Nessa modalidade, é possível cursar algumas disciplinas em formato digital, garantindo mais flexibilidade para o estudante.
Entretanto, ao mesmo tempo que parece uma excelente alternativa, existe a dúvida sobre como funciona esse curso e se ele tem uma qualidade satisfatória. Isso porque, trata-se de uma graduação da área de saúde que exige um bom preparo do profissional.
Se você também tem essas dúvidas, vai gostar deste artigo. Aqui, apresentaremos o curso de Farmácia EAD, as possibilidades de atuação que oferece, além dos benefícios de optar por essa modalidade. Continue lendo!
Como é a faculdade de Farmácia EAD?
O curso traz a possibilidade de conquistar um diploma nessa área sem a necessidade de comparecer à faculdade todos os dias. Desse modo, você pode acompanhar as disciplinas pela internet, por meio de uma sala de aula virtual.
Algumas instituições oferecem o curso de Farmácia EAD na modalidade semipresencial . Nesse caso, uma parte da grade curricular é cursada a distância e o restante no formato presencial. Assim, é necessário comparecer à faculdade uma ou mais vezes na semana.
Ademais, também existe a possibilidade de fazer essa graduação no formato 100% online. Nesse modelo, todo o conteúdo fica disponível na sala de aula virtual. O aluno acompanha os professores assistindo às videoaulas gravadas e recebe suporte pela plataforma de ensino. A interação com os colegas ocorre da mesma forma.
Quais são as áreas de atuação?
Ao se formar em farmácia, você vai encontrar diversas possibilidades no mercado de trabalho. Segundo a Resolução 572 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) , os profissionais desse setor podem atuar em várias linhas, como:
- farmácia industrial;
- farmácia hospitalar e clínica;
- gestão;
- alimentos;
- educação;
- análises clínico-laboratoriais;
- saúde pública;
- toxicologia.
Esses são apenas alguns exemplos, uma vez que estão previstas 135 especialidades para registro de certificados e títulos na carteira profissional. Então, é possível trilhar carreira no ramo que estiver mais alinhado com o perfil.
Além disso, as perspectivas para o setor de farmácia são ótimas no Brasil. Segundo pesquisa da empresa IQVIA Brasil, em 2022, o setor assinalou um crescimento de 12% e, para 2023, a estimativa é de um crescimento de 11,5%.
O faturamento também é bom. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), apontou que só no primeiro trimestre de 2022 houve uma alta de 14,7% , com receita registrada de R$ 18,24 bilhões. Então, oportunidades não vão faltar!
O que o formado em Farmácia pode fazer?
Existem diversas áreas de atuação para quem se forma em Farmácia. Isso porque, o curso é muito completo, conferindo diversos conhecimentos e competências para o profissional. Além disso, o farmacêutico é preparado para atuar com pesquisa, desenvolvimento, manipulação, produção e seleção de medicamentos, por exemplo.
Ademais, ele pode optar por assumir a responsabilidade técnica em drogarias, farmácias ou em distribuidoras, além de laboratórios e hospitais. No ramo de farmácia clínica, a atuação ocorre em análises de materiais biológicos, células, tecidos, amostras de sangue e outros.
Já na indústria de alimentos, o diploma em Farmácia permite realizar a análise técnica e a emissão de laudos, fazendo o controle de qualidade, ou, então, pesquisando, desenvolvendo e produzindo alimentos.
Agora, se preferir ramos um pouco diferentes, saiba que quem se forma em Farmácia EAD também pode trabalhar com cosmetologia e estética, seja na produção ou no controle de qualidade de produtos cosméticos.
Por fim, mais uma possibilidade é a perícia criminal. Nessa área, o formado faz a análise de amostras coletadas em cenas de crime e atua na investigação de adulteração ou falsificação de medicamentos.
Vale lembrar, mais uma vez, que essas são apenas algumas das possibilidades, porque o mercado de trabalho para o formado em Farmácia é muito amplo.
Por que escolher o curso de Farmácia EAD?
É interessante saber que quem se forma em Farmácia na modalidade a distância também pode atuar em todos esses ramos que foram citados. Isso porque, não existe diferença entre a formação EAD e a presencial no que diz respeito ao preparo técnico do profissional.
Por isso, vale a pena escolher a farmácia EAD, já que essa modalidade oferece uma série de benefícios. Veja a seguir:
Flexibilidade de horário
Os cursos a distância têm sido muito procurados por permitirem conciliar os estudos com outros compromissos e responsabilidades do dia a dia. Nesse sentido, você terá uma flexibilidade de horários maior para se dedicar ao trabalho, à família, além de ter tempo para lazer e descanso.
Personalização do ritmo de estudo
O curso presencial tem muitas vantagens, mas nem todo mundo consegue acompanhar a dinâmica das aulas pela necessidade de estar em sala todos os dias. Isso não acontece na graduação em Farmácia EAD. Uma vez que é possível criar o próprio ritmo de estudos, decidindo os melhores dias para estudar e por quantas horas focar nos estudos .
Mensalidades menores
Nas graduações a distância, a faculdade não precisa disponibilizar estrutura física para formar os alunos, por isso, o custo é menor. Assim, em vez de ficar com um lucro maior, a instituição repassa essa economia para os estudantes. Então, quem escolhe a Farmácia EAD, costuma pagar mensalidades menores, o que ajuda bastante no orçamento.
Mesmas oportunidades
Como vimos, a modalidade EAD desse curso confere para o estudante o mesmo preparo que as graduações presenciais. Ademais, você terá acesso a um conhecimento amplo e receberá uma formação completa para ingressar no mercado de trabalho.
Também não existe diferença em relação à carga horária e nem àquilo que vem escrito no diploma. Tanto a distância quanto no presencial, quem escolhe essa faculdade terá o título de bacharel em Farmácia, com validade em todo o território nacional. Logo, vai encontrar as mesmas oportunidades, inclusive, sem diferenciação de salário.
Um detalhe que não pode ser esquecido é a necessidade de procurar uma boa instituição de ensino para fazer o curso de Farmácia EAD. Afinal, o título estará atrelado ao nome da faculdade. Então, escolha com bastante atenção para receber uma formação de qualidade, ter um currículo atrativo e alcançar mais sucesso na carreira.
Aproveite as boas oportunidades que o setor está oferecendo. Acesse o site da Anhembi Morumbi para saber mais e fazer sua inscrição!