Educação Inclusiva Novos Rumos

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Duração
2 semestres

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

O curso capacita profissionais para atuar de forma crítica e competente diante das necessidades especiais. Aborda aspectos relacionais, afetivos e sociais diante da diferença, enfocando o compromisso da escola frente à concepção inclusiva e abrangendo concepções atuais sobre educação especial, inclusão escolar e suas possibilidades educativas, e ainda a compreensão dos processos cognitivos e dos problemas de aprendizagem.

A quem se destina

O curso é voltado para profissionais da área da educação, com ênfase para graduados em pedagogia ou graduados que tenha interesse no assunto. Há também grande relação com o trabalho desenvolvido por diretoria escolar, coordenação pedagógica e outras áreas.

Objetivos

    Espera-se que o especialista em Educação Especial seja capaz de:

  • Analisar cada tecnologia e seus recursos mediante as dificuldades encontradas do ser humano.
  • Entender os processos neurológicos anatômicos  e fisiológicos  para a cognição.
  • Planejar e implementar projetos  de acordo  com  cada  situação apresentada na Educação Especial.
  • Gerir pessoas para a mudança educacional e social.
  • Reconhecer as tendências pedagógicas, seus objetivos métodos e avaliações para cada caso da Educação Especial.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Sobre a coordenação

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

  • Profa. Ana Maria Nascimento Damiani

    Mestre na área do Distúrbio do Desenvolvimento, concluído o mestrado na Universidade Presbiteriana  Mackenzie, sobre o tema “ A  Inclusão/ Integração de Alunos Deficientes  no  Ensino Regular: balanço  tendencial da produção acadêmica sobre o tema ano 2001 Pós- Graduação. Lato Sensu  Psicopedagogia  Clinica e Institucional - Faculdades Oswaldo Cruz sobre o tema “ A criança Diabética e a Ação do Psicopedagogo” ano 1997. Curso de  Especialização- Pedagogia  Hospitalar- Pontifícia Universidade Católica PUC/São Paulo 2004. Licenciatura Plena em  Pedagogia – Faculdade de Filosofia  Ciências  e Letras  Oswaldo Cruz-1991. Bacharelado- Formação Plena  em Biologia  Especialista  em Genética e Oceanografia- UNISA- 1982. Consultório de Psicopedagogia Clinica; Consultora do guia  do estudante Melhores  Universidades-2011 até os dias de hoje; Professora  do  Ensino  Superior- Consultora  do SENAC: projetos pedagógicos; Coordenadora  e Assistente de Direção Faculdade Oswaldo Cruz  SP 2002 / 2009 Coordenadora da  Faculdade  Santa Marina 2004 /2009, do Curso de Pedagogia, Coordenadora  dos projetos  Brincando com as Dificuldades de Aprendizagem, Child Care, Coordenadora do Lato Sensu dos curso de Psicopedagogia Clinica e Institucional, Cursos de Extensão. Assistente de Direção e Psicopedagoga  das Faculdades Integradas Paulista e UNIBR 2010/2012. Coordenadora do Hospital Municipal Menino Jesus- São Paulo- Projeto de Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia  Hospitalar, 2009/2011. Professora Pós Graduação: Psicopedagogia Institucional Ensino EAD  Anhanguera, 2012/2013. Diretora Acadêmica da Faculdade Paschoal Dantas, São Paulo, 2012 e 2013. Coordenadora (2014 até os dias de hoje) e Professora( 2009 até os  dias de hoje Pós Graduação) da escola de  Ciências Humanas e Sociais Universidade Anhembi Morumbi, Graduação e Pós graduação.

Grade curricular

Disciplinas
  • Educação Especial e a Neurociências
  • Diversidade e Educação Especial
  • História da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil: Aspectos Filosóficos e Legais
  • Fundamentos Biológicos e Psicológicos das Deficiências
  • Síndromes deficiências e dificuldades de aprendizagem
  • Deficiência Auditiva/Surdez e visual: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares
  • Currículo na Escola Inclusiva: Inovações em Educação Especial
  • Deficiência Física: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares
  • Condutas Típicas: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares
  • Altas Habilidades e deficiências Intelectuais: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares
  • TCC trabalho de conclusão de Curso

Mais Informações

Português (Brasil)
English Português (Brasil)