Começar a vida universitária é a realização de um sonho para muitas pessoas, mas a verdade é que alguns problemas acabam surgindo no meio do caminho. Então, desistir da faculdade passa a ser uma opção que ronda os pensamentos — e há quem realmente tome essa decisão.
Porém, essa é uma escolha que pode impactar muito o seu futuro profissional e pessoal. Já parou para pensar nisso? Talvez pareça uma boa ideia, só que o arrependimento deve chegar mais tarde.
Separamos algumas dicas para ajudar a contornar as dificuldades e persistir no curso até conquistar o seu diploma! Confira as soluções que temos para cada tipo de problema.
1. Acredite no seu potencial
O desânimo, muitas vezes, vem de estar passando por uma fase conturbada, sendo difícil conciliar tantas coisas ao mesmo tempo e se concentrar nos estudos . Por exemplo, existem estudantes que trabalham e têm uma família para cuidar. Isso influencia o tempo disponível, e as 24 horas do dia parecem não ser suficientes, o que pode causar o sentimento de impotência ou abatimento.
Outro motivo recorrente para ter essa sensação é encontrar dificuldades no próprio estudo, com assuntos complicados e matérias que você não gosta tanto assim — o que é normal, mesmo que você goste da área que escolheu. Nesses casos, a dica é confiar no seu potencial e dar o seu melhor para vencer essa etapa.
Não tenha dúvidas de que você é capaz e vai superar todas as adversidades. A rotina é realmente desgastante em diversos momentos, mas vale a pena fazer faculdade !
2. Lembre-se das suas primeiras motivações
O que pode se perder com o tempo é a motivação para continuar estudando. Quando os problemas chegam, é natural se questionar e achar que desistir da faculdade é a solução mais prática para se livrar deles. Essa é a hora de resgatar as razões pelas quais você decidiu fazer um curso superior, como:
- construir um futuro melhor;
- conquistar uma carreira bem-sucedida;
- ser um especialista em uma área interessante;
- ter um trabalho reconhecido;
- ganhar dinheiro e realizar sonhos pessoais, entre outras.
Sabe quando você decide fazer uma trilha e, ao chegar no meio da montanha, começa a achar alta demais? Pensar nas suas motivações é como recuperar a energia necessária para seguir, sabendo que nem sempre vai ser fácil, mas que as recompensas vão chegar porque você tem seus objetivos.
3. Faça um planejamento financeiro
Não dá para negar que o aspecto financeiro também é uma causa da desistência bastante comum. Pagar a mensalidade e todas as despesas do dia a dia é um verdadeiro sacrifício para muitos alunos.
Então, duas dicas são essenciais nesse sentido: lembrar que a faculdade é um investimento capaz de oferecer bons retornos no futuro, e da importância de fazer um planejamento financeiro pessoal . A falta de controle com o dinheiro costuma ser um grande perigo, principalmente, quando se tem o compromisso de pagar a faculdade por alguns anos.
Rever todos os seus gastos e se organizar financeiramente é a melhor atitude que você pode ter para evitar problemas ou dívidas. Caso surja algum imprevisto, converse com a instituição e busque soluções para não precisar desistir do seu sonho.
4. Encontre formas de conseguir uma renda extra
Se organização não for o suficiente para resolver seus problemas financeiros, uma alternativa é encontrar novas fontes de renda para cobrir suas despesas e continuar arcando com as mensalidades do curso. No momento do desespero pela falta de dinheiro, desistir da faculdade pode parecer mais simples, não é verdade?
Acontece que abandonar sua formação é como perder tudo o que você já conquistou, ainda mais quando não há previsão de retomar os estudos pela dificuldade financeira. O que pode resolver essa situação?
Tudo depende das suas habilidades, interesses e disponibilidade. Dar aulas, vender alguma coisa (comidas, artesanatos ou produtos de terceiros) e pegar trabalhos aos fins de semana são opções para quem não tem um emprego fixo ou quer uma renda extra.
Vale lembrar que fazer estágio é uma excelente oportunidade de aprendizado para a formação do estudante universitário, o que ainda pode render uma bolsa para ajudar no orçamento. Além disso, não se esqueça de que essa é uma experiência que agrega valor ao seu currículo!
Fazer uma boa pesquisa na internet também é uma ótima indicação, pois existem várias atividades remuneradas que você pode exercer online — sem sair de casa e ter outros custos. Você pode encontrar oportunidades na sua área de atuação ou fora dela, como realizar trabalhos tipo freelancer de design, redação, tradução etc.
5. Transfira o seu curso para a modalidade online
Vamos falar de outro problema que tem solução? A falta de tempo e o desgaste da rotina ao frequentar um curso presencial podem ser resolvidos com a decisão de optar pelo EAD (ensino a distância).
Essa é uma modalidade cheia de benefícios, sendo um dos principais deles a praticidade de estudar de qualquer lugar com acesso a internet. Ou seja, é possível acompanhar o conteúdo com maior flexibilidade.
Sabia que os cursos online também costumam ser mais baratos? Como a instituição tem um custo menor, o preço das mensalidades, normalmente, também são menores e você ainda economiza com transporte, alimentação etc.
Por isso, antes de desistir da faculdade, considere a possibilidade de transferir seu curso para a modalidade online, se isso for possível. Milhares de estudantes têm feito essa escolha e estão satisfeitos com a experiência, que garante maior autonomia para conciliar diferentes tarefas. Afinal, a dedicação de cada um é o que mais importa para conquistar os resultados esperados!
Viu como desistir da faculdade não pode ser a sua primeira opção? Reunimos 5 dicas para você dar a volta por cima e superar dificuldades. Ainda que os problemas apareçam de vez em quando, saiba que vale a pena se esforçar para terminar sua graduação e abrir portas no mercado de trabalho.
Se quiser deixar a vida universitária ainda mais tranquila, confira o nosso guia de como criar uma rotina de estudos de sucesso e aproveite para melhorar a sua produtividade!