Aluna formada em Rádio e TV concorre ao Oscar

15h00

Como produtora executiva do filme “O Menino e o Mundo”, Fernanda Carvalho, ex-aluna do curso de Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi, representará o Brasil no Oscar 2016. O longa, dirigido por Alê Abreu, é a primeira animação brasileira indicada ao maior prêmio da indústria cinematográfica mundial.

Enquanto esteve envolvida com a produção do filme, que levou sete anos, Fernanda foi responsável pela gestão da equipe, trilha sonora, entre outras funções e acompanhou parte da produção do filme, que tem 24 quadros por segundo. Em relação à indicação ao prêmio, Fernanda conta que ficou muito alegre e sente uma pressão para que os próximos trabalhos sejam melhores. “Temos qualidade e estamos sendo vistos no exterior. A animação vem crescendo no Brasil e o Oscar traz visibilidade”, afirma. “Minha formação na Anhembi Morumbi contribuiu para estar onde eu cheguei, pois a minha formação me levou até o caminho que eu sigo hoje”, conclui.

A animação conta a história de Cuca, um menino que vive numa pequena aldeia. Certo dia, ele vê seu pai partir em busca de trabalho, embarcando em um trem rumo à desconhecida capital. O menino decide, então, fazer as malas e descobrir onde o pai foi morar. No entanto, a criança se depara com uma sociedade marcada pela pobreza, em que os trabalhadores são explorados e não têm perspectivas. A produção tem uma hora e 25 minutos de duração e a trilha sonora é assinada pelo rapper Emicida. O filme, vendido para mais de 80 países, foi premiado em outros festivais de cinema — na Coreia do Sul, Uruguai e Alemanha — e faz enorme sucesso especialmente na França, onde cerca de 130 mil expectadores já assistiram à produção.

Confira o trailer da animação: