Pós-Graduação em Figurino

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Duração
18 meses

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Sobre o curso

A demanda por profissionais qualificados em criação e produção de figurino tem se tornado foco de atenção para os cursos de moda em todo o país, uma vez que a possibilidades de atuação crescem dia a dia na chamada Indústria Criativa. Teatro, cinema, televisão (aberta e fechada), produtoras independentes, desenvolvedores de jogos, e produtores culturais em geral, necessitam cada vez mais de profissionais preparados para essa função. Porém a oferta ainda diminuta de cursos com esse escopo na cidade de São Paulo oferece uma excelente oportunidade de negócio. Contamos em nossa instituição com um corpo docente que possui experiência na criação e desenvolvimento de figurino para as mais diversas plataformas, assim como com professores pesquisadores na área, fazendo desse cenário o ideal para a proposição aqui apresentada.

Histórico e reputação da instituição na formação de profissionais em Design e Moda. Atuação do corpo docente como profissionais da área e professores pesquisadores deste segmento.

O curso oferece disciplinas voltadas à aquisição de conhecimentos que contemplem os objetivos propostos, tanto quanto um projeto prático de caráter experimental.

A quem se destina

Profissionais ligados à área de moda e de áreas afins, interessados em agregar valores diferenciais e aprimorar sua atuação no campo da criação e produção de figurinos.

Objetivos

Capacitar os profissionais a desenvolverem atividades de criação, produção e ou direção em projetos de figurino, sejam eles destinados teatro, TV e cinema, games, plataformas digitais, clipes, entre outros, que contemplem a demanda artística e cultural contemporâneas em âmbito nacional e internacional.

Proporcionar atualização profissional e novas possibilidades de atuação no mercado brasileiro e no exterior.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Sobre a coordenação

Geraldo Coelho Lima Jr.: Doutor e Mestre em Design, pela Universidade Anhembi Morumbi, onde também concluiu a Pós-Graduação Latu Senso em Neurociência aplicada à Educação (2016) e em Moda, Arte e Cultura. Designer de moda e figurino, graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2002 iniciou pesquisa a respeito da relação entre as pessoas com deficiência visual e a moda, que resultou no lançamento da coleção Olhar, Olhares pela marca Uranio, na qual implantou então, etiquetas em Braille, com indicação de cores nas peças de roupas. Este estudo ganhou embasamento a partir do curso de Pós-Graduação em Moda, com especialização em Arte e Cultura, concluído na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Em continuidade e com o objetivo de aprofundar ainda mais estas investigações uma nova pesquisa foi realizada e concluída visando o Mestrado em Design na mesma instituição. Outro campo de atuação se liga às artes cênicas com a criação de figurinos para espetáculos de teatro, dança e shows musicais e, também, a relação entre moda, arte e tecnologia com o desenvolvimento dos projetos NeuroBodyGame e BioBodyGame, Vivo Desnudo e Por Não Ser Existindo em parceria com Rachel Zuanon Dias. Professor dos cursos Design de Moda e Negócios da Moda da Universidade Anhembi Morumbi, instituição em que também é docente no curso de Pós-Graduação Neurociência aplicada à Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Moda Unificada. Atua principalmente nos seguintes temas: design, moda, percepção cultura, arte e figurino.

  • Fale com a coordenação

    Profa. Eloize Navalon

    Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, pesquisa o processo e criação do designer de moda. Professora dos cursos de Negócios da Moda e Design Digital da mesma instituição. Há 20 anos trabalha com desenvolvimentos de produtos de moda e já esteve ligada a grandes empresas como C&A, dentre outras.

Grade curricular

Estrutura Curricular

1º Semestre

– Oficina de Materiais
– História do Figurino
– Desenho Anatômico/Ilustração
– Materiais Têxteis
– Metodologia de Pesquisa Científica

2º Semestre

– Moulage
– Design de Superfícies
– Cenografia e Iluminação
– Caracterização
– Figurino Contemporâneo

3º Semestre

– Oficina de Adereços
– Acabamentos Especiais
– Pesquisa e Fundamentação (TCC)
– Criação de Personagem (TCC)
– Monografia: Figurino (TCC)

Inscreva-se

4d36e6f95f94685eda999975a0ea9736111111111111