Algumas áreas desempenham um papel estratégico tão importante no mercado que estão sempre em alta. Não é por acaso que a carreira em Administração segue como uma alternativa interessante, independentemente do perfil profissional.
Neste artigo, selecionamos algumas informações e dados interessantes sobre o curso de Administração, mercado de trabalho e áreas de atuação. Este é um conteúdo para quem está considerando montar um plano de carreira ou simplesmente tem curiosidade em saber mais sobre o assunto. Confira!
O curso de Administração
O curso de Administração atende às expectativas de diferentes perfis de profissionais, especialmente aqueles que pretendem trabalhar com gestão de empresas.
No decorrer dos dez semestres de graduação, o aluno aprende a gerir projetos, liderar equipes, formatar ações de marketing e construir uma comunicação oral e escrita voltada para o universo dos negócios.
O mercado de trabalho em Administração
O que torna o curso de Administração uma opção interessante é o fato de que o mercado sempre está buscando profissionais com formação na área. A capacitação técnica permite que o administrador atue em diversos setores de empresas de vários segmentos.
Para quem é formado, além de trabalhar como colaborador, o conhecimento adquirido durante o curso oferece condições para gerir o próprio negócio, oferecer consultorias empresariais e até atuar na gestão pública.
Áreas de atuação em Administração
Além da gestão de uma empresa, áreas como finanças, marketing, logística e recursos humanos podem se beneficiar dos conhecimentos.
Finanças
As áreas de gestão e de finanças estão intimamente ligadas, já que dialogam entre si e são fundamentais para a manutenção das atividades de um negócio.
Profissionais com formação em Administração podem atuar como gestores de departamentos financeiros e até especialistas em áreas mais específicas, como fusão e aquisição de empresas.
Marketing
Outro setor que se beneficia do conhecimento do administrador é o de marketing, principalmente em grandes empresas. O profissional pode orientar com relação a gestão, planejamento de ações de comunicação, gerenciamento de metas de vendas e combinação com ações de marketing, negociação de contratos e parcerias e gestão da equipe de criativos.
Logística
As operações logísticas são o coração de empresas de variados setores, especialmente na área industrial. Nesse sentido, o administrador pode atuar no controle de operações logísticas, na manutenção da cadeia de consumo, na gestão de entregas, transportes e estoque, e, ainda, na gestão de pessoas que trabalham no setor.
Recursos humanos
Por falar em gestão de pessoas, não podemos deixar de mencionar o setor de recursos humanos. Um time composto por profissionais que estão construindo uma carreira em Administração pode ser um diferencial, já que eles têm conhecimento que pode contribuir para:
- atração de talentos alinhados com as expectativas do negócio;
- desenvolvimento de políticas internas;
- planejamento e execução de ações voltadas para o desempenho das equipes.
Como você pode perceber, essa é uma área ampla e que traz uma série de oportunidades para quem está planejando sua trajetória profissional em Administração. Porém, para garantir acesso a elas, é recomendado investir na sua formação.
A importância da faculdade de Administração
A faculdade de administração oferece uma base para que o estudante atue em diferentes áreas. Com uma formação multidisciplinar, o profissional está preparado para ingressar em empresas de diferentes portes e que atuam nos mais variados segmentos.
Cursar uma faculdade, seja ela presencial ou a distância, amplia o acesso ao conhecimento teórico e prático. Os conteúdos abordados durante a graduação contemplam uma abordagem voltada para habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho, como:
- liderança;
- comunicação;
- negociação;
- pensamento crítico;
- resolução de problemas;
- tomada de decisões.
Somado a isso, a faculdade de Administração oferece ferramentas e suporte para quem deseja empreender , a medida que são abordados temas como planejamento de negócios, gestão financeira, vendas e marketing.
A formação superior e o contato com a academia oportuniza aos alunos o contato com outros profissionais , professores e colegas, o que ajuda no fortalecimento dos relacionamentos e na construção de uma rede de contatos que pode fazer toda a diferença durante os primeiros anos da carreira.
Como elaborar um plano de carreira em Administração
A estratégia é o ponto de partida para a elaboração de um plano de carreira, independentemente da área em que você pretende atuar. Por isso, a dica é sempre partir da análise dos seus interesses e objetivos pessoais.
Invista em autoconhecimento
Para começar a construir o seu plano de carreira, você precisa se conhecer. A primeira etapa desse processo deve ser a busca por clareza com relação aos seus interesses, habilidades e competências. Responda a questões como:
- Quais são as áreas da administração que mais atraem sua atenção?
- Quais são os seus pontos fortes e fracos?
- Quais habilidades e competências precisam ser desenvolvidas?
- O que você pretende alcançar com a carreira?
- Qual o tipo de rotina, estilo de vida e planos para o futuro?
Explore as opções
Com as respostas você já consegue ter uma ideia dos primeiros passos da sua jornada. A partir delas, explore as áreas e tipos de administração , funções e responsabilidades, identificando as que mais se adaptam aos seus interesses.
Aproveite esse processo de pesquisa para analisar o mercado de trabalho, as tendências e os setores em crescimento, inclusive com uma avaliação das oportunidades de emprego dentro das áreas de sua preferência.
Para ajudar a obter dados concretos, pode ser interessante conversar com profissionais da área e buscar referências de mercado e mentores que possam oferecer conselhos.
Planejamento de carreira e plano de ação
Agora você já reuniu várias informações relevantes e está preparado para a próxima etapa. Com base nos seus interesses, habilidades e resultados das pesquisas, defina quais são os objetivos que você pretende alcançar em curto, médio e longo prazo.
Na hora de definir esses objetivos seja específico e realista, considere suas habilidades e seu plano de crescimento, combinando essas informações com os dados obtidos junto ao mercado.
Depois, crie um plano de ação, contemplando etapas, prazos e recursos necessários para atingir os objetivos. Nesta fase, você deve considerar investir em cursos, treinamentos, certificações, estágios e experiências práticas que ajudem no aprimoramento das suas competências.
Uma carreira bem-sucedida contempla uma combinação de fatores desde a dedicação aos estudos até o desenvolvimento de habilidades. O primeiro passo é concluir a graduação e estagiar na área do seu interesse.
Para dar um passo a mais e conquistar posições de analista ou assistente em uma grande empresa, você precisará investir em novas certificações, desenvolver habilidades de gestão e liderança e até considerar uma pós-graduação.
Os cargos de gerência e coordenação e consultoria são metas de longo prazo, pois demandam experiência e renome na área. A dica para ter sucesso na carreira em Administração é investir em conhecimento e desenvolvimento profissional contínuo.
Lembre-se de que a flexibilidade e a capacidade de adaptar-se às mudanças de mercado podem fazer muita diferença. Quando combinadas com proatividade e networking, elas são a receita perfeita para o sucesso.
Gostou de saber mais sobre a carreira em Administração? Venha cursar Administração na Anhembi Morumbi!