Você gosta do mundo fashion? Mais do que se arrumar todos os dias ou acompanhar as tendências do momento, fazer o curso de Design de Moda presencial é uma excelente opção para construir uma carreira de sucesso.
Esse é um segmento cheio de oportunidades interessantes, como produzir peças de roupas, desenhar acessórios ou até mesmo prestar consultoria de estilo. Que tal conhecer um pouco mais sobre a graduação que forma os profissionais da área? Acompanhe a leitura a seguir e confira as principais informações sobre o assunto!
Como funciona o curso de Design de Moda?
Muitas pessoas escolhem essa carreira pelo interesse e afinidade prévia com a área, mas a verdade é que a faculdade oferece uma base fundamental para atuar nas diversas vertentes da profissão. O curso de Design de Moda é uma formação completa que abrange a parte teórica e prática, passando pela construção de ideias até a confecção de peças.
Ou seja, além de estudarem referências sobre cores, estilos ou modelagens, os alunos ainda têm a oportunidade de colocar a mão na massa para desempenhar funções reais do dia a dia. Assim, é possível identificar preferências profissionais para depois decidir como focar a atuação no mercado de trabalho.
O bacharelado em Design de Moda tem duração de 8 semestres, e na Universidade Anhembi Morumbi você vai contar com um ambiente que respira inovação, criatividade e proporciona conexões com negócios do setor. Aproveite para conhecer algumas das Unidades Curriculares do curso:
- Expressão Visual;
- Têxteis e Superfícies;
- Atelier de Produto de Moda;
- Planejamento de Coleção;
- Estudos críticos: História, Arte e Cultura;
- Projeto Experimental em Design.
Ainda na grade curricular, existem as atividades complementares , o estágio e o projeto de graduação. Para garantir o diploma, os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos na faculdade ao desenvolver um trabalho de conclusão de curso e cumprir suas horas como estagiários.
Qual é o perfil do estudante de Design de Moda?
O designer de moda é o profissional por trás das criações do universo fashion. Eles podem elaborar peças e coleções inteiras, conceitos de marcas, campanhas, entre outros. Por isso, o senso estético já é uma característica que se destaca, garantindo um olhar diferenciado.
Além disso, o aluno do curso de Design de Moda normalmente é curioso, criativo e gosta de acompanhar tendências. As chamadas “ soft skills ” são relevantes para se dar bem em qualquer área, e na Moda não é diferente.
Como as possibilidades de atuação são diversas, o perfil nem sempre precisa seguir um padrão. Por exemplo, alguns são excelentes em habilidade manuais, como o desenho, corte e costura, enquanto outros preferem focar a parte de pesquisa ou gestão. A boa notícia é que o mercado da Moda tem muitas oportunidades!
De maneira geral, podemos ressaltar outros traços importantes para o perfil de quem vai se dedicar à área. Reunimos alguns deles a seguir:
- saber trabalhar em equipe;
- desenvolver a capacidade de comunicação continuamente:
- ser proativo;
- ter noções sobre gestão de tarefas e conflitos.
Fora isso, os conhecimentos técnicos adquiridos na jornada acadêmica são grandes diferenciais para o designer de moda. Dependendo do foco de atuação, por exemplo, é preciso dominar ferramentas tecnológicas específicas, como softwares de criação.
Quais são os benefícios da modalidade presencial?
O aluno da Anhembi Morumbi pode escolher entre a formação EAD ou ter aulas presenciais , que acontecem em duas unidades da instituição na cidade de São Paulo.
No caso do Ensino a Distância, existem as vantagens relacionadas a uma rotina mais flexível e a praticidade de acessar todo o conteúdo de forma remota. O Design de Moda EAD também tem uma duração mais curta, sendo um curso tecnológico voltado para uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. Porém, lembre-se de que o EAD é diferente da modalidade Live com aulas ao vivo.
Por sua vez, o modelo presencial também apresenta vários benefícios. Vamos explorar um pouco mais sobre eles a seguir!
Ensino dinâmico
A interação direta com professores e colegas permite que o processo de aprendizagem seja ativo e envolvente. Apesar de as tecnologias facilitarem muito a interação nos dias de hoje, o convívio constante acaba permitindo uma experiência ainda mais personalizada e rica em trocas.
Diante disso, é comum dizer que a modalidade presencial tende a ser mais colaborativa, enquanto no EAD cada aluno tem maior autonomia para lidar com suas tarefas de forma independente.
Acesso à infraestrutura
Outro ponto importante é que as aulas presenciais proporcionam o uso dos recursos físicos oferecidos pela instituição de ensino, o que muitas vezes não é possível estudando a distância. Na Anhembi, os ateliês são como laboratórios de moda, com as melhores ferramentas e materiais específicos para desenvolver diferentes habilidades.
Conexões pessoais e profissionais
Estar presente fisicamente na faculdade permite ainda que os alunos construam uma rede de contatos mais próxima, além de poder participar dos eventos na instituição. Afinal, sabemos que fazer conexões e construir um bom networking pode ajudar muito na construções de uma carreira. Muitas ideias de negócios e indicações acabam surgindo no próprio ambiente da faculdade.
Grade curricular completa
Por ter um tempo mais longo do que a formação tecnológica, o curso de Design de Moda presencial consegue abranger um número maior de atividades e Unidades Curriculares. O resultado disso é garantir uma formação completa, passando por diversos assuntos na grade curricular.
Como escolher a faculdade ideal para cursar Design de Moda?
Para se tornar um profissional qualificado na área, o primeiro passo é iniciar a jornada acadêmica. Após optar pelo Design de Moda, a próxima missão é escolher uma faculdade que ofereça as melhores condições de desenvolvimento e ajude a abrir portas no mercado de trabalho.
Alguns pontos que devem ser prioridade nesse momento para ajudar na decisão:
- reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC);
- reputação da instituição de ensino;
- infraestrutura para as aulas práticas;
- qualidade do corpo docente;
- metodologia inovadora;
- grade curricular atualizada.
Sabe onde encontrar todos esses diferenciais? Na Anhembi Morumbi! Aproveite para desfrutar de um ambiente criativo, bem equipado e com profissionais experientes. Fazer o curso de Design de Moda presencial pode ser uma escolha estratégica para quem deseja se destacar nesse mercado.
Se você está em busca de uma decisão acertada para o seu futuro, confira mais detalhes sobre o curso da Anhembi Morumbi e faça sua inscrição!