#Graduação

Estabilidade financeira: saiba o que é e como conquistar a sua

Estabilidade financeira se faz com planejamento e investimento nos estudos. Entenda, agora, as principais questões sobre o assunto. …
Estabilidade financeira
5 min de leitura - há 21 dias

Quem não deseja ter estabilidade financeira? Todo mundo que batalha para obter uma vida melhor sabe como é a sensação de imaginar o dia o em que o dinheiro não será mais uma preocupação. Afinal, essa é uma forma de acessar novas experiências e de garantir bons serviços de saúde e educação, além de alimentação de qualidade e lazer.

Equilibrar os gastos e os ganhos é uma tarefa desafiadora, já que muitas vezes é preciso lidar com flutuações da economia, gastos inesperados, demissões e mudanças de emprego. Além disso, é comum que, ao longo da vida, as pessoas mudem de ideia e almejem novas conquistas, como a conclusão de uma graduação .

Se você quer aprender a conquistar a estabilidade financeira, acompanhe este conteúdo até o final, pois explicamos mais sobre o assunto e oferecemos algumas soluções. Boa leitura!

O que é estabilidade financeira?

É uma das principais formas de garantir tranquilidade no cotidiano, já que envolve ter segurança para arcar com as despesas e ainda contar com uma margem de dinheiro para outros gastos. Ou seja, a estabilidade financeira possibilita uma vida equilibrada, com a chance de lidar sem ansiedade com cenários inesperados.

De forma geral, é preciso esforço e disciplina para administrar as contas e conseguir investir dinheiro e adquirir bens. Estabilidade financeira é, justamente, contar com um bom padrão de vida, apesar dos imprevistos orçamentários que sempre aparecem.

Para conseguir a estabilidade financeira, a inteligência emocional deve ser estimulada. Isso porque é necessário aprender a separar o que realmente importa de gastos supérfluos, além de cultivar o hábito de fazer uma reserva de emergência.

Geralmente, imaginamos pessoas com disponibilidade de dinheiro como vemos em filmes, novelas e na vida de famosos. Mas, diferentemente do que muitos imaginam, conseguir pagar todas as contas e ainda ter reservas não diz respeito apenas às contas individuais ou do núcleo familiar. Ela também se aplica a empresas e, até mesmo, ao governo.

Há muitas formas de sucesso monetário. Quer um exemplo? Podemos dizer que uma pessoa que, após completar uma graduação, passa em um concurso, obtém uma situação econômica estável. Isso porque, ainda que esse indivíduo não consiga aumentar seu repertório de aquisições de forma rápida, ele pode dar entrada em um imóvel e, em médio e longo prazo, construir um patrimônio.

Mas a estabilidade financeira tem, naturalmente, um fator de instabilidade. Isso porque o mercado de trabalho e a própria economia do país podem ter períodos de crise. Além disso, é muito difícil uma pessoa passar a vida inteira com as contas equilibradas. Nesses episódios desafiadores, de orçamento reduzido, assumir o controle da renda se torna uma regra básica de sobrevivência. Em outras palavras, com um salário menor ou maior, a lógica será a mesma: muita atenção para reservar recursos para gastos emergenciais e não ultrapassar o orçamento.

O que significa ser estável financeiramente?

Conseguir viver e ter acesso às principais atividades, objetos e serviços necessários para seu bem-estar. Esta é a definição do que é ser estável financeiramente.

Cada pessoa tem uma relação diferente com o dinheiro. Há quem prefira guardar mais do que gastar, ou o contrário. Dizemos isso porque o sentido que cada um dá ao dinheiro é fundamental para estabelecer o que significa estabilidade financeira.

Há pessoas que vivem em uma família muito numerosa. Então, conseguir bancar os gastos básicos já é uma tarefa suficientemente positiva. Mas há também aquelas pessoas que preferem viver com pouco, mas morar na própria casa, com independência para não seguir ordens de ninguém.

Ainda há aqueles que optam por não ter uma casa fixa e viver viajando pelo mundo. Há quem prefira financiar um imóvel em longo prazo, mas garantir a aquisição de um patrimônio. Ou seja, ser estável financeiramente pode ser algo subjetivo em determinados casos. Mas há dois pontos que se destacam: tranquilidade e liberdade.

O processo até adquirir um rendimento suficiente para bancar os gastos sem terminar o mês sufocado é desafiador. Por isso, tente não se comparar a outras pessoas. Ao fazer isso, você se frustra por conta da falsa ideia de que todos tiveram as mesmas condições para alcançar aquilo que têm hoje.

Lembre-se de que a estabilidade financeira no Brasil é um processo cheio de contradições, já que muitos serviços são desvalorizados e há períodos com aumentos abruptos de preços.

Como conquistar a estabilidade financeira?

Quando se pensa em aumentas as reservas do orçamento, é preciso levar em conta que há muitos fatores envolvidos, como história de vida e planos para o futuro. No entanto, há alguns caminhos que podem levar ao alcance desse objetivo. Acompanhe!

Invista em capacitação

O aprendizado é uma prática contínua. Mesmo para pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, iniciar uma graduação pode aumentar as chances de pleitear melhores salários com a recolocação profissional . Além disso, quanto mais ampla for a formação do profissional, mais podem aparecer cargos oportunos.

Entenda que investir em educação é uma forma de colher frutos em termos financeiros e até psicologicamente falando. Isso porque, quando acessamos um conhecimento novo, podemos adquirir um olhar diferente para encontrar saídas mais criativas a fim de resolver demandas de trabalho e de vida.

Pague as contas no início do mês

O volume de responsabilidades orçamentárias pode manter desregulada a percepção de quanto se ganha. Uma forma de organizar bem isso é pagar todas as suas contas no início do mês.

Mesmo aquelas que têm datas mais prolongadas de vencimento devem ser quitadas adiantadamente. Dessa forma, você consegue planejar melhor o seu orçamento.

Tenha metas estabelecidas

Quando fixamos objetivos, tomamos mais consciência das atitudes necessárias para alcançá-los. Ao estabelecer metas, você pode organizar melhor seus gastos, já que elas podem ajudar a pensar duas vezes antes de fazer uma nova dívida.

Estabilidade financeira pessoal é uma busca constante. Afinal, equilibrar gastos e ganhos depende de fatores que mudam ao longo da vida, como: imprevistos de saúde, novas despesas familiares, oscilação econômica, entre outros. No entanto, é possível se capacitar, se organizar financeiramente e traçar metas bem definidas para que o objetivo da estabilidade financeira seja alcançado com tranquilidade.

Gostou do conteúdo sobre estabilidade financeira? Antes de colocar nossas dicas em prática, que tal aprender um pouco mais? Acesse o nosso post sobre transição de carreira e confira se você se identifica com as situações apresentadas.