Especialização em Design de Interação e Inovação – Internet das Coisas

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Duração
18 meses

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Sobre o Curso

O curso de “Especialização Design de Interação e Inovação – Internet das Coisas” é a leitura da revolução digital em trazer novos desafios para que a conversação dos humanos com os equipamentos digitais, dotados de capacidade interativa, seja cada vez mais amigável. A área de conhecimento e de formação profissional, que garante a realização otimizada desse tipo de conversação, é o Design, mais especificamente o Design de Digital e Design de Interação.

O estudante estará capacitado a trabalhar em empresas de tecnologia, estúdios de criação digital, agências de publicidade, estúdios de animação, cinema e televisão, assim como na indústria de desenvolvimento de jogos digitais.

O curso de especialização em “Design, Criatividade e Inovação” tem como propósito o desenvolvimento de uma cultura de inovação no cotidiano do estudante – independente da sua área de atuação – aplicando a abordagem do Design Thinking (popularizado pela IDEO) como alicerce criativo e sustentável. O curso é formado por três núcleos principais e contém 3 intersecções (Fig. 1) que são os arcabouços teóricos e práticos das disciplinas, valorizando assim o conhecimento adquirido de maneira transdisciplinar e cíclica. O foco é qualificar profissionais para atuar de forma criativa no desenvolvimento de projetos nas áreas de humanas, sociais, biológicas ou exatas.

A quem se destina

Profissionais com nível superior completo, como arquitetos, urbanistas, designers, administradores, gestores, analistas, engenheiros, economistas, jornalistas, profissionais do marketing, publicitários, técnicos, artistas, agentes do setor público e demais interessados no aperfeiçoamento de habilidades transdisciplinares oriundas do Design & Inovação. Também faz parte do público-alvo profissionais com vivência em cargos executivos como gerentes, diretores de negócios e consultores, que necessitam aprofundar seus conhecimentos específicos na área de Design e Inovação, garantindo abordagens mais criativas.

Objetivos

Geral:

Formar profissionais capazes de atuar na pesquisa, concepção, planejamento, implantação e documentação de projetos que envolvam as áreas de negócios, tecnologia e valores humanos com uma visão criativa e inovadora do projeto de design; capacitar o aluno a identificar e utilizar as suas potencialidades criativas nas novas realidades comunicacionais e estéticas, atentando-se aos principais desafios desta época; renovar profissionais da área de Design conjugando teoria e prática.

Específicos:

Dominar os princípios e os conceitos que fundamentam a prática do Design, Criatividade e Inovação; desenvolver a capacidade de observação, análise, reflexão e crítica para fazer escolhas e articulações criativas e inovadoras, sempre se pautando no bem-estar geral e utilizando recursos experimentais; desenvolver habilidades de concatenar diversas tecnologias e meios para criar soluções inovadoras usando as tecnologias digitais e os dispositivos móveis; propor discussões, dinâmicas de grupo e estudos de casos.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Sobre a coordenação

  • Fale com a Coordenação

    Prof. Ricardo Alexandre Bontempo

    Possui mestrado em Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2006); graduação em Superior de Tecnologia em Informática pela Uniclar - União das Faculdades Claretianas (2001) e curso-técnico-profissionalizante em Processamento de Dados pelo Colégio Módulo (1994). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, na área de Banco de Dados, trabalhando com AS400 e Oracle. Desenvolve componentes de integração na área de BPM, e tem certificação do pacote Adobe CS5 em Photoshop, Illustrator, Indesign, Flash, Premiere, Dreamweaver.  É Professor da Universidade Anhembi Morumbi desde o ano 2000.

Grade curricular

1˚ Semestre:

– Gestão de Pessoas e Liderança (EAD)
– Pesquisa e Análise de Tendências (Coolhunting & Forecasting)
– Apresentação de Projetos
– Design Thinking
– Direção de Arte & Branding
– UX Design
– Laboratório de Criatividade & Visual Thinking
– Projeto I: Inovação Emocional

2˚ Semestre:

– Metodologia da Pesquisa Científica (EAD)
– Gestão de Novas Mídias (EAD)
– Tecnologia & Inovação Disruptiva
– Gestão do Conhecimento
– Gestão do Design
– Design de Serviços
– Projeto II: Inovação Funcional

3˚ Semestre:

– Monografia: Design, Criatividade & Inovação

Ao final do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia.

A Monografia integra a matriz curricular do curso de Pós-graduação lato sensu e constitui atividade obrigatória para sua integralização. Foram definidas como linha de pesquisa para este curso os seguintes temas, coerentes com aquelas desenvolvidas na Escola a que pertence o curso: Design, Criatividade e Inovação.

A Monografia consiste em um estudo aprofundado de um tema específico relacionado à área de estratégia e inovação. Na condução deste trabalho o aluno tem a oportunidade de contrapor teoria e prática, bem como iniciar-se na pesquisa científica, contribuindo para a construção do conhecimento e preparando-se para, eventualmente, cursar uma Pós-graduação stricto sensu.

Inscreva-se

a7088908fce0dfa5144be11544954c33LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL