Pós-graduação em Merchandising no ponto-de-venda

Sobre o curso

Modalidade
Presencial

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

A comunicação das marcas no ponto-de-venda assume grande importância em um cenário altamente competitivo e pautado por consumidores mais exigentes. Esse cenário é vivido por diversos formatos varejistas, como supermercados, shoppings centers, drogarias, lojas de conveniência e agências de turismo.

Ao mesmo tempo em que pretende despertar e nutrir o interesse dos consumidores, o varejo brasileiro enfrenta uma guerra para reduzir custos e oferecer aos clientes melhores experiências de compra, que possam ser convertidas em fidelização de consumidores.

Diante disso, o especialista em merchandising no ponto-de-venda encontra um território vasto de atuação no varejo brasileiro. Ele precisa eliminar a resistência do consumidor ao entrar no ponto-de-venda e melhorar a experiência de compra com o auxílio do Merchandising, que trabalhará estímulos sensoriais como visão, audição, olfato, paladar e tato, ampliando a percepção de valor de marcas, produtos e formatos varejistas.

A quem se destina

Profissionais graduados nas áreas de Publicidade e Propaganda, Marketing, Comunicação Mercadológica, Moda e Negócios, que busquem excelência em técnicas e oportunidades para acelerar vendas, valorizar e enriquecer marcas, produtos e serviços no ponto-de-venda. Arquitetos e designers também podem encontrar excelentes contribuições de desenvolvimento profissional nesse curso.

Objetivos

O objetivo do curso é formar especialistas em Merchandising no ponto-de-venda capazes de:

  • Entender técnicas de merchandising no ponto-de-venda adequadas a diversos formatos varejistas, como supermercado/hipermercados, lojas de conveniência, farmácias/drogarias, shopping centers e home centers.
  • Entender técnicas de merchandising apropriadas à valorização de marcas no ponto-de-venda.
  • Gerenciar equipes de merchandising, motivando e incentivando práticas criativas, inovadoras e pertinentes às necessidades do consumidor.
  • Reconhecer oportunidades de melhorias de comunicação de marca em diversos pontos-de-venda.

Planejar, executar e aprimorar projetos de merchandising, desde a formação do briefing, escolha das equipes de trabalho até a execução das ações, técnicas e materiais no ponto-de-venda.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Sobre a coordenação

  • Profa. Mr. Raquel Prado

    Jornalista com vivência em Varejo, especialista em Planejamento Estratégico em Comunicação e Mestre em Comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), tendo defendido a dissertação com o tema “A participação do merchandising no processo de compra dos consumidores”. Docente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Anhembi Morumbi. Atuação em comunicação de varejo para empresas como Associação Paulista de Supermercados (Apas), TetraPak, Nestlé, J. Macedo, Heinz, entre outras. Pesquisadora do grupo Ecom (Estudos de Comunicação com o Mercado), credenciado junto à CNPq.

Grade curricular

Disciplinas Série do curso
  • História do Varejo no Brasil e no mundo
    Branding Experience
    Comportamento de compra e consumo
    Técnicas de Merchandising no ponto-de-venda
    Design Thinking no ponto-de-venda
1º Semestre
  • Visual merchandising multiformato
    Metodologia e Normas Técnicas
    Merchandising e Novas Tecnologias
    Visitas Técnicas
    Monografia (trabalho de conclusão de curso)
2º Semestre

Inscreva-se

3a6be363265a71d309537a14b516522chhhhhhhh
Português (Brasil)
English Português (Brasil)