A quem se destina: as bolsas do PIBIC/CNPq são destinadas aos alunos da graduação que estejam regularmente matriculados e não possuam vínculo empregatício.

Formas de Concessão: uma vez por ano, em março de cada ano o edital para solicitação de bolsas é divulgado para início em agosto do mesmo ano.

Como solicitar: de acordo com as datas informadas via comunicado on-line e divulgação no portal os professores doutores apresentam suas propostas de pesquisa de acordo com informações disponibilizadas no Edital divulgado.

Avaliação: Os processos serão submetidos à avaliação de Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação, em seguida todo o material avaliado é submetido ao Comitê Externo de Seleção que é composto por professores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq.

Fomento: os alunos que foram indicados pelos professores e que tem seus projetos aprovados recebem bolsa no valor de R$ 400,00 (trezentos reais) durante o período de 12 (doze) meses, pagos diretamente pelo CNPq. Os alunos desta modalidade, passam a fazer parte da categoria de AIC – Aluno de Iniciação Científica na biblioteca onde lhe é permitido retirar 04 exemplares de livros e permanecer com eles por 10 dias.

Obrigações: Além de assinar contrato de pesquisa direto com o CNPq, os alunos aprovados devem entregar relatório parcial da pesquisa, apresentar o trabalho em eventos científicos (Encontro Científico e CONIC), entregar o Relatório Final de Pesquisa acompanhado do comprovante de envio do artigo para publicação em Revista de Iniciação Científica específica da área.