Alunos de Gastronomia vencem desafio universitário  
 

Matéria

Alunos de Gastronomia vencem desafio universitário  

23 / Fevereiro / 2023

Diretor de Marketing da Garofalo, Emidio Mansi, chef Niko Romito (Reale Ristorante, 3 estrelas Michelin), tradutora e Luiz Filipe Souza (Evvai, 1 estrela Michelin e 14º lugar do Latin America´s 50 Best Restaurants), e ex-aluno do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi

Em parceria com o Pastifício Lucio Garofalo, a Ânima Educação, no fim de 2022, lançou um desafio entre os estudantes dos cursos de Gastronomia da Ânima. A primeira etapa selecionou uma dupla de estudantes de cada região do Brasil para participar da final, que aconteceu no dia 15 de fevereiro, no campus da Anhembi Morumbi, na Mooca, em São Paulo.

Disputando contra duplas da PB, UNA e Unisociesc, os estudantes Vithor Satoshi Takara, do 4º período e João Pedro Araújo Speda, do 5º período, foram os escolhidos do júri, formado pelos chefs Niko Romito (Reale Ristorante, 3 estrelas Michelin), Luiz Filipe Souza (Evvai, 1 estrela Michelin e 14º lugar do Latin America´s 50 Best Restaurants), além de ex-aluno do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi e pelo do diretor de Marketing da Garofalo, Emidio Mansi.

Os estudantes Vithor Satoshi Takara, do 4º período e João Pedro Araújo Speda, do 5º período (ao centro), foram os escolhidos do júri, junto com todos os participantes da edição

Os meninos surpreenderam os experientes jurados com pratos instigantes. A entrada foi composta basicamente por beterraba. Diferentes tipos do tubérculo apareceram em todos os elementos da preparação.
“Queríamos mostrar que com apenas um ingrediente é possível fazer diversas coisas”, explica João Pedro Speda. Assim, os futuros chefs utilizaram a beterraba amarela como ravioli, que foi disposto sobre dois purês: um defumado de beterraba e outro com uísque.

Já para o prato principal, o dashi pasta, tinha como intuito mostrar como a pasta da Garofalo pode ser versátil em diversas culturas. Assim, os meninos fizeram uma releitura de ramen. “Fizemos um dashi com um shoyu tare e linguine, acompanhado de elementos comuns em ramen, como o tomate, cogumelos, wakame, cebolinha e a pimenta togarashi”, explicou Vithor Takara, que possui origem asiática. “Foi uma experiência fora do normal, eu sou uma pessoa que ama carne e entrar nesse desafio, onde os pratos teriam que ser veganos, foi um aprendizado enorme”, completa o estudante.

“Só temos a agradecer todas as pessoas que nos ajudaram e que fizeram essa vitória se tornar realidade. Foi incrível participar do desafio e poder cozinhar para o chef Niko Romito. Ganhar foi a cereja do bolo!”, completa Speda.

Além do desafio, como parte da parceria entre a Ânima Educação e o pastifício, a Garofalo ainda oferece aulas de massa curta, de massa longa e outra específica sobre métodos de cozimento, em streaming, com o professor Michele De Blasio, da Accademia Niko Romito, aos estudantes do módulo Cozinha internacional.

Niko Romito e Rosa Moraes