Já ouviu falar em Direito Digital? Essa é a área voltada para a defesa da harmonia social nas relações e interações que ocorrem no meio virtual. Ou seja, as legislações do mundo online, assim como as infrações.
Com o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas e a imersão no mundo virtual, a necessidade de voltar a atenção para os crimes que ocorrem de forma online aumentou. Fraudes, vazamento de dados, ataques cibernéticos, entre outros problemas que ocorrem em sites, aplicativos e redes sociais, também podem ser penalizados por lei.
Não é à toa que o Direito Digital se tornou uma possibilidade de especialização para os profissionais graduados. Neste post, vamos mostrar as principais características dessa pós-graduação e as vantagens de seguir carreira nesse segmento. Acompanhe!
O que é Direito Digital?
Como visto, essa é uma área que surgiu a partir das novas demandas sociais. Quanto mais a transformação digital se desenvolveu na sociedade, maiores foram as necessidades de criação e fiscalização das leis voltadas para o meio tecnológico.
Um exemplo disso é o Marco Civil da Internet ( Lei n° 12.965/2014 ), que define as principais regras para o uso das redes de computadores no Brasil. O objetivo é garantir os direitos dos consumidores, estabelecer os deveres das operadoras e firmar as obrigações relacionadas à segurança e à privacidade dos usuários.
Por causa dessa lei, as operadoras de conexão, atualmente, só podem cobrar pela velocidade dos serviços contratados, mas não pelo tipo de uso das redes de dados. O mesmo vale para a liberdade de expressão nos meios digitais, retirando a responsabilidade dos provedores de internet do comportamento das pessoas nesses espaços.
No entanto, apesar de haver essa proibição à censura no ambiente virtual, há também a necessidade de proteção das informações sensíveis. Nesse caso, foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) , inspirada na legislação europeia Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).
Ela garante que clientes, empresas, terceirizados e demais usuários da internet tenham os dados protegidos, com riscos de altas multas e penalidades.
Além dessas leis, existem diversas outras legislações vigentes que podem ser citadas — como a Lei Carolina Dieckmann ( Lei nº 12.737/2012 ) — como exemplo da aplicação do Direito Digital na sociedade.
O que é o curso de pós-graduação em Direito Digital?
Essa especialização tem como objetivo aplicar as diretrizes do Direito também no âmbito digital. Sendo assim, lida com as questões jurídicas associadas às tecnologias e às instituições.
O curso de pós-graduação em Direito Digital apresenta disciplinas que aprofundam os conhecimentos em Direitos Humanos, Comunicação, Ações Constitucionais e muitos outros conteúdos legislativos e jurídicos.
Além disso, introduz e orienta sobre tecnologia, com matérias que ajudam a compreender as relações no ambiente virtual, assim como as Teorias do Direito Digital.
Para isso, conta com uma grade curricular composta por disciplinas, como:
- Arquitetura da Informação para Comunicação Digital;
- Governança e Controle em Tecnologia da Informação;
- Tutela Penal do Meio Ambiente Digital;
- Direito e Internet;
- Análise e Gerenciamento de Risco;
- Propriedade Intelectual e as Telecomunicações, entre outras.
Para quem é indicado?
O curso é direcionado para profissionais que já se formaram em Direito e áreas correlatas. Inclusive, é uma excelente especialização para quem tem afinidade com temas relacionados à tecnologia e gostaria de aprender mais sobre o assunto.
Essa pós ajuda a analisar as relações sociais vividas por intermédio dos recursos digitais. Assim, é uma oportunidade de se aprofundar nesse objeto de estudo sob o ponto de vista jurídico.
Como é o mercado de trabalho na área?
Vale ressaltar que o nicho de Direito Digital ainda é bastante recente. No entanto, isso não significa que não exista uma demanda de profissionais especializados. Muito pelo contrário! Essa é uma área que pode ser considerada como profissão do futuro .
Como o segmento tecnológico se desenvolve rapidamente, torna-se cada vez mais necessária a atuação de especialistas para os casos digitais. Desse modo, é possível esperar ótimas oportunidades de emprego e crescimento de carreira nesse setor.
Não é à toa que a média salarial para pós-graduados, no início da jornada profissional, gira em torno de R$4.500,00 .
Quais as vantagens da pós-graduação em Direito Digital?
Ainda está em dúvida se deve ou não estudar Direito Digital? Então, confira algumas vantagens de seguir carreira nesse nicho!
Oportunidade de destaque
Como essa é uma área que ainda está se formando, os profissionais especializados têm a possibilidade de serem pioneiros no desenvolvimento de leis e na aplicação dessas legislações digitais no país.
Dessa forma, as chances de ter o trabalho em destaque aumentam, com probabilidade de receber mais reconhecimento profissional. Consequentemente, isso garante um currículo mais atraente e oportunidades de melhores remunerações.
Área do futuro
Profissões que se relacionam com o desenvolvimento tecnológico recebem mais visibilidade no mercado atual . Afinal, esse é um segmento que não para de crescer e promete grandes inovações para os próximos anos.
Investir em uma profissão que tem bastante perspectiva para o futuro é uma maneira de garantir mais segurança e desenvolvimento ao longo da carreira. Sem mencionar que apostar nas tendências permite acesso a melhores oportunidades de emprego e salários.
Demanda de profissionais
Um mercado que procura pessoas qualificadas para atuar em determinado nicho oferece ótimos benefícios aos profissionais. Afinal, como há uma alta procura, mas ainda poucos especialistas formados, é possível conquistar um espaço de maior relevância dentro dessa área, e maiores vantagens de carreira.
Como ingressar na pós-graduação em Direito Digital?
Gostou da ideia de fazer uma pós em Direito Digital? Então, saiba o que precisa para ingressar no curso.
Para começar, é importante ter um diploma de graduação em Direito ou áreas correlatas. Em seguida, basta encontrar uma instituição de ensino de confiança, reunir os documentos necessários e se inscrever.
Como você viu, a especialização em Direito Digital é uma ótima oportunidade para ir em busca do desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, é uma área que recebe mais atenção na atualidade, sendo uma excelente chance de se destacar e conquistar o sucesso na carreira.
Tem interesse em investir nesse curso? Então, confira mais detalhes sobre a pós-graduação em Direito Digital da Anhembi Morumbi e se inscreva!