Tecnologia em Estética e Cosmética: Visagismo e Terapia Capilar

Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Portaria de Reconhecimento N 47 de 23 de Janeiro de 2015.

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Tecnológico
Duração
5 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

O curso Superior de tecnologia em Estética e Cosmética com ênfase em Visagismo e terapia capilar da Anhembi Morumbi confere o diploma de curso superior, podendo o aluno fazer uma pós-graduação latu sensu (especialização) e strictu sensu (mestrado e doutorado) após sua formação. Visa formar profissionais com visão ampla, respeitando os princípios bioéticos, morais e culturais do indivíduo, com o objetivo de preservar e restaurar a integridade do couro cabeludo, bem como desenvolver uma consultoria de imagem pessoal por meio de uma consultoria visagista.

Para isso, o curso oferece disciplinas teórico-práticas, com espaços para a atualização e aproximação com novas técnicas, dedicando-se a conteúdos imprescindíveis, como cosmetologia, química capilar, colorimetria e texturização, penteados e cortes de cabelo, seguindo os preceitos visagistas.

Além disso, há a fundamentação biológica que é importante para o conhecimento celular e molecular, vias metabólicas, sistema circulatório, sistema tegumentar, sistema imune para embasar a atuação na preservação e tratamento  das alterações do couro cabeludo e da haste capilar.

No curso de Visagismo e Terapia Capilar da Anhembi Morumbi, você aprenderá por meio de tecnologia educacional, que inclui estudos em pequenos grupos, tutorias, simulação e realidade virtual.

Também terá aulas com professores e profissionais, a maioria mestres e doutores, formados por universidades de destaque no Brasil e no exterior. Grande parte também atua no mercado de forma autônoma, compondo equipes multidisciplinares em importantes instituições da área ou mesmo com seu próprio negócio. Além disso, muitos possuem experiência internacional como docentes ou pesquisadores.

O enriquecimento da vivência universitária, por meio da interação com professores, colegas e conteúdos de outros cursos da Anhembi Morumbi, possibilita a formação integral do estudante e a otimização de seus talentos profissionais e pessoais.

Com proposta curricular inovadora, alinhada às tendências internacionais de ensino da saúde, o Curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética com ênfase em Visagismo e terapia capilar da Anhembi Morumbi visa formar profissionais aptos a atuarem em equipes multiprofissionais, na promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população.

Aqui, você aprenderá por meio de tecnologia educacional, que inclui estudos em pequenos grupos, tutorias, simulação, realidade virtual e inserção nos locais de estágio.

Carreira

A Universidade Anhembi Morumbi oferece a você um currículo atualizado e alinhado ao mercado de trabalho, possibilitando o desenvolvimento de competências profissionais que o tornem capaz de transformar a realidade, bem como identificar e atender diferentes demandas e produzir novos conhecimentos.

O visagismo deriva do francês visage – tradução para rosto – e consiste em aplicar fundamentos das artes visuais para criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes da face, proporções do corpo e o desejo do cliente. Esse assunto é uma tendência mundial, por isso, o visagista tem pela frente um amplo e crescente mercado de atuação, tanto no cenário nacional como no internacional. Além disso, consegue atuar com equipes de multiprofissionais na prevenção e tratamento das alterações do couro cabeludo, haste capilar e quedas de cabelo.

Ao concluir o curso de Visagismo e Terapia Capilar na Universidade Anhembi Morumbi, você estará apto a realizar:

Visagismo: fundamentos de artes visuais na harmonização da imagem pessoal em relação à corte de cabelo, coloração, texturização capilar, penteados, maquiagem, moda e acessórios;

Terapia Capilar: subsídios para utilização de recursos em eletroestética, óleos essenciais e terapias manuais nas alterações de couro cabeludo, quedas de cabelos e haste capilar;

Cortes e Penteados: com base na arte visagista, cortes e penteados personalizados e contemporâneos;

Coloração: nuances e tonalidades, atuando com habilidade, destreza e criatividade;

Práticas Capilares: compromisso de personalizar cada tratamento, identificando os cosméticos ideais

Maquiagem: realiza uma perfeita harmonização facial, por meio da maquiagem personalizada;

Gestão e Marketing: aplica as técnicas de marketing pessoal e gestão do seu próprio negócio.

Infraestrutura

  • Práticas profissionais e ações de extensão que possibilitam a vivência com outros profissionais e estudantes, viabilizando a participação direta junto à comunidade, tanto na efetivação de abordagem terapêutica, quanto na investigação científica;
  • Aulas práticas em laboratórios específicos e no Centro de Simulação em Ciências da Saúde, que favorecem a qualificação e a habilitação profissional, além de aproximar você de casos reais de tratamento e de estudantes e profissionais de outros segmentos da Saúde;
  • Aplicação e vivência profissional no SPA & Wellness Center da Universidade, primeiro SPA Escola em instituição de ensino superior do País, com ambiente destinado a práticas profissionais e estágios;
  • Participação em feiras da área com entrada franca e desconto em congressos. Além da possibilidade de ser indicado para trabalhar com empresas nas maiores feiras do país, como Hair Brasil e Beauty Fair.
  • Participação em eventos por meio da parceria com a ABHIPEC (Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), na qual os estudantes fazem atendimentos em mulheres que tiveram câncer.
  • Realizam atendimento no Hospital Beneficência Portuguesa.

Grade curricular

ESTRUTURA HUMANA BÁSICA

PROCESSOS BIOLÓGICOS BÁSICOS

VISAGISMO E PRÁTICAS CAPILARES

COSMETOLOGIA

DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL)

SISTEMA TEGUMENTAR

MECANISMOS BÁSICOS DE AGRESSÃO E DEFESA

MAQUIAGEM E HARMONIZAÇÃO DA IMAGEM PESSOAL

TÉCNICAS DE CORTES I

QUÍMICA CAPILAR

DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE)

TRICOLOGIA

COLORIMETRIA CAPILAR

ESTILOS E TENDÊNCIAS EM MODA NO VISAGISMO

TÉCNICAS DE CORTES II

DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE)

TERAPIA CAPILAR

TEXTURIZAÇÃO CAPILAR

PERCEPÇÃO DA IMAGEM E VISAGISMO PLENO

CORTES AVANÇADOS E BARBEARIA

DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (EMPREENDEDORISMO)

GESTÃO E MARKETING EM SERVIÇOS DE BELEZA

HABILIDADES PRÁTICAS: VISAGISMO E TERAPIA CAPILAR

PRIMEIROS SOCORROS

ESTÉTICA INTEGRAL

DISCIPLINA INSTITUCIONAL EAD (OPTATIVA)

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a Coordenação

    Profª Adriana Teixeira dos Reis

    Possui graduação em Fisioterapia pela UNICID (1993) e mestrado em Ciências pela UNIFESP (2003). Acumula doze anos de experiência no magistério superior e há 09 à frente da coordenação do curso de Visagismo e Terapia Capilar, desde 2008 quando o curso iniciou. Portanto, acumula 09 anos de experiência de gestão acadêmica. Iniciou na Universidade Anhembi Morumbi, em 2005, como professora do curso de Estética e Cosmetologia. Paralelamente à vida acadêmica desempenha desde 1995, atendimento profissional em fisioterapia, estética e terapia capilar. Em seu currículo já ministrou palestras e organizou congressos e workshops na área correlata. Desenvolve pesquisas na área saúde capilar e estética.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Instituto Profesional AIEP

Fundado em 1960, o Instituto Profesional AIEP prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho global. O AIEP, instituição de ensino superior com forte atuação nos cursos técnicos e profissionalizantes, tem mais de 80.000 estudantes matriculados em 19 campi no país.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

cb702b0486d45c11629cff0c74bce135E
Português (Brasil)
English Português (Brasil)