Residência Médica

A Residência Médica

O programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Anhembi Morumbi é destinado a médicos, sob a forma de um curso de especialização com características do aprofundamento científico e proficiência técnica decorrentes do treinamento em serviço.

O programa irá preparar o profissional para atuar no âmbito da Atenção Primária em Saúde orientados pelo modelo assistencial da medicina de família e comunidade. Essa especialização possibilita o médico de família e comunidade atuar em diferentes áreas da atenção à saúde (saúde do adulto, saúde da mulher, saúde da criança, gestão é vigilância em saúde, entre outras).

Os residentes contarão com a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional, nas diversas áreas que integram.

Poderão se inscrever candidatos que concluíram o curso de graduação em Medicina, devidamente autorizado e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), ou que irão concluí-lo até a data de matrícula no Programa pretendido, ou ainda que obtiveram revalidação do seu diploma, segundo legislação vigente.

Data de provas e resultados

A seleção do Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade é composta por três fases:

1ª FASE: Prova Teórica (50 pontos)
A prova será realizada em 06 de dezembro de 2017, das 9h às 12h, (no Campus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Dr. Almeida Lima, 1.134, Mooca) – São Paulo (SP), na Coordenação do Curso de Medicina. Abordará conteúdo programático do curso de graduação, nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Pública e Pediatria.

2ª FASE: Prova Prática (40 pontos)
A prova prática será realizada no dia 12 de dezembro de 2017, às 14h, (no câmpus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo (SP), nos Laboratórios da Simulação. Esta avaliação será modelo OSCE, com a realização de quatro (04) estações, sendo obrigatório o uso de jaleco.

3ª FASE: Análise e Arguição de Curriculum Vitae (10 pontos)
A terceira fase será realizada no dia 14 de dezembro de 2017, das 9h às 12h, (no Campus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Dr. Almeida Lima, 1.134, Mooca) – São Paulo (SP), e constará de análise e arguição de documentos listados no edital. Consulte edital.

  • Resultado
    O resultado final será divulgado a partir do dia 15 de dezembro, por e-mail e na página de Residência Médica 2018 da Anhembi Morumbi.

Edital

Edital RMFC 2018

Formulário de Inscrição

A ficha de inscrição deverá ser impressa e preenchida com todos os dados solicitados e entregue pessoalmente no câmpus Mooca – Rua Dr. Almeida Lima, 1134, Mooca, na coordenação do curso de Medicina, acompanhada dos documentos solicitados na edital.

Ficha de Inscrição

 

 

 

Residência Medicina Veterinária

A Residência em Medicina Veterinária

O médico veterinário recém-formado necessita de treinamento específico para adquirir experiência profissional para lidar, adequadamente, com as mais diferentes situações nas rotinas clínica e cirúrgica, bem como nos procedimentos relacionados ao diagnóstico por imagem e aos exame laboratoriais.

Diante deste cenário, os egressos do Curso de Medicina Veterinária defrontam-se com a necessidade de aperfeiçoamento e capacitação quanto a conteúdos intrínsecos da profissão, destacando-se, principalmente, os aspectos práticos e aplicados de cada área.

Essa demanda por treinamento supervisionado e especializado em serviços hospitalares para os profissionais ao final de sua formação, impulsionou o desenvolvimento do projeto de Residência em Medicina Veterinária do Curso de Medicina Veterinária, junto ao Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi.

Atualmente, a residência constitui modalidade de ensino de pós-graduação e tem por finalidade proporcionar aos Médicos Veterinários aperfeiçoamento técnico-científico par ao pleno exercício da profissão.

A admissão na Residência Médico Veterinária é feita por Processo Seletivo, coordenado pela Comissão de Residência, cujas normas constam no Edital.

As inscrições para o Processo Seletivo estarão abertas a Médicos Veterinários graduados no máximo há dois anos, diplomados por instituições nacionais ou estrangeiras reconhecidas e a estudantes que estejam cursando o último período do curso de graduação em Medicina Veterinária.

O Programa de Residência Médico Veterinária terá a duração mínima de dois anos, com carga horária semanal máxima de 60 horas, incluídas 12 horas de plantão. Haverá, no mínimo, uma folga semanal de 24 horas.

 

Áreas de Concentração 1

Área de concentração Número de Vagas Duração em anos
Clínica Médica de Pequenos Animais 4 2
Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais 1 2
Patologia Clínica 1 2
Anestesiologia 1 2
Diagnóstico por Imagem 1 2

Área de Concentração 2

Área de concentração Número de Vagas Duração em anos
Clínica e Cirurgia de Grandes Animais 1 2

Data de Provas e Resultados

A seleção do Programa de Residência Médico Veterinária é composta por duas fases:


1ª Fase: Prova Teórica

A prova será realizada em 05 de fevereiro de 2018, das 9h às 12h, (no Câmpus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Conselheiro Lafaiete, 64 – Mooca) – São Paulo (SP), no Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi).

Abordará conteúdo programático do curso de graduação, nas especialidades de Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Diagnóstico por Imagem, Patologia Clínica, Anestesiologia e Clínica Médica e Cirúrgica de Equinos.

2ª Fase: Entrevista e avaliação de curriculum
Esta avaliação será realizada no dia 06 de fevereiro de 2018, das 9 às 19hs, (no Câmpus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Conselheiro Lafaiete, 64 – Mooca) – São Paulo (SP), no Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi).

Resultado
O resultado final será divulgado a partir do dia 09 de fevereiro/2018, por e-mail, on-line no site da Residência Médico Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi e também será afixado de forma impressa no mural de informações localizado na entrada no Hospital Veterinário.

Editais

Edital Residência Medicina Veterinária 2018 – Grandes Animais Edital Residência Medicina Veterinária 2018

Formulário de Inscrição

A ficha de inscrição deverá ser impressa e preenchida com todos os dados solicitados e entregue pessoalmente na coordenação do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi, localizado na Rua Conselheiro Lafaiete, 64 – Mooca) – São Paulo (SP), acompanhada dos documentos solicitados no Edital.

Ficha de Inscrição