MBA – Gestão de Aviação Civil

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Duração
18 meses

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

MBA - Gestão de Aviação Civil

Com a evolução da aviação e crescimento das empresas aéreas, vários tripulantes técnicos ascenderam às funções gerenciais, no entanto, apesar da capacitação técnica ligada ao voo, estes profissionais não dispunham de capacitação gerencial para as novas funções.

Dentro deste cenário, surgiu a necessidade de estruturar um curso focado na gestão das empresas aéreas que proporcionasse a melhoria na qualificação deste profissional e, como consequência, também a inclusão de profissionais de outras áreas à gestão de atividades ligadas à aviação.

Este curso preenche uma lacuna existente no mercado que atenderá tanto tripulantes técnicos quanto profissionais de outras áreas que pretendem ingressar nas atividades de gestão da aviação.

A quem se destina

  • Profissionais da área de aviação, pilotos, tripulantes e aeroviários que desejam aprofundar-se no conhecimento de gestão das empresas e companhias aéreas:
  • Profissionais graduados em cursos de bacharelado ou tecnólogos em áreas afins.
  • Profissionais de outras áreas que desejam ingressar em segmentos administrativos de empresas e companhias aéreas;
  • Gestores que desejam se aprofundar em conceitos de Administração e Negócios da aviação;
  • Empreendedores que desejam gerir com excelência sua própria empresa aérea.

Objetivos

  • Capacitar profissionais que atuam em nível de gerência ou diretoria e que buscam se aprofundar em conceitos de gestão de empresas aéreas, com o intuito de crescer em suas organizações, especialmente companhias aéreas ou ligadas à aviação;
  • Instrumentalizar empreendedores que necessitam aprimorar sua capacidade de gestão de empresas aéreas;
  • Capacitar profissionais em início de carreira a assumir posições gerenciais da aviação;
  • Desenvolver habilidades interpessoais fundamentais aos líderes do futuro;
  • Proporcionar ao aluno maior aprofundamento em temas de administração e negócios da aviação;

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Sobre a coordenação

Coordenação do Curso: Profº Drº Edson Luiz Gaspar

Doutor em Ciências Policiais, de Segurança e Ordem Pública; mestre em Administração de Empresas; pós-graduado e graduado em Análises de Sistemas. Atuou por cerca de 20 anos como Piloto de Helicóptero e Avião no Grupamento de Radiopatrulha Aérea (helicópteros “Águias” da PM de SP), desempenhando tanto funções técnicas ligadas ao voo em atividades policiais e de resgate aeromédico, quanto funções administrativas ligadas à gestão de aviação.

Foi o responsável pela criação e implantação da Escola de Aviação da PM de São Paulo, para seleção e formação dos pilotos policiais, atuou como Comandante da Base de helicópteros de Campinas e posteriormente como Subcomandante e Comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea na Gestão da Aviação de Segurança Pública nas 10(dez) bases instaladas pelo estado de São Paulo. Além de instrutor de avião e helicóptero, também possui especialização na área de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, com atuação como membro do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do CENIPA (Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Iniciou como docente universitário em 1990, sendo que atualmente responde pela coordenação da Graduação em Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi, desde 2003, e também pela Coordenação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Segurança de Voo, desde 2013, e Planejamento e Gestão de Aeroportos, desde 2014.

Grade curricular

1º semestre
Direito da Aviação Civil
Gestão de Finanças
Gestão de Pessoas e Liderança
Regulação na Aviação Civil
Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional

2º semestre
Auditoria Interna de Qualidade na Aviação
Controle do Espaço Aéreo
Economia no Transporte Aéreo
Gestão de Serviços na Aviação
Negociação

3º semestre
Cultura Organizacional em Companhias Aéreas
Gestão de Manutenção e Operações Aéreas
Marketing na Aviação
Metodologia da Pesquisa Científica
Monografia – Gestão de Aviação Civil
Planejamento Estratégico para Empresas

Inscreva-se

dff5ea33cc1973a8c5ec0c203bd818bfvvvvvvvvvvvvvvvvvv