A dúvida se um bacharel em Direito pode dar aula é bastante comum. É possível seguir uma carreira acadêmica? Qual é a formação necessária? Enquanto muita gente ainda pensa que todos os formados na área são advogados, a realidade é que existe uma variedade de carreiras para quem se interessa pelo universo jurídico.
Aproveitamos para trazer este post e desvendar essas e outras questões relacionadas ao assunto. Continue com a leitura para conferir todas as dicas!
Qual é a diferença entre bacharel em Direito e advogado?
Antes de qualquer coisa, vamos desmistificar algo que ainda passa pela cabeça de muitas pessoas. Nem todo bacharel em Direito escolhe a advocacia como carreira e, portanto, nem todos se tornam advogados. Essa é apenas uma das vertentes possíveis, mas existem várias outras possibilidades de atuação para os graduados no campo.
De forma resumida, um bacharel em Direito é alguém que concluiu o curso de graduação, recebendo, assim, o diploma de bacharelado após os 5 anos de estudo previstos. Isso certifica que a pessoa adquiriu todos os conhecimentos da grade curricular sobre as diversas áreas do Direito, como Direito Civil, Penal, Administrativo, entre outras.
Após essa etapa, se a intenção for seguir pela advocacia, é necessário ainda fazer o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) . Essa avaliação é composta por duas fases distintas: uma primeira prova objetiva, com 80 questões gerais de múltipla escolha, e uma segunda prova prático-profissional.
Apenas com a aprovação no exame, o bacharel pode atuar como advogado e estará habilitado a exercer as funções profissionais. Retomando algumas delas, temos como principais atividades:
- representação legal e defesa de direitos;
- consultoria jurídica;
- elaboração de documentos legais como contratos, testamentos etc.;
- mediação e arbitragem em disputas extrajudiciais;
- assessoria empresarial.
O que mais um bacharel em Direito pode fazer?
Como falamos, a advocacia é apenas uma das opções disponíveis no mercado de trabalho. A graduação em Direito, na verdade, é o ponto de partida para uma grande diversidade de carreiras. Inclusive, muitos concursos públicos exigem o diploma de Direito, mesmo sem a necessidade de inscrição na OAB.
Aproveite para saber um pouco mais sobre alguns cargos e áreas de atuação.
- Delegado de Polícia — autoridade policial responsável por coordenar equipes, fazer investigações criminais, presidir inquéritos etc.;
- Juiz — profissional que julga causas cíveis e criminais, aplicando a lei de acordo com os princípios da justiça;
- Defensor Público — presta assistência jurídica gratuita por conta do setor público para quem não tem condições de pagar por um advogado na defesa dos seus direitos;
- Promotor de Justiça — atua na defesa da ordem jurídica, da democracia e dos interesses sociais;
- Advogado de Compliance — garante que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentações, além de ajudar a promover a ética e a transparência nos negócios;
- Diplomata — faz a representação de países em negócios e debates internacionais, defendendo interesses e argumentações;
- Advogado de Recursos Humanos — cuida de questões trabalhistas e contratuais, assegurando que a empresa esteja em dia com seus direitos e deveres;
- Gestor de Contratos — elabora e analisa contratos, assegurando que os termos e condições sejam cumpridos;
- Advogado Especialista em Privacidade e Proteção de Dados — presta assessoria a empresas sobre questões de segurança e privacidade de dados, especialmente com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Afinal, bacharel em Direito pode dar aula?
A resposta para essa dúvida é: sim! Uma pessoa que fez uma faculdade de Direito pode dar aulas, especialmente em cursos particulares, pré-vestibulares e preparatórios, técnicos e em disciplinas introdutórias de cursos de nível superior.
Além disso, o bacharel pode atuar como professor em escolas de ensino médio, ministrando disciplinas relacionadas à educação jurídica e aos direitos humanos, por exemplo. Para isso, o Ministério da Educação recomenda a complementação pedagógica, para que esses profissionais possam lecionar sobre temas relacionados à sua formação. E a formação pedagógica aborda temas direcionados à docência, como Metodologias de Ensino, Políticas Educacionais e Psicopedagogia.
O principal ponto é que, para ocupar o cargo de docente em instituições de ensino superior, normalmente é preciso ter uma pós-graduação , geralmente mestrado ou doutorado. Nesse caso, cada instituição pode ter seus próprios requisitos para contratar os professores, mas é comum que os títulos de mestre e doutor sejam parte dos critérios.
Sabendo que o bacharel em Direito pode dar aula, quem tem esse objetivo profissional já pode iniciar o preparo para a carreira acadêmica desde o início da jornada universitária. De que maneiras? Participando de monitorias, publicando artigos científicos, investindo na habilidade de comunicação, estudando sobre técnicas de didática e outros recursos que vão contribuir com a docência.
Quais matérias é possível lecionar?
Como falamos, os bacharéis em Direito podem atuar como docentes em diferentes níveis de ensino. Logo, os assuntos variam de acordo com o tipo de curso e também com a formação profissional de cada um.
Se forem mestres ou doutores em áreas específicas do Direito , por exemplo, podem ser lecionadas disciplinas ligadas aos nichos de estudo. Confira alguns exemplos.
Ensino Médio e Técnico:
- Noções de Direito;
- Cidadania;
- Direitos Humanos.
Cursos Preparatórios:
- Direito Constitucional;
- Direito Penal;
- Direito Civil.
Instituições de Ensino Superior:
- Disciplinas introdutórias de Direito;
- Filosofia do Direito;
- Sociologia Jurídica;
- Disciplinas específicas de acordo com a especialidade, como Direito Internacional ou Direito Digital.
Vale a pena fazer Direito?
Enfim, chegamos a essa reflexão. Fazer a faculdade de Direito vale a pena para quem busca construir uma carreira sólida, reconhecida e diversificada. O curso oferece uma formação abrangente, desenvolvendo habilidades analíticas, de argumentação e conhecimentos que são úteis em diversas áreas.
Além da advocacia, a graduação abre portas para concursos para cargos como juiz, promotor e delegado, fora as oportunidades em segmentos do setor privado. A versatilidade da profissão de fato é um dos seus principais atrativos, confirmando a relevância de investir nessa formação e as possibilidades de crescimento profissional, mesmo em um mercado competitivo.
Descobrimos, ainda, que um bacharel em Direito pode dar aula, sendo a carreira acadêmica mais uma chance de se dar bem nesse campo. Porém, lembre-se de que, se você tem interesse na docência dentro do universo jurídico, não deve deixar de buscar especializações para ampliar suas oportunidades.
Quer continuar recebendo mais dicas? Assine a nossa newsletter e aproveite para conferir outros conteúdos aqui no blog da Anhembi Morumbi.