Educação Infantil e Alfabetização

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Lato Sensu
Duração
3 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Educação Infantil e Alfabetização

O curso tem como objetivo aprofundar os conhecimentos básicos para a atuação no trabalho cotidiano da docência, gestão, supervisão e organização curricular em instituições de Educação Infantil, bem como na formação de profissionais para cuidar/educar crianças de 0 a 6 anos.

Também estimulará o profissional a compreender os aspectos políticos da Educação Infantil, com foco nas políticas públicas que envolvam a família, o Estado e as instituições educacionais, e resgatar o conceito de criança, enquanto construtora de seu próprio conhecimento e de sua história social, pessoal, cidadã e como sujeito de direitos. Além disso, o programa visa a promover uma reflexão sobre os fundamentos históricos, sociopolíticos, pedagógicos e psicológicos relativos à Educação Infantil, entre outros objetivos.

A quem se destina

O curso é voltado para profissionais formados em nível superior:

Professores e demais membros do magistério, em exercício em instituições de Educação Infantil; Assessores ou dirigentes de órgãos executivos ou normativos de sistemas educacionais; Profissionais de órgãos públicos, privados ou entidades com atribuições de planejamento, gestão ou controle de educação. Também é direcionado a profissionais graduados em cursos de bacharelado ou tecnológico de graduação nas áreas afins.

Objetivos

  • Desenvolver habilidades relacionadas ao exercício do trabalho no cotidiano da docência, gestão, supervisão e organização curricular;
    • Estimular o profissional a compreender os aspectos políticos da Educação Infantil, com foco nas políticas públicas que envolvam a família;
    • Entre outros.

 

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Sobre a coordenação

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

  • Profa. Ana Maria Nascimento Damiani

    Mestre na área do Distúrbio do Desenvolvimento, concluído o mestrado na Universidade Presbiteriana  Mackenzie, sobre o tema “ A  Inclusão/ Integração de Alunos Deficientes  no  Ensino Regular: balanço  tendencial da produção acadêmica sobre o tema ano 2001 Pós- Graduação. Lato Sensu  Psicopedagogia  Clinica e Institucional - Faculdades Oswaldo Cruz sobre o tema “ A criança Diabética e a Ação do Psicopedagogo” ano 1997. Curso de  Especialização- Pedagogia  Hospitalar- Pontifícia Universidade Católica PUC/São Paulo 2004. Licenciatura Plena em  Pedagogia – Faculdade de Filosofia  Ciências  e Letras  Oswaldo Cruz-1991. Bacharelado- Formação Plena  em Biologia  Especialista  em Genética e Oceanografia- UNISA- 1982. Consultório de Psicopedagogia Clinica; Consultora do guia  do estudante Melhores  Universidades-2011 até os dias de hoje; Professora  do  Ensino  Superior- Consultora  do SENAC: projetos pedagógicos; Coordenadora  e Assistente de Direção Faculdade Oswaldo Cruz  SP 2002 / 2009 Coordenadora da  Faculdade  Santa Marina 2004 /2009, do Curso de Pedagogia, Coordenadora  dos projetos  Brincando com as Dificuldades de Aprendizagem, Child Care, Coordenadora do Lato Sensu dos curso de Psicopedagogia Clinica e Institucional, Cursos de Extensão. Assistente de Direção e Psicopedagoga  das Faculdades Integradas Paulista e UNIBR 2010/2012. Coordenadora do Hospital Municipal Menino Jesus- São Paulo- Projeto de Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia  Hospitalar, 2009/2011. Professora Pós Graduação: Psicopedagogia Institucional Ensino EAD  Anhanguera, 2012/2013. Diretora Acadêmica da Faculdade Paschoal Dantas, São Paulo, 2012 e 2013. Coordenadora (2014 até os dias de hoje) e Professora( 2009 até os  dias de hoje Pós Graduação) da escola de  Ciências Humanas e Sociais Universidade Anhembi Morumbi, Graduação e Pós graduação.

Grade curricular

Disciplinas Série do curso
  • Alfabetização e Letramento na Educação Infantil
  • Educação e Matemática na Educação Infantil
  • Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem
  • Literatura Infantil
1º Semestre
  • Gestão da Escola na Educação Infantil
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Metodologias e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • Psicomotricidade, Jogos E Brincadeiras na Educação Infantil
  • Tecnologia na Educação Infantil
2º Semestre
  • Currículo e Organização da Escola de Educação Infantil
  • Educação Inclusiva
  • Monografia – Educação Infantil e Alfabetização
  • Neurociências e o Desenvolvimento da Criança
  • Pedagogia das Competências
3º Semestre

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)