Alunas de Jornalismo conquistam 2º lugar no Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental

18h03

Alunas de Jornalismo conquistam 2º lugar no Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental (FICSAM), na categoria Escola/Universidades, com o documentário “Equoterapia – A esperança de vencer”. O Festival aconteceu no Museu Municipal de Faro e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal, durante o mês de outubro.

Foram 50 concorrentes dos mais diversos países, apresentando curtas e longas metragens de ficção, documentários, animações e videoclipes. E as estudantes Beatriz Inoue, Gabriella Paques, Larrisa Lima e Thainá Costa colocaram o Brasil, pela primeira vez, entre os primeiros colocados na premiação.

O festival tem o objetivo sensibilizar o público, por meio do cinema, para questões relacionadas à saúde mental dos indivíduos com limitações cerebrais, promovendo o combate de estigmas e qualquer tipo de descriminação.

“No início, pensávamos em produzir um documentário sobre crianças com autismo. Foi então que fomos atrás de métodos que pudessem ajudar no desenvolvimento das mesmas e conhecemos a Equoterapia.  Encontramos a Equoterapia Esperança e a Cavalaria 9 de Julho, que nos deu todas as informações necessárias sobre esse método terapêutico, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e auxilia no desenvolvimento de diversas patologias. Optamos por contar histórias de quatro crianças com diferentes patologias e suas famílias, mostrando a importância dessa técnica, conta a feliz e orgulhosa integrante do grupo, Beatriz Inoue.

O documentário foi divulgado no canal TAKE UAM no Youtube, na Rádio CBN e uma entrevista sobre a produção e exibição na TV Câmara SP.

Para quem ficou interessado, segue o link do curta: https://www.youtube.com/watch?v=9D01kfwyN-A

Parabéns pela conquista, meninas. A Anhembi Morumbi tem muito orgulho de vocês!