Programa Top España Santander premia aluna e docente da Universidade

11h39

A estudante Thalita Aureliano dos Santos, do curso de Arquitetura e Urbanismo e o docente Ricardo de Almeida Pinto, da Escola de Engenharia e Tecnologia, foram os contemplados do Programa Top España Santander Universidades.

A aluna contemplada, Thalita Aureliano dos Santos

Thalita e Ricardo ganharam bolsas de estudos para o curso de Língua e Cultura Espanhola, na Universidad de Salamanca, durante o período de 03 a 22 de julho de 2017. Além do curso, o programa também arcará com as despesas de passagens aéreas, hospedagem, alimentação, material de apoio e certificado internacional.

O Top Espanã Santander Universidades visa proporcionar aos estudantes dos cursos de Graduação a oportunidade de acesso a outras culturas e a complementação do seu currículo por meio de intercâmbios com instituições de ensino superior em diversos países ao redor do mundo.

Por isso, durante 19 dias, os ganhadores terão a oportunidade de estudar a língua espanhola na mais antiga da Espanha, além de conhecer a cultura da região, vivenciar experiências e expandir suas visões de mundo.

Professor Ricardo, que leciona nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão de TI, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica, diz que recebeu com muita surpresa a notícia de que havia sido selecionado.

“Fui indicado pela Direção da Escola e pela Reitoria da Universidade e fiquei bastante surpreso quando fui contatado pelo International Office, informando que tinha sido indicado para concorrer à bolsa. Após isso, veio a notícia que eu era o professor ganhador, quando recebi um e-mail do meu diretor, Prof. Luciano Freire, da Profa. Cristiane Alperstedt e do Reitor, Prof. Paolo, informando que tinha sido o contemplado e  isso foi motivo de muita alegria para mim”, finaliza o docente.

O docente Ricardo de Almeida Pinto, da Escola de Engenharia e Tecnologia

A aluna Thalita, apesar de reconhecer sua determinação e empenho nos estudos, afirma que não imaginava que teria chances, por estar receosa com um dos critérios de desempate, que eram as notas e o desempenho acadêmico.

“Mesmo sempre me esforçando ao máximo, nunca fico satisfeita com meus resultados, pois sou muito exigente. Desta forma, imaginei que minhas notas não seriam suficientes. Estou em um momento tão caótico, com todas as entregas de trabalho chegando, que honestamente, tinha até esquecido da inscrição. Mas quando minha mãe, que foi quem recebeu a notícia que eu havia sido contemplada, me informou, não sabia nem como reagir, nem acreditei na hora”, comenta radiante a estudante.

Thalita adianta que, até o momento, teve a oportunidade de viver grandes experiências e que tem aprendido muito a cada dia na Universidade, ressaltando que com essa viagem espera absorver o máximo da cultura e aprender muito sobre Arquitetura, área na qual cursa sua graduação.

Já o professor destaca que pretende conhecer metodologias diferentes de ensino para poder aplicar novas técnicas em suas aulas nos próximos semestres.

O Top Espanã Santander Universidades visa proporcionar aos estudantes dos cursos de Graduação a oportunidade de acesso a outras culturas e a complementação do seu currículo por meio de intercâmbios com instituições de ensino superior em diversos países ao redor do mundo.

Parabéns ao docente e à nossa aluna por essa importante conquista!