Que tal aprender como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade? Isso mesmo! Se você já sabe qual profissão seguir , sonha em iniciar um curso superior, mas deseja conseguir bolsa ou passar pelo vestibular de um jeito mais simples, este post é todo seu!
Atualmente, muitos estudantes estão aproveitando a pontuação do ENEM para sair na frente e conquistar uma boa solução de ensino. Contudo, antes de começar, é preciso entender como essa média é calculada e os passos necessários para aplicá-la em seu processo seletivo.
Obviamente, estamos aqui para te ajudar em todas essas etapas! Para entender melhor, continue com essa leitura especial. Neste post, explicamos todos os detalhes sobre o uso da nota no ENEM no vestibular e os seus benefícios. Vamos lá!
Para que serve o ENEM?
O ENEM, ou Exame Nacional do Ensino Médio, serve para avaliar as habilidades dos alunos que acabaram de concluir, ou estão prestes a se formar, no ensino médio — mas ele não se restringe a isso. Ao contrário do vestibular clássico, que tem uma prova de conhecimentos específicos, esse teste observa outras capacidades do candidato.
Entre elas, destacamos a sua facilidade em ler e compreender um texto. Normalmente, a avaliação aborda disciplinas divididas em diferentes áreas do conhecimento. Veja quais são elas:
- Matemática e Suas Tecnologias;
- Linguagens e Códigos;
- Ciências da natureza: Biologia, Física e Química;
- Ciências Humanas : História, Geografia, Filosofia, Sociologia;
- Conhecimentos Gerais.
Como é calculada a nota do ENEM?
Agora que você já sabe o que é e para que serve o ENEM, chega o momento de entender como a sua nota é calculada após a prova. Basicamente, essa pontuação se dá por meio de duas maneiras distintas: esse é o caso da média simples e da média por peso. Veja!
Média simples
Aqui, a média será o resultado da soma de cinco notas: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação. Depois, o valor total deverá ser dividido por cinco, chegando, assim, à sua pontuação.
Média por peso
Nessa categoria, a pontuação precisará ser calculada com base no peso que a instituição de ensino em questão dá para a nota do ENEM.
Analise, por exemplo, se é Peso 1, Peso 2 ou Peso 3. Posteriormente, será preciso multiplicar cada nota obtida pelo peso atribuído a sua faculdade.
Vamos aos exemplos? Imagine que a universidade deu Peso 3 para a Redação. Então, você terá que multiplicar a sua pontuação da Redação por 3.
Porém, não terminamos por aí. Assim que calcular todas as notas e os seus pesos, o aluno deverá somar os resultados e dividir o valor total pela soma dos pesos. O resultado será a sua média geral.
Como usar a nota do ENEM para entrar em uma faculdade?
Agora, você deve estar com a seguinte dúvida: “ como usar a nota do ENEM para ingressar na faculdade? ”. Felizmente, existem várias maneiras de seguir esse caminho.
Dependendo da instituição de ensino escolhida, será possível aproveitar a pontuação para complementar a nota do processo seletivo. Mas vale ressaltar que essas regras podem variar de acordo com a faculdade e o resultado da sua média geral.
Por isso, a dica é sempre ficar de olho no edital do vestibular. Lá, estarão todas as informações necessárias para que você amplie as suas chances de entrar em uma universidade de qualidade.
Na Anhembi Morumbi, o processo acontece de um jeito muito simples. Ao todo, são apenas três passos para utilizar a pontuação como forma de ingresso. Abaixo, mostramos mais.
- Passo 1: acesse a página do Candidato do ENEM;
- Passo 2: faça login utilizando o seu número de CPF e senha;
- Passo 3: busque pelo link “Boletim de Desempenho”.
Prontinho! As suas notas estarão todas lá. Com tudo concluído, você só precisa inserir as pontuações na hora de fazer a inscrição da Anhembi Morumbi e, quando solicitado, encaminhar o Boletim Oficial de Desempenho para comprovação.
A sua chance de um superdesconto
Assim que descobrir como usar a nota do ENEM e aplicar a pontuação no nosso cadastro, você terá a oportunidade de conquistar até 100% de desconto. Para concorrer à bolsa, é necessário ter uma nota acima de 200 pontos e, quanto maior for sua pontuação, maior será a bolsa!
Você pode fazer agora sua inscrição usando a nota do Enem, que tal?
Vale a pena batalhar por uma nota mais alta no ENEM?
São diversos os benefícios ao aprender como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade e aplicá-la na hora de fazer a sua matrícula. Ainda está em dúvida? Confira esses pontos positivos agora mesmo:
- mais tranquilidade: fora o estresse sofrido para realizar a prova do ENEM, você não precisará passar por mais uma prova desgastante. Basta utilizar a sua pontuação e iniciar a sua trajetória universitária;
- excelentes descontos: com uma boa média geral no ENEM, será possível conseguir bolsas de estudos fantásticas. Como dito, na Anhembi Morumbi você terá a chance de obter até a isenção total da mensalidade ao longo da graduação;
- para todos os cursos: essa pontuação poderá ser utilizada em qualquer curso, independentemente da grade curricular . Não é demais?
Viu só? Agora que você já sabe tudo sobre como usar a nota do ENEM, não perca tempo. Comece a se planejar desde já para obter a melhor pontuação e começar a trilhar o seu caminho universitário da melhor forma. Os resultados da sua graduação serão muito gratificantes!
Lembre-se de dedicar algumas horas do seu dia em conteúdos preparativos para esse exame, seja por meio de um curso especial ou por conta própria. Certamente, isso aumentará a sua segurança e garantirá um desempenho ainda melhor.
Caso tenha gostado deste post, não deixe de conferir um material incrível que preparamos sobre as razões de iniciar uma faculdade agora . A leitura é bem rápida e valerá a pena!