Recuperação de Dependência Química pelo Modelo Minnesota

Sobre o curso

Modalidade
Presencial

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

Não há cursos de especialização na área que contemplem o Modelo Minnesota. A totalidade de cursos encontrados nas diversas universidades contempla apenas o modelo médico e psicológico, com eficácia em torno de 10% da população tratada conforme publicações especializadas.

O modelo Minnesota traz índices de recuperação em torno de 90%, em que o assistido não atinge somente uma abstinência de álcool e outras drogas, e sim uma sobriedade duradoura e franca recuperação de sua qualidade de vida.

A quem se destina

Profissionais com graduação nas áreas de medicina, psicologia, assistência social, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física e pedagogia interessados na área e com perfil para o treinamento.

Objetivos

Ao término do curso, espera-se que o profissional esteja apto a diagnosticar, tratar e recuperar dependentes químicos, por meio do modelo que contempla os sistemas de referência e contra referência de recursos da própria comunidade, aproximando-os dos serviços de saúde coletiva, tais como programas de saúde da família e centros de atenção psicossocial especializados (CAPS-AD).

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Sobre a coordenação

  • Prof. João Lourenço Chinaglia Navajas

    Graduado em Medicina pela Faculdade de Santo Amaro – OSEC – SP / Capital, pós-graduado e especialista em Psiquiatria pelo SUDS – Ersa 14 (Complexo Hospitalar do Juquery e PUCCAMP). Especialização em psicoterapia pelo Hospital Geral do Exército de São Paulo e pelo Instituto Nacional de Terapia de Vivências Passadas. Foi médico assistente e diretor clínico da Comunidade Terapêutica Dr. Bezerra de Menezes SBCampo/SP, atuando junto aos departamentos de Dependência Química e de Psiquiatria. Foi médico assistente e diretor clínico do Recanto Maria Tereza Cotia/SP, atuando junto aos departamentos de Dependência Química e de Psiquiatria. Especialização em Fitoterapia pelo Centro de Integração a Vida – Cotia/SP e em Medicina Ortomolecular e Ultramolecular pela Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular e Radicais Livres (AMOR) – São Paulo / SP.  Pertenceu ao corpo docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro como professor assistente das disciplinas de psicologia médica, psicossomática e psiquiatria. Pertenceu ao corpo clínico e Diretoria Clínica das Casas André Luiz - Unidade de Longa Permanência.

Grade curricular

Disciplinas Série do curso
  • O Modelo Minnesota
  • Anamnese Biográfica
  • Aspectos Clínicos e Fisiopatologia do DQ
  • Desintoxicação Do Dependente Químico
  • Psicodinâmica Do Dependente Químico
    1º Semestre
  • Práticas Hospitalares (Find Addict)
  • Co-Dependência Química (Co-Dq)
  • Aspectos Éticos e Legais
  • Práticas Ambulatoriais (Recovery Program)
  • Espiritualidade Individual e Coletiva
  • Grupos de Ajuda Mútua
    2º Semestre
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    3º Semestre

Mais Informações

f377d377d186d012c7040b54ff4da992..
Português (Brasil)
English Português (Brasil)