PROGRAMA DE BOLSA

Serão oferecidas 10 vagas adicionais para o Programa de Bolsas da Anhembi Morumbi e, além de cumprir todos os pré-requisitos estabelecidos, o solicitante deverá participar do Processo Seletivo em uma das formas de entrada: Enem ou Vestibular. Sendo reservadas 5 vagas para cada forma de entrada.

COMO PARTICIPAR

Serão elegíveis a concorrer às bolsas os ingressantes que atenderem os critérios abaixo:

  • Candidatos com inscrição confirmada para ingresso através do ENEM, ou seja, que atenderem critérios mínimos de seleção
  • Brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar per capita bruta não exceda o valor de até um salário mínimo e meio (R$ 1.405,05, em valores atuais)
  • Concluintes do ensino médio em escola da rede pública, ou em rede particular de ensino com bolsa integral
  • Naturais e/ou residentes há pelo menos 12 meses na região do município de São José dos Campos para o qual se aplica a bolsa. Considera-se elegíveis os naturais e/ou residentes nos municípios de São José dos Campos, Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca.
  • Os candidatos que desejarem concorrer ao programa de bolsas deverão realizar a inscrição para o processo seletivo via ENEM e deverão passar por etapa adicional comprobatória dos critérios socioeconômicos e de regionalidade supramencionados, nos prazos previstos no respectivo Edital no período de 04/07/2018 a 01/08/2018

INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO

O candidato deve se inscrever no processo seletivo em ficha padrão para todos os candidatos (clique aqui). Adicionalmente, os candidatos deverão preencher ficha de interesse específica do Programa de Bolsas, sendo que nessa etapa será necessário submeter a documentação comprobatória dos critérios socioeconômicos. A ficha deverá ser preenchida e os documentos originais submetidos pelos interessados em plataforma divulgada no site da Universidade Anhembi Morumbi (https://processomedicina.anhembi.br/programabolsa).

As bolsas integrais serão concedidas aos candidatos aprovados e listados em chamada de convocação de matrícula que tiverem inscrições deferidas em ordem classificatória no processo seletivo via ENEM, respeitando-se o limite de bolsas deste programa. Caso não seja atingido o limite de bolsas entre os convocados da 1ª chamada, os convocados em demais chamadas poderão ser contemplados com o benefício, respeitando-se a classificação geral no ranking do processo seletivo via ENEM.

Serão convocados para matrículas em primeira chamada os 45 (quarenta e cinco) candidatos melhores classificados em ordem decrescente do total de pontos do processo de ingresso via ENEM; e os 45 (quarenta e cinco) candidatos melhores classificados em ordem decrescente de total de pontos do processo de ingresso via Vestibular, observados os critérios estabelecidos para cada forma de ingresso, conforme capítulos 5 – INGRESSO VIA ENEM: DA AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO e 7 – INGRESSO VIA VESTIBULAR – DA CLASSIFICAÇÃO; além dos candidatos aprovados através do processo seletivo do Programa de Bolsas.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Confira aqui, as documentações necessárias para confirmação de informações para concessão de bolsa integral para atendimento de critério do Programa de Bolsas.

Para agilizar o processo de confirmação de documentação, solicitamos que separe os documentos por pessoa do grupo familiar e exatamente na ordem que está abaixo citada e os impute no sistema nessa ordem.

Necessária documentação das pessoas que fazem parte do grupo familiar incluindo documentação do candidato.

– RG (Original e cópia) de todas as pessoas do grupo familiar e do candidato. Caso haja um menor de idade e que ainda não tenha RG, a Certidão de nascimento deverá ser entregue.

– Comprovante da guarda legal caso tenha um menor de idade sem grau de parentesco com outro membro do grupo familiar.

– CPF (Original e cópia) de todas as pessoas do grupo familiar e do candidato.

– Certidão de Casamento; Averbação; Declaração de União Estável reconhecido firma em cartório (em caso de separação de corpos apresentar declaração reconhecido firma em cartório e comprovante de residência da pessoa que não faz parte do grupo familiar). Em caso de óbito do cônjuge, apresentar certidão de óbito. (Original e cópia) – Documento grupo familiar e candidato.

– Histórico Escolar ou Declaração de conclusão do Ensino Médio contendo Ano, Série e Colégio que cursou 1º, 2º e 3º ano. (Original e cópia) – Documento do candidato.

– Caso tenha estudado algum dos anos em Colégio particular, trazer declaração em papel timbrado, carimbado e assinado pelo colégio, contendo a informação que foi bolsista 100%. (Original e Cópia) – Documento do candidato.

– Se professor da rede pública: apresentar comprovante do exercício do magistério em rede pública como efetivo.

– Carteira de Trabalho original e cópia (páginas: qualificação civil, registro com foto, último registro e próxima página em branco da parte contrato de trabalho). Para carteiras sem registros, mesmas páginas. Havendo mais de uma carteira de trabalho, apresentar todas as existentes. (Caso não possua CTPS e tiver idade superior a 18 anos é preciso providencia-la. (Documentação necessária de todos os membros do grupo familiar e do candidato maior de 16 anos).

– Três últimos holerites, original e cópia. Não será aceito adiantamento de salário. (Documentação necessária de todos os membros do grupo familiar e do candidato). Somente salário, caso possua adiantamento não é necessário a apresentação.

– Extrato bancário de todas as contas existentes (corrente e poupança), do período dos últimos 90 dias. (Documentação necessária de todos os membros do grupo familiar e do candidato).

– Caso não possua conta corrente, apresentar declaração a próprio punho informando a não existência da conta corrente. (Documentação necessária de todos os membros do grupo familiar e do candidato). Se a pessoa que não possui conta corrente não estiver presente na entrevista, a declaração deve ser entregue com firma reconhecida da assinatura.

– Em caso de estágio, apresentar contrato de estágio, original e cópia.

– Em caso de exercer atividade autônoma, fazer uma declaração a próprio punho da função que exerce e o valor da remuneração mensal. (Documentação necessária de todos os membros do grupo familiar e do candidato). Se a pessoa que exercer atividade autônoma não estiver presente na entrevista, a declaração deve ser entregue com firma reconhecida da assinatura.

– Caso algum maior de idade não trabalhe, deverá entregar declaração a próprio punho contendo a informação que não exerce atividade remunerada. (Documentação necessária de todos os membros do grupo familiar e do candidato). Se a pessoa que não exercer atividade remunerada não estiver presente na entrevista, a declaração deve ser entregue com firma reconhecida da assinatura.

– Em caso de receber pensão alimentícia, fazer uma declaração a próprio punho contendo o valor da pensão ou deverá apresentar o comprovante da pensão – Quando o candidato ou algum outro membro do grupo familiar recebe pensão dos pais. Se a pessoa que recebe pensão não estiver presente na entrevista, a declaração deve ser entregue com firma reconhecida da assinatura.

– Menores de 24 anos que não moram com os pais – devem apresentar comprovante de residência em nome do pai e/ou outro em nome da mãe. Se não receber ajuda financeira da mãe e/ou do pai, apresentar declaração reconhecida em cartório.

– Caso o candidato resida sozinho e não possua renda comprovada deverá apresentar documentação de todos os membros de seu grupo familiar, independente do local em que os mesmos residam.

– Aposentados, pensionistas ou auxílio doença – Apresentar comprovante de aposentadoria, pensão ou auxilio doença, impresso no endereço: http://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml;

– Comprovantes de residência dos meses de maio ou junho de 2018 e maio ou junho de 2017. Servirão como comprovantes: conta de luz, telefone, TV por assinatura, gás, carnê do IPTU, faturas de cartão de crédito de todos os membros do grupo familiar. Caso o candidato seja menor de idade, poderá entregar carta do Enem como comprovante de residência. Menores de idade que não sejam o candidato (a) não precisam apresentar comprovantes de residência;

– Declaração de imposto de renda completa, acompanhada do recebido de entrega, original e cópia (exercício 2018 e ano base 2017), caso não for declarante, apresentar a impressão da página de consulta do site da receita federal; (Documentação necessária de todos os membros do grupo familiar e do candidato). Link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

– Comprovante de regularização do CPF (retirar pelo site da Receita Federal): Link: http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp;

Documentação da residência do candidato e grupo familiar:

– Residência alugada: Contrato de Aluguel. Caso contrato esteja vencido, também deverão ser apresentados os últimos três recibos de pagamento de aluguel. Caso não possua contrato, apresentar declaração do (a) proprietário (a) de próprio punho com firma reconhecida da assinatura informando que aluga o imóvel mencionando o valor, IPTU e comprovante de residência do (a) proprietário (a).

– Residência cedida: Declaração do (a) proprietário (a) de próprio punho com firma reconhecida da assinatura informando que cede a casa, IPTU e comprovante de residência do (a) proprietário (a) caso o mesmo não faça parte do grupo familiar (Em caso de óbito do (a) proprietário (a), apresentar certidão de óbito).

– Residência própria: Escritura, contrato de compra ou IPTU em nome de um dos membros do grupo familiar.

– Moradias não regularizadas apresentar declaração de próprio punho com firma reconhecida. Todos os tipos de comprovante de residência: apresentar conta de água, luz e telefone datados dos últimos 90 dias. Documentação do(s) veículo(s) dos membros do grupo familiar e do candidato (se houver):

– Último documento de licenciamento do veículo emitido pelo DETRAN. No caso de o veículo estar alienado (Financiado) deve apresentar o último comprovante de pagamento (carnê ou boleto). Documentação da empresa em caso de pessoa jurídica (do grupo familiar e do candidato)

– Contrato social e última alteração de contrato social (se houver); Em caso de MEI (Microempreendedor Individual, apresentar cadastro)

– Declaração de imposto de renda da empresa – Exercício 2018 e Ano Base 2017 (apresentar todas as páginas);

– DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos e Lucros) ou declaração de rendimentos mensal emitida pelo contador ou técnico contábil, contendo carimbo e assinatura e PRÓ-LABORE.

– Extrato bancário de todas as contas existentes da empresa, do período dos últimos 90 dias (se houver). Importante: A Universidade Anhembi Morumbi pode solicitar, em qualquer momento da etapa de confirmação de informações, quaisquer outras documentações não listadas acima; se necessárias para definição de perfil socioeconômico.