Para aqueles que querem trabalhar com animais, há uma carreira que surge logo à mente. Contudo, surgem algumas dúvidas. Faculdade Veterinária: quantos anos dura? Qual é a quantidade mínima de semestres que será preciso cursar? Como escolher a melhor opção de graduação?
Neste post, vamos responder a todas essas questões e apresentar um panorama do universo da Medicina Veterinária. Boa leitura!
Como é o curso de Medicina Veterinária?
Essa graduação aborda o setor da saúde que cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças nos animais . Nesse sentido, os médicos se capacitam para promover o bem-estar desses seres, tanto no âmbito privado como no serviço público.
Nos dois anos iniciais da faculdade de Medicina Veterinária , o estudante vai cursar Unidades Curriculares de Exatas, Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas. Ou seja, além de temas ligados à saúde animal, também há uma carga horária de Matemática e Estatística, por exemplo.
Nos períodos seguintes, é possível estudar com profundidade as doenças dos animais e técnicas clínicas e cirúrgicas. Para os graduandos desenvolverem as habilidades necessárias, será preciso participar de atividades práticas, geralmente realizadas em laboratório.
Já no último ano da graduação, o estágio é obrigatório, assim como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que trabalhará um tema específico da área.
Áreas de atuação
Também é uma boa ideia conhecer as possibilidades profissionais para os futuros formados, não é mesmo? Felizmente, há diversos caminhos. Um dos mais conhecidos é o trabalho em clínicas veterinárias, presentes nas pequenas, médias e grandes cidades brasileiras.
Nessas clínicas, o profissional realiza consultas, diagnósticos e trata animais de estimação e de produção, por exemplo. Também é possível trabalhar em haras e fazendas, lidando com espécies que vão além dos cães e gatos.
O agronegócio e a aquicultura ainda empregam médicos veterinários dedicados a manter o bem-estar dos animais de corte e dos peixes, respectivamente, de modo que os cuidados dispensados melhorem o produto final.
Outra área interessante é a saúde pública, na qual o veterinário vai atuar para prevenir e controlar as enfermidades transmitidas pelos animais aos seres humanos. Isso é feito por meio da perícia sanitária nos produtos, assim como do combate às zoonoses e da vigilância epidemiológica.
Ainda não acabou! Ainda no setor de saúde, é possível se dedicar à medicina veterinária preventiva e promover a saúde dos animais por meio de atividades de prevenção: vacinação, orientação em relação a cuidados básicos e controle de parasitas.
Quantos anos dura a faculdade de Medicina Veterinária?
O período mínimo de duração dessa graduação, de acordo com a determinação do MEC (Ministério da Educação), é de cinco anos — equivalente a dez semestres.
Durante esse período, os estudantes adquirem conhecimentos práticos e teóricos nas diversas Unidades Curriculares que compõem o currículo da formação.
O que se estuda na faculdade de Medicina Veterinária?
Esse curso aborda Unidades curriculares referentes aos seguintes temas:
- saúde animal;
- diagnóstico e tratamento de doenças em animais, tanto domésticos como selvagens;
- cirurgia veterinária;
- saúde pública veterinária;
- medicina preventiva.
Já as habilidades desenvolvidas durante o curso de Medicina Veterinária são as seguintes:
- conhecimento em fisiologia e anatomia animal;
- gestão da saúde animal;
- ética e bem-estar animal;
- habilidades clínicas veterinárias.
Todo esse conhecimento fornece aos futuros profissionais formados a experiência para compreender a estrutura e o funcionamento biológico dos animais. Assim, é possível prescrever medicamentos, realizar intervenções cirúrgicas precisas e compreender os aspectos nutricionais e a importância da saúde dos bichos.
Além das Unidades Curriculares práticas e teóricas, os estudantes de Medicina Veterinária de faculdades como a Anhembi Morumbi poderão se beneficiar de parcerias entre a instituição de ensino e as empresas. Com isso, poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais, adquirindo a experiência necessária para se destacar posteriormente no mercado.
Como se preparar para o vestibular de Medicina Veterinária?
Para ingressar nessa graduação, é preciso seguir algumas etapas. Para ampliar o seu leque de opções de faculdades, é importante realizar o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ). Afinal, ele é muito utilizado pelas universidades brasileiras como um critério de seleção.
Depois de realizar o Enem , os estudantes podem utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para conseguir o ingresso — dependendo da nota conquistada. Esse sistema possibilita que o candidato utilize a classificação obtida no exame para concorrer a vagas em instituições públicas.
No caso específico da Anhembi Morumbi , fazer o Enem é opcional. Isso porque uma opção interessante é ingressar na faculdade de Medicina Veterinária por meio do vestibular organizado pela instituição.
Além disso, há outras duas possibilidades de ingresso na Anhembi Morumbi:
- Vestibular Simplificado — o candidato prepara uma carta de apresentação e simplifica o processo;
- transferência de outra instituição de ensino superior;
- segunda graduação — o candidato envia a documentação necessária e tem a possibilidade de eliminar algumas disciplinas da grade.
Quais são os diferenciais da Anhembi Morumbi?
Acreditamos que o aprendizado vai além do conhecimento teórico . Por isso, temos salas de aula modernas e projetadas para inspirar a criatividade e incentivar a participação ativa dos estudantes.
Os estudantes têm acesso a sessões interativas, nas quais mergulham fundo no universo da ciência veterinária e adquirem as competências necessárias para cuidar dos animais — sejam eles domésticos, sejam silvestres ou de produção.
A Anhembi Morumbi aposta no modelo UC Dual, em que as Unidades Curriculares formam um currículo mais completo e eficiente para os graduandos. Um dos diferenciais dessa iniciativa é o modelo de parcerias entre as empresas e a nossa instituição, que proporciona desafios reais de mercado para os alunos.
Faculdade de Veterinária: quantos anos leva para ser completada? Depois da leitura desse artigo, você descobriu que precisará cursar pelo menos dez semestres, ou cinco anos. Há muitas áreas para atuar: clínicas, haras, fazendas, além da saúde pública. Você também conferiu que há várias maneiras de ingressar em uma boa instituição de ensino superior, sendo que as principais são por meio do Enem ou do Vestibular realizado pela própria instituição.
Gostou desse artigo e quer receber outros textos como este? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e leia outros conteúdos do blog!