Pós-Graduação em Moda e Sustentabilidade

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Duração
18 meses

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

Sobre o curso

Em matéria publicada na revista digital Elle no dia 20 novembro de 2016 sobre as 5 profissões de moda do futuro, “expert em sustentabilidade” é uma carreira promissora.

Um dos paradigmas relacionados à Indústria Têxtil e de confecção é a sustentabilidade que pode ser considerada a maior crítica que já vivenciou o setor da moda. Neste contexto, torna-se relevante produzir capital humano com habilidades e competências capazes de atender às demandas da sociedade de forma sustentável e ética, transformando o setor de moda de forma efetiva.

No Brasil, o ambiente da moda no que se refere à sustentabilidade e consumo consciente, tem sido progressivamente favorecido pela mobilização de profissionais, empresas, associações e mídias, estimulando o surgimento de projetos e Startups que atuam em diferentes âmbitos: ambiental, social, formação, consumo.

Levando-se em consideração que o comportamento do consumidor é de suma relevância para as empresas, nota-se que a indústria da moda vem considerando a alternativa de refletir sobre seus atuais e futuros clientes por intermédio das perspectivas da sustentabilidade. A partir deste contexto, há indícios que vêm demonstrando os caminhos trilhados pelo sistema da moda na direção da sustentabilidade, seja em seu processo criativo, desenvolvedor, produtivo ou comercial.

O curso oferece disciplinas voltadas à aquisição de conhecimentos que contemplem os objetivos propostos, tanto quanto um projeto de caráter experimental que visa propostas no âmbito da sustentabilidade delimitado na área de moda.

A quem se destina

Formação em cursos de Moda e áreas afins. Profissionais atuando nas áreas de Comunicação, Produção, Marketing, Produto, Planejamento, Comercial e outras relacionadas direta ou indiretamente à moda; empreendedores entrantes no mercado de moda.

Objetivos

– Promover o pensamento inovador para novos modelos de negócios, estimulando a lógica da sustentabilidade

– Capacitar para a visão estratégica relativa às dimensões da sustentabilidade ambiental, social e econômica;

– Estudar processos de produtivos têxteis e de confecção em moda desde a criação até a comercialização promovendo soluções inovadoras com critérios de sustentabilidade;

– Pesquisar e analisar o comportamento do consumidor no sentido de entender o desenvolvimento de produtos e a comunicação com critérios de sustentabilidade.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Sobre a coordenação

Proponentes:

Eloize Navalon: Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi; é Especialista em Moda e comunicação em Marketing pela Universidade da Anhembi Morumbi e possui graduação em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora titular da mesma Instituição nos cursos de Design de Moda, Negócios da Moda e Design Digital. Em 2007 assumiu a Coordenação do bacharelado em Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Atua em Moda desde 1988, possuindo experiência em criação, desenvolvimento e gestão de produto na indústria e no varejo de moda, bem como em figurino para teatro e dança.

Miriam Levinbook: Mestre em Design e especialista em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, graduou-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado. Atuou como gerente de produto, criação e desenvolvimento em empresas de grande porte, abrangendo a cadeia têxtil desde fiações, tecelagens, malharias, estamparias e confecções como também, no varejo de moda. É professora orientadora dos Trabalhos de Conclusão de curso do curso de Design de Moda e professora e coordenadora do curso de Bacharelado em Negócios da Moda, Master em Negócios e Varejo de Moda e Pós-Graduação em Comunicação e Produção de Moda da Universidade Anhembi Morumbi.

Grade curricular

Estrutura Curricular:

1º Semestre

– Moda e Sustentabilidade
– Moda: Desafio Ambiental
– Moda: Desafio Econômico
– Comportamento e Consumo de Moda
– Metodologia da Pesquisa Científica

 2º Semestre

– Moda, Ética e Sustentabilidade
– Inovação na Indústria da Moda
– Moda: Logística e Sustentabilidade
– Sustentabilidade no Varejo da Moda
– Gestão do Produto de Moda
– Moda e Mídias Digitais

3º Semestre

– Moda: Inovação Organizacional
– Moda: Inovação em Modelos de Negócios
– Empreendedorismo Sustentável para a Moda
– Monografia: Moda e Sustentabilidade

Ao final do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia.

Mais Informações

f293017304b7eb94435d4aede02d7b30wwwwwwwwwwwwww
Português (Brasil)
English Português (Brasil)