Especialização em Design de Interação e Inovação – Internet das Coisas

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Duração
3 semestres

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

Sobre o Curso

O curso de “Especialização Design de Interação e Inovação – Internet das Coisas” é a leitura da revolução digital em trazer novos desafios para que a conversação dos humanos com os equipamentos digitais, dotados de capacidade interativa, seja cada vez mais amigável. A área de conhecimento e de formação profissional, que garante a realização otimizada desse tipo de conversação, é o Design, mais especificamente o Design de Digital e Design de Interação.

O estudante estará capacitado a trabalhar em empresas de tecnologia, estúdios de criação digital, agências de publicidade, estúdios de animação, cinema e televisão, assim como na indústria de desenvolvimento de jogos digitais.

O curso de especialização em “Design, Criatividade e Inovação” tem como propósito o desenvolvimento de uma cultura de inovação no cotidiano do estudante – independente da sua área de atuação – aplicando a abordagem do Design Thinking (popularizado pela IDEO) como alicerce criativo e sustentável. O curso é formado por três núcleos principais e contém 3 intersecções (Fig. 1) que são os arcabouços teóricos e práticos das disciplinas, valorizando assim o conhecimento adquirido de maneira transdisciplinar e cíclica. O foco é qualificar profissionais para atuar de forma criativa no desenvolvimento de projetos nas áreas de humanas, sociais, biológicas ou exatas.

A quem se destina

Profissionais com nível superior completo, como arquitetos, urbanistas, designers, administradores, gestores, analistas, engenheiros, economistas, jornalistas, profissionais do marketing, publicitários, técnicos, artistas, agentes do setor público e demais interessados no aperfeiçoamento de habilidades transdisciplinares oriundas do Design & Inovação. Também faz parte do público-alvo profissionais com vivência em cargos executivos como gerentes, diretores de negócios e consultores, que necessitam aprofundar seus conhecimentos específicos na área de Design e Inovação, garantindo abordagens mais criativas.

Objetivos

Geral:

Formar profissionais capazes de atuar na pesquisa, concepção, planejamento, implantação e documentação de projetos que envolvam as áreas de negócios, tecnologia e valores humanos com uma visão criativa e inovadora do projeto de design; capacitar o aluno a identificar e utilizar as suas potencialidades criativas nas novas realidades comunicacionais e estéticas, atentando-se aos principais desafios desta época; renovar profissionais da área de Design conjugando teoria e prática.

Específicos:

Dominar os princípios e os conceitos que fundamentam a prática do Design, Criatividade e Inovação; desenvolver a capacidade de observação, análise, reflexão e crítica para fazer escolhas e articulações criativas e inovadoras, sempre se pautando no bem-estar geral e utilizando recursos experimentais; desenvolver habilidades de concatenar diversas tecnologias e meios para criar soluções inovadoras usando as tecnologias digitais e os dispositivos móveis; propor discussões, dinâmicas de grupo e estudos de casos.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Sobre a coordenação

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

  • Claudio Oliveira Gusmão

    Mestre em Design para Meios Interativos e Emergentes e bacharel em Design Digital. Ampla experiência na área de tecnologia e design digital em empresas dos mais variados segmentos. Indicado ao prêmio Peixe Grande na área de Design de Interfaces, em 2006, e participou da startup Via7, voltada à produção de conteúdo infantil para o portal iG em 2001. Atualmente, desenvolve projetos de Design Gráfico e Digital como freelancer. Leciona nos cursos de Design Digital, Design Gráfico e Design de Games, bem como nos cursos de pós-graduação em Direção de Arte para Meios e Mídias Contemporâneas; e Ilustração, Infografia e Motion Graphics.

Grade curricular

1˚ Semestre:

– Gestão de Pessoas e Liderança (EAD)
– Pesquisa e Análise de Tendências (Coolhunting & Forecasting)
– Apresentação de Projetos
– Design Thinking
– Direção de Arte & Branding
– UX Design
– Laboratório de Criatividade & Visual Thinking
– Projeto I: Inovação Emocional

2˚ Semestre:

– Metodologia da Pesquisa Científica (EAD)
– Gestão de Novas Mídias (EAD)
– Tecnologia & Inovação Disruptiva
– Gestão do Conhecimento
– Gestão do Design
– Design de Serviços
– Projeto II: Inovação Funcional

3˚ Semestre:

– Monografia: Design, Criatividade & Inovação

Ao final do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia.

A Monografia integra a matriz curricular do curso de Pós-graduação lato sensu e constitui atividade obrigatória para sua integralização. Foram definidas como linha de pesquisa para este curso os seguintes temas, coerentes com aquelas desenvolvidas na Escola a que pertence o curso: Design, Criatividade e Inovação.

A Monografia consiste em um estudo aprofundado de um tema específico relacionado à área de estratégia e inovação. Na condução deste trabalho o aluno tem a oportunidade de contrapor teoria e prática, bem como iniciar-se na pesquisa científica, contribuindo para a construção do conhecimento e preparando-se para, eventualmente, cursar uma Pós-graduação stricto sensu.

Mais Informações

dapibus elit. justo ipsum Phasellus Aenean Lorem in nunc Nullam fringilla risus.
Português (Brasil)
English Português (Brasil)