#Graduação

Confira como é o curso de Publicidade e Propaganda

Você sabe qual é o mercado de trabalho para profissionais formados em Publicidade e Propaganda? Leia este post para descobrir mais!
Confira como é o curso de Publicidade e Propaganda
6 min de leitura - há 3 dias

Ajudar uma empresa a fortalecer a própria marca. Elaborar um cronograma de iniciativas de divulgação para o lançamento de um produto. Criar ações e campanhas digitais. Atuar em equipes multidisciplinares. Para aqueles que sempre quiseram saber como é o curso de Publicidade e Propaganda, vale ressaltar que todas essas atividades são desempenhadas durante a faculdade — e, claro, já no mercado de trabalho.

O profissional formado poderá tanto atuar diretamente na área quanto em campos similares, como é o caso do Marketing. Além disso, a Internet é uma aliada: as principais ações de divulgação ocorrem lá. Para saber mais sobre essa graduação, continue a leitura! Vamos juntos!

O que é Publicidade e Propaganda?

A graduação forma profissionais capacitados para conduzir estratégias de comunicação e divulgação, criar campanhas e realizar pesquisas de mercado e planejamento de mídia . Além disso, eles poderão atuar no branding (fortalecimento de marca) e cuidar das redes sociais dos clientes.

Após terminar os estudos em Nível Superior, o publicitário graduado vai criar ações e peças de divulgação em diferentes contextos e formatos. Ele trabalhará para apresentar um produto e/ou um serviço para os consumidores, assim como para promover a venda e garantir uma boa imagem da marca ou da empresa junto ao público-alvo.

Vale lembrar que o publicitário não precisa trabalhar para apenas um cliente. Por meio de agências do ramo, ele poderá prestar serviços para diferentes organizações . Isso é desafiador e estimulante, uma vez que o profissional terá que ter desenvoltura para caprichar nas estratégias de divulgação.

A área é versátil e atrai discentes com diferentes perfis. Um aluno que se interessa pelos elementos visuais das campanhas, por exemplo, poderá desenvolver a arte de embalagens de produtos, criar logotipos para corporações e produzir um material promocional — como newsletters e outdoors .

Mercado de trabalho e carreira

Como falamos brevemente, a Internet mudou muito o setor nas últimas décadas, causando uma verdadeira reinvenção no universo de Publicidade e Propaganda . Enquanto antes as ações eram veiculadas majoritariamente na imprensa (TV, rádio, jornais impressos etc.), agora, a divulgação se concentra no digital .

Com isso, as agências de publicidade tiveram que se adaptar a um novo paradigma de negócios. Felizmente, os alunos que entram atualmente no mercado de trabalho já estão familiarizados com algumas das oportunidades recentes: social media, produtor de conteúdo, ações de marketing via Internet, entre outras.

Por isso, o mercado é amplo, principalmente, para quem quer unir os princípios da Publicidade com o Marketing Digital. Isso também abre um leque de oportunidades para os profissionais trabalharem remotamente, ainda que não residam nos grandes centros.

Além disso, há agências de todos os tamanhos e em todos os segmentos para profissionais de alto nível. Logo, será possível produzir campanhas em redes sociais e promover eventos e ações de valorização da identidade corporativa, por exemplo. Também há publicitários que cuidam do planejamento de atividades de divulgação de um determinado produto.

Os graduados estarão habilitados tanto para fortalecer a identidade de uma marca, como dito, quanto para remodelar o posicionamento de uma empresa no mercado ( rebranding ). Ou seja, há um universo inesgotável para publicitários formados em boas faculdades!

Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda?

Além dos dois assuntos que aparecem no nome da graduação, o curso abarca determinados temas, como planejamento de comunicação, marketing, varejo, criação de campanhas, redação publicitária e e-commerce (comércio digital).

Com a explosão das vendas pela Internet, o publicitário formado tem a oportunidade de explorar todo o vasto universo do comércio on-line. Por isso, as melhores faculdades enfatizam o conhecimento das estratégias digitais.

As habilidades desenvolvidas durante essa graduação são as seguintes:

  • criatividade e senso estético , de modo que cada campanha se encaixe nas preferências do público-alvo;
  • investigação de nichos e preferências comerciais dos consumidores em potencial;
  • conhecimento em estratégias de comunicação e marketing — inclusive, o profissional formado poderá fazer parte de equipes multidisciplinares, com mercadólogos, jornalistas, assessores de comunicação , relações públicas, entre outros;
  • habilidades de redação publicitária — o talento formado vai dominar os gatilhos mentais e as técnicas de persuasão, por exemplo, mas também apresentará argumentos convincentes em relação a um determinado público-alvo;
  • capacidade de análise de mercado — um exemplo disso envolve as pesquisas (tanto as de satisfação como aquelas que buscam mapear as preferências dos consumidores);
  • habilidades socioemocionais (ou soft skills).

Quais são algumas das Unidades Curriculares estudadas?

Na Anhembi Morumbi, alguns dos tópicos estudados durante os oito períodos da graduação são os seguintes:

  • Ética e Legislação em Publicidade E Propaganda;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Teorias da Comunicação;
  • Comunicação Visual;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Criação Publicitária;
  • Redação Publicitária;
  • Pesquisa em Comunicação;
  • Produção Publicitária Audiovisual;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Mídia;
  • Planejamento de Marketing etc.

Além disso, ao final da faculdade, o aluno terá que produzir um Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso “TCC”) e participar de ao menos um estágio supervisionado.

Como ser um profissional de sucesso?

Um publicitário de alto nível saberá pesquisar o perfil do público-alvo para lançar uma determinada campanha, produto ou serviço . Para isso, ele precisará levantar informações, como a idade, a escolaridade, a renda, os hábitos e os costumes de consumo das pessoas investigadas.

Por isso, um profissional de sucesso na área deve ser curioso o suficiente para explorar diferentes dados e criar conteúdos em cima desse trabalho de análise. Além disso, estudar em uma faculdade de qualidade ajudará muito.

Diferenciais da Anhembi Morumbi

Com duração de oito semestres, o nosso bacharelado fornece uma experiência educacional que mescla o conhecimento teórico e a prática profissional. Para cumprir esse objetivo, os alunos serão orientados por um corpo docente de alto nível.

Os professores da Anhembi Morumbi são profissionais reconhecidos e experientes no mercado de Publicidade e Propaganda, o que garante que eles transmitirão as próprias habilidades em salas de aula. Vale notar que oferecemos laboratórios para aulas práticas e a Agência Experimental de Comunicação (Agcom) , na qual os estudantes atuam em projetos reais.

Portanto, estudar Publicidade e Propaganda na Anhembi Morumbi significa obter acesso a recursos que enriquecem o aprendizado e preparam os estudantes para se destacar no mercado de trabalho . A formação sólida e inovadora é exemplificada por bons laboratórios, aulas práticas e parcerias com empresas atuantes nesse setor.

Agora que você descobriu como é o curso de Publicidade e Propaganda , já poderá decidir se essa é a melhor escolha para você. Estudando em uma boa faculdade, será possível atuar em diversas ramificações desse campo: na criação de campanhas, no lançamento de produtos, na produção de conteúdo por texto e vídeo, entre outras.

Aproveite para tirar outras dúvidas na página do curso de Publicidade e Propaganda na Anhembi Morumbi !