Especialização em Inovação em Tecnologias Educacionais

Sobre o curso

Modalidade
A Distância
Tipo de Curso
Lato Sensu
Duração
12 meses

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Inovação em Tecnologias Educacionais

O curso de especialização (pós-graduação lato-sensu) em Inovação em Tecnologias Educacionais é focado em tópicos atuais sobre o uso de tecnologias em educação e sobre educação a distância. As disciplinas combinam atividades interativas e colaborativas, incluindo atividades on-line e encontros presenciais obrigatórios, no final de cada semestre, que ocorrerão na cidade de São Paulo.

O programa também combina a exploração da teoria de ponta sobre essas áreas com atividades práticas, de construção de objetos e projetos por parte dos alunos.

FAQ

Como faço a matrícula no curso?
Aqui!

O curso será online?
As atividades do curso serão todas online, com exceção de 2 (dois) encontros presenciais, reservados para avaliação e defesa do seu eportfólio.

Quando e onde ocorrerão os encontros presenciais?
Os encontros presenciais ocorrerão ao final de cada semestre, em um sábado, em São Paulo.

Qual é a duração do curso?
O curso tem a duração de 12 (doze) meses.

Quais são os pré-requisitos para participar do curso?
Você deve ter noções básicas do uso de computador e da Internet.
Não são necessários conhecimentos prévios sobre Tecnologia Educacional nem Educação a Distância.

Quais são as disciplinas do curso?
O curso tem 10 (dez) disciplinas:
* Fundamentos da Tecnologia Educacional e Educação a Distância
* Design Educacional
* Tutoria e Docência On-Line
* Gestão em Tecnologia Educacional e Educação a Distância
* Avaliação
* Redes Sociais em Educação
* Games, Simulações e Mundos Virtuais em Educação
* Mobile Learning
* Tendências em Tecnologia Educacional e Educação a Distância
* ePortfólio

Quem são os professores do curso?
Os professores do curso são especialistas renomados em tecnologia educacional e educação a distância:
* Andrea Filatro – Doutora em Educação (USP)
* Cristiana Mattos Assumpção — Doutora em Instructional Design and Media (Columbia University)
* Eliane Schlemmer — Doutora em Informática na Educação (UFRGS)
* Jose Erigleidson — Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP)
* Luciana Santos — Mestre em Gerontologia (PUC-SP)
* Patrícia Passos — Mestre em Educação (PUC-SP)
* Paulo Simões — Mestre em Pedagogia do E-learning (Universidade Aberta – Portugal)
* Robson Santos da Silva — Mestre em Educação (Universidade Federal do Amazonas)
* Susane Garrido — Doutora em Informática na Educação (UFRGS)
* Wanderlucy Czeszak – Doutora em Educação e Tecnologias (USP)

Quem é a Coordenadora do curso?
A coordenadora do curso é a Profa. MSc. Roberta Beatriz Aragon Bento ,Mestre em Engenharia de Software em Engenharia da Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui quinze anos de experiência em desenvolvimento de software, sobretudo no mercado financeiro. Leciona disciplinas das áreas de Banco de Dados e Engenharia de Software na pós-graduação e na graduação nas modalidades presencial e on-line. Ministra palestras e treinamentos nas áreas de Engenharia de Requisitos, Engenharia de Software, Gestão de Projetos e Business Intelligence.

Os professores serão conteudistas ou tutores?
Os professores do curso não serão meros conteudistas. Eles poderão produzir conteúdos para as disciplinas, mas utilizarão também conteúdos já existentes (como livros, artigos, dissertações e teses, trabalhos apresentados em congressos, sites, vídeos, aulas gravadas etc.). Sua função principal será propor e avaliar atividades e interagir com você, durante as disciplinas.
Os professores tampouco serão meros tutores para tirar dúvidas. Caso seja necessário, os professores terão assistentes, mas o curso não é autoinstrucional, ou seja, não está organizado para você estudar sozinho. Ao contrário, você interagirá e colaborará intensamente com seus professores e colegas de turma.

Qual é o objetivo do curso?
O objetivo do curso é capacitar você a implementar e coordenar projetos educacionais inovadores que utilizem tecnologia, incluindo Educação a Distância.

Qual é o público-alvo do curso?
O curso é voltado a pedagogos (ou graduados em outras áreas das ciências humanas), professores e coordenadores que desejem compreender melhor e praticar o uso de tecnologias; graduados em Tecnologia (ou áreas afins) que desejem compreender melhor seus usos pedagógicos; todos os interessados no uso de tecnologias em educação e em educação a distância; e interessados em inovação nessas áreas.

Quanto tempo devo me dedicar para acompanhar o curso?
Pressupomos que você se dedique em média 10 (dez) horas semanais para acompanhar o curso, mas isso variará em função do seu interesse e da sua disponibilidade em cada semana.

Como serão as atividades do curso?
Serão propostas atividades semanais online colaborativas, envolvendo leituras, debates e desenvolvimento de artefatos e projetos.
As atividades serão primordialmente assíncronas, ou seja, você poderá realizá-las nos dias e horários que desejar, mas poderão também ser organizadas atividades síncronas (em que os professores e alunos se reunirão virtualmente no mesmo dia e horário), em função do interesse e da disponibilidade da turma.

Como será a avaliação do curso?
As avaliações serão realizadas em cada disciplina por conceitos (Aprovado ou Reprovado).
Para ser aprovado no curso, o aluno deverá também apresentar e defender seu eportfólio, que será avaliado por uma banca.

Este curso de Pós-Graduação Lato Sensu é reconhecido pelo MEC?
Sim. A Universidade Anhembi Morumbi é credenciada junto ao MEC para a oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade a distância.

Qual a plataforma virtual que é utilizada neste Curso?
O Blackboard será utilizado como Ambiente Virtual de Aprendizagem, ao qual você terá acesso no início do curso. Serão utilizadas também algumas ferramentas da Web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.

Terei explicações iniciais de como utilizar a plataforma Blackboard?
Sim. Os primeiros dias do curso serão dedicados à sua interação com a interface.

Preciso ter um computador e programas específicos para conseguir fazer o curso?
Você precisa apenas de um computador com acesso à Internet.

DIFERENCIAIS
  • Metodologia baseada em teorias pós-construtivistas e em teorias da interação e no conectivismo;
    • Professores especialistas no uso de tecnologias em educação e em educação a distância;
    • Experiência de mais de uma década da Anhembi Morumbi na oferta de disciplinas e cursos a distância.

A quem se destina

O curso é voltado a pedagogos (ou graduados em outras áreas das ciências humanas), professores e coordenadores que desejem compreender melhor e praticar o uso de tecnologias inovadoras, como também a graduados em Tecnologia (ou áreas afins) que desejem compreender melhor seus usos pedagógicos.

Objetivos

Capacitar os alunos a implementar e coordenar projetos educacionais inovadores que utilizem tecnologia, incluindo Educação a Distância.

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Sobre a coordenação

  • Coordenadora do curso

    Profa. MSc. Roberta Beatriz Aragon Bento

    Mestre em Engenharia de Software em Engenharia da Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui quinze anos de experiência em desenvolvimento de software, sobretudo no mercado financeiro. Leciona disciplinas das áreas de Banco de Dados e Engenharia de Software na pós-graduação e na graduação nas modalidades presencial e on-line. Ministra palestras e treinamentos nas áreas de Engenharia de Requisitos, Engenharia de Software, Gestão de Projetos e Business Intelligence.

Grade curricular

Inovação em Tecnologias Educacionais

Disciplinas Série do curso
  • AVALIAÇÃO
  • DESIGN EDUCACIONAL
  • FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTANCIA
  • GESTÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTANCIA
  • TUTORIA E DOCÊNCIA ON-LINE
1º Semestre
  • GAMES, SIMULAÇÕES E MUNDOS VIRTUAIS EM EDUCAÇÃO
  • MOBILE LEARNING
  • REDES SOCIAIS EM EDUCAÇÃO
  • TENDÊNCIAS EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTANCIA
  • E-PORTFÓLIO
  • MONOGRAFIA – INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
2º Semestre

Inscreva-se

ce300a8726debf3dcdd05fc582cad412#######