#Pós-graduação

Como é trabalhar em assessoria de comunicação?

Trabalhar com assessoria de comunicação requer um profissional que lide bem com a adaptação diante de desafios que exijam o …
assessoria de comunicação
5 min de leitura - há 20 dias

Trabalhar com assessoria de comunicação requer um profissional que lide bem com a adaptação diante de desafios que exijam o uso de diferentes linguagens. Em outras palavras, é preciso saber escutar bem e repassar informações, adequando o modo de comunicação para o universo de cada pessoa, departamento e função.

Sabe aquelas expressões “você tem jogo de cintura”, ou “é desenrolado”? Vamos contar um segredo: dizem que essas frases nasceram em uma assessoria de comunicação! Essa pequena brincadeira é apenas pra dar uma noção das habilidades que você pode adquirir nesse universo.

Pensando nisso, preparamos este texto para que, ao final da leitura, você saiba o que é uma assessoria de comunicação, a rotina, as funções e como conseguir trabalhar nesse espaço. Tem interesse? Então, acompanhe o post e descubra já!

O que é um assessor de comunicação?

Assessor de comunicação é o profissional que trabalha como responsável pela comunicação de uma empresa ou instituição. Para conseguir se comunicar bem dentro de uma empresa, é preciso organização. Logo, a área de assessoria de comunicação oportuniza o alinhamento das necessidades de cada setor na elaboração de planejamento e definição de prioridades.

Assim, o assessor é o responsável por desenvolver o tom da empresa. Ou seja, é ele quem conduz a maneira como os valores da organização são expressos para a sociedade e para o ambiente interno.

Dessa forma, pensar em soluções é outra chave para entender o que é um assessor de comunicação. Ele é o profissional que, diante de uma crise de imagem, por exemplo, vai ajudar a modificar positivamente a situação. Assim, cria estratégias para fortalecer a importância dos serviços prestados pela empresa.

Outra questão principal que orienta um assessor de comunicação é a paciência. Afinal, comunicação é a transmissão da mensagem de um ponto para outro. Nesse processo, sabemos que podem acontecer, naturalmente, falhas e perdas. Então, entender o tempo dos processos comunicativos faz parte da construção de um bom assessor.

Como é o dia a dia de um assessor de comunicação?

A rotina de trabalho é pautada pelo desenvolvimento e execução de projetos institucionais de imagem da empresa. O profissional representa todos aqueles que compõem a firma, desde os colaboradores até a direção.

Dessa forma, estamos falando da habilidade de ser flexível, adaptando a forma de agir sobre determinadas situações desafiadoras, que exigem atitudes rápidas e certeiras.

Para exemplificar, imagine que trabalha em uma empresa que está com dificuldades de comunicação entre dois setores. O primeiro setor precisa de determinada demanda, que nunca é corretamente atendida pelo segundo setor.

Diante disso, a assessoria de comunicação precisa escrever uma matéria sobre essa demanda, mas percebe que há uma falha na comunicação. Assim, um evento de alinhamento pode ser criado pela assessoria. Dessa forma, os setores podem expor, em um espaço destinado a isso, quais são as dificuldades. O resultado será mais integração entre as equipes.

Por essa situação, chegamos a outro elemento importante que está inserido no dia a dia do assessor de comunicação, que é a educação, ou seja, a capacidade de explicar claramente (além de, é claro, sempre buscar aprender).

Por isso, é muito presente a noção de que, a cada dia, o profissional e o entorno estão em uma jornada para desenvolver, estimular e orientar certas aptidões. Assim, trabalhar e estudar é uma relação que acontece cotidianamente em uma assessoria de comunicação.

Quais são as funções do assessor de comunicação?

Gerenciamento do marketing interno (endomarketing) e marketing externo, elaboração de releases e organização de eventos corporativos. Ainda, a captação e o registro de mídias das ações desenvolvidas pela empresa, planejamento de campanhas e o alinhamento do direcionamento que a equipe deve seguir. Também acontece como função do assessor o controle e alimentação das redes sociais e sites da instituição.

Todas essas demandas podem ser resumidas em uma única frase: diminuir a necessidade de explicação. Para compreender essa lógica, basta se lembrar de uma marca famosa, como a de um refrigerante. Apenas em observar o logo, já sabe o que aquela empresa oferece. Em outras palavras, uma boa comunicação significa lembrar das principais características de algo, sem precisar de muito esforço.

Isso acontece quando a linguagem da empresa consegue se adaptar aos diferentes públicos. Por isso, os profissionais que compõem esse setor têm diferentes habilidades e formações. O resultado é a construção de bons e saudáveis relacionamentos com todas as partes da empresa.

Como trabalhar em uma assessoria de comunicação?

Uma das dicas para trabalhar nessa área é conhecer o guia da carreira . A função desse profissional pode ser muito vasta, pois praticamente toda área necessita dele.

Assim, investigar quais são as possibilidades no mercado pode alinhar melhor os desejos. Geralmente, o profissional é formado nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Marketing, Publicidade e áreas afins da Comunicação.

Fazer uma pós-graduação nesse ramo pode ser uma ótima forma de fortalecer as habilidades e iniciar na carreira. Afinal, necessidades de aprimoramento são descobertas no dia a dia do trabalho. Em uma empresa, podemos mudar de ramo ou adquirir novas habilidades — e essa é uma das vantagens de ter abertura para o novo.

Ser um profissional multitarefa já é uma realidade comum e exigida no mercado. Dessa forma, competências que conseguem se relacionar bem abrem mais portas para o sucesso. Com as oportunidades do ensino a distância (EAD), ficou mais acessível manter a continuidade dos estudos e se especializar cada vez mais.

Então, deu pra ter uma noção do que é trabalhar em assessoria de comunicação? Só pra reforçar, se acha que apenas pessoas que já são 100% comunicativas devem tentar uma vaga nesse ramo, esta enganado! O mais importante é ter disposição a aprender com os desafios. Afinal, a habilidade de comunicação pode ser alcançada por toda pessoa, se houver empenho, organização e dedicação.

Ficou com desejo de começar? O futuro é agora e pode ser conquistado com o ensino à distância, na facilidade do computador, ao investir na pós em Assessoria e Gestão da Comunicação . Conheça o nosso curso e tome uma decisão agora!