Estudantes de Sistemas da Informação desenvolvem aplicativos para controle da água e são selecionados para o Benchmarking Brasil

14h38

Fabrício Tenaglia e Igor Siqueira, estudantes de Sistemas de Informação da Universidade Anhembi Morumbi, acabam de ter seus projetos “Irriga Ação” e “Ponto Falho”, respectivamente, selecionados para 1ª edição do Hackathon MAIS da Sustentabilidade, integrante do Programa Benchmarking Brasil em parceria com o Instituto Mais e com apoio de universidades e organizações parceiras.

A iniciativa é voltada ao público jovem, formado por programadores, desenvolvedores, designers, educadores, entre outros, e tem o propósito de promover o desenvolvimento de projetos de aplicativos voltados às boas práticas sustentáveis na área de recursos hídricos.

De acordo com José Valdvogel de Almeida, professor do curso de Engenharia de Software da Anhembi Morumbi, o desperdício de água é um problema socioambiental com consequências graves para o meio ambiente. “O programa Hackathon MAIS transporta os estudantes do âmbito acadêmico para tratar essa problemática por meio de ideias inovadoras”, complementa.

Segundo Fabrício Tenaglia, estudante do 8º semestre do curso de Sistemas de Informação, o concurso estimula o autodesenvolvimento, uma competência muito valorizada nas organizações. “Esse estímulo resulta em projetos que visam ajudar as pessoas no desafio de preservar o meio ambiente”, ressalta.

Já para Igor Siqueira, estudante do 3º semestre do curso de Sistemas de Informação, participar do programa trouxe a oportunidade de colocar em prática todo conteúdo aprendido nesse um ano e meio de estudos. “Eu acredito, sem dúvida, que ainda há tempo de iniciar uma nova postura em relação ao meio ambiente. Os aplicativos contribuem para que mais pessoas tenham acesso às ferramentas, sejam elas para denunciar desperdícios ou controlar o uso da água”, explica.

Os estudantes farão apresentação dos projetos ao público presente entre os dias 01 e 02 de julho, na 13ª Benchmarking Brasil, e serão submetidos ao júri popular. As cinco maiores pontuações do júri técnico e popular receberão certificados e troféus personalizados.

Parabéns aos desenvolvedores e equipe!