Avaliação Institucional – ISDD

O Índice de Satisfação Discente e Docente (ISDD) é um importante instrumento de gestão educacional, implantado pela Reitoria como parte integrante do Programa de Qualidade da Universidade Anhembi Morumbi. Concebido para abranger todas as dimensões que compreendem ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmico/administrativa na graduação e pós-graduação, o programa engloba a atividade acadêmica, a gestão e a infraestrutura da Universidade.

São avaliados os cursos presenciais de graduação, sequenciais e de pós-graduação em todos os campi da instituição. O programa é executado com foco nos recursos humanos, na infraestrutura e baseando-se no olhar responsável e compromissado do discente a respeito de todos os aspectos acadêmicos da Universidade, somado à auto-avaliação dos professores e dos coordenadores de cursos.

O ISDD, por parte dos alunos, é representado por uma amostragem mínima de 30 alunos por turma – emitida aleatoriamente pelo sistema –, sendo que, na ocorrência de turma com menos de 30 (trinta) alunos, todos devem responder aos quesitos.
 
A avaliação é realizada pelo aluno, de maneira voluntária e sigilosa, nos laboratórios de informática, em horários de aula, conforme cronograma a ser divulgado no período.

Após cada etapa da avaliação, os dados são convertidos em gráficos-tabelas, gerando um Índice de Satisfação Discente e Docente (ISDD). Os resultados são avaliados em conjunto com a Diretoria de Avaliação e Controle de Qualidade, coordenadores, Desenvolvimento Pedagógico (DEPED), pró-reitoria acadêmica, pró-reitoria de operações e reitoria, com total transparência.

Os quesitos, professores, profissionais dos diferentes departamentos e serviços, avaliados com conceitos não-satisfatórios (notas menores de 7,0 – sete) devem apresentar os Planos de Melhorias (PMs), que são encaminhados a cada gestor, coordenador, diretor, pró-reitores e reitoria, pela Diretoria de Avaliação e Controle de Qualidade e acompanhados durante o semestre, visando uma melhor performance na próxima avaliação. Estes Planos de Melhorias auxiliam os gestores a preservar e aprimorar a qualidade de ensino da Universidade Anhembi Morumbi.

Os resumos dos PMs são apresentados a todos os cursos e é elaborado um cartaz pelo Departamento de Marketing – Comunicação Interna, com os principais quesitos solicitados para “melhoria durante o semestre”. Esses cartazes são expostos em cada sala de aula, corredores e outros espaços de cada campus.

É feito ainda uma apresentação comparativa entre os semestres anteriores da avaliação e o atual para toda a comunidade acadêmica, com o resumo de toda a avaliação dividido por campus, curso e área, tanto do (ISDD), como das propostas dos (PMs).

A apresentação também é feita com a participação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que acompanha a avaliação desde a aplicação até as devolutivas.

É importante frisar que os discentes são convidados, e não convocados, a participar da avaliação. Se houver recusa(s), cabe ao professor convidar outro(s) aluno(s) para que o número mínimo (30) seja mantido. Por isso, a participação de cada um é valiosa e essencial. 

Diferente dos objetivos de avaliação de conteúdo das disciplinas, neste tipo de avaliação o foco é produzir mudanças nas atitudes, valores e comportamentos, visando criar a cultura da Qualidade.

Para conferir os resultados do ISDD, clique no ano desejado:

Uma universidade de fronteiras e mentes abertas