Produção Multimídia – Comunicação em Mídias Digitais

Avaliação do MEC
5

Sobre o curso

Modalidade
Tipo de Curso
Tecnológico
Duração
4 semestres

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

No mundo atual, a comunicação é essencialmente construída com Produção Multimídia. Os vídeos aparecem como o principal formato de conteúdo compartilhado na web. O cinema utiliza cada vez mais recursos, unindo diversas mídias, na realização dos filmes para a exibição em diferentes plataformas.

Nos websites, a convergência entre as mídias audiovisuais é prioritária para garantir a audiência a seu conteúdo. A produção multimídia está ainda nos estabelecimentos comerciais, nos outdoors digitais, nas galerias de arte com exposições tecnológicas e interativas, que mesclam diversas linguagens com projeções audiovisuais e ferramentas tecnológicas.

Toda a revolução que a tecnologia trouxe para a sociedade e para a comunicação contribui cada vez mais para essas convergências e a busca cada vez maior da interatividade entre as plataformas e as pessoas em todos os espaços – físicos ou virtuais. Diante desse cenário promissor e da necessidade de profissionalização, surgiu o Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia – Comunicação em Mídias Digitais.

A Produção Multimídia envolve a criação de conteúdo com duas ou mais mídias. O curso capacita o profissional a trabalhar de forma integrada com Produção Multimídia, desde roteiro e edição de vídeos à criação de animações, séries para a internet, vinhetas eletrônicas e jogos digitais. Dinâmico e alinhado às novas tendências do mercado, o curso de Produção Multimídia forma profissionais com domínio criativo, estratégico, empreendedor e conceitual, preparados para criar, produzir e editar conteúdos para as mais diversificadas mídias digitais.

Integração entre os conceitos da tecnologia da informação

A Universidade Anhembi Morumbi inova mais uma vez ao oferecer um curso que abordará as mídias digitais móveis ou mobile, para a produção de conteúdo para esses dispositivos que, a cada dia, aumentam no mercado de acesso a conteúdos digitais, priorizando a integração dos conceitos da Tecnologia da Informação.


Aplicação prática do conhecimento

Na Anhembi Morumbi, o curso de Produção Multimídia é estruturado para proporcionar ao aluno uma visão sistêmica entre a construção, manutenção e administração de mídias digitais e tem como proposta investir em aulas práticas com a utilização de novas tecnologias. O aluno terá uma formação voltada ao estímulo de seu talento e de sua criatividade, desenvolvendo projetos e atividades que possibilitarão um exercício do dia a dia que encontrará no mercado de trabalho.

A prática em Produção Multimídia pode ser estendida às atividades desenvolvidas pela Agência Experimental – espaço tecnológico da Universidade que conta com instrutores altamente qualificados para executar todo o conhecimento adquirido em aula, por meio de cases reais. Professores preparados e atuantes no mercado garantem ainda mais qualidade ao ensino.

Corpo docente qualificado

Você terá aulas ministradas por professores com titulações de mestres e doutores, formados em  renomadas universidades do Brasil e do exterior. A maioria também atua no mercado editorial, ocupando cargos de liderança em grandes editoras, escritórios de edição de textos e imagens, programação e serviços gráficos, além de diversas empresas de comunicação do País, o que garante a qualidade do ensino teórico e prático.


A melhor e mais completa infraestrutura

Desde o início do curso, você será envolvido em atividades práticas, nas mais diversas áreas. Para potencializar seu aprendizado, contará com o apoio de uma infraestrutura de ponta, com mais de 1.000 m² de área total de estúdios para produções audiovisuais.

As instalações são totalmente equipadas para a prática de atividades em rádio, televisão, cinema, jornalismo, publicidade e propaganda, produção editorial e relações públicas, atendendo às altas exigências do mercado de comunicação e multimídia. Além disso, você conta com uma biblioteca com amplo acervo de áudio, vídeo, filmes e periódicos, entre outros.

Atos Autorizativos

Mooca 
Ato de Criação
Resolução 5 de 13/02/2015 publicado em 13/02/2015

Paulista 2
Ato de Criação
Resolução 22/2012 publicado em 09/04/2012

Morumbi
Renovação de Reconhecimento
Portaria 628 de 23/06/2017 26/06/2017 publicado em 26/06/2017


Carreira

A comunicação multidisciplinar permite a interação entre diversos meios com custos reduzidos e com maior impacto no público alvo. É a chamada comunicação eficaz. Os avanços tecnológicos permitem agilidade da comunicação e o uso das novas mídias como Twitter e Facebook são consideradas as principais ferramentas que proporcionam tal imediatismo.

Acompanhando este ritmo, empresas de comunicação, grupos de mídia e universidades necessitam cada vez mais de profissionais com perfil multidisciplinar para atender às diversas demandas de produção de conteúdo.

Ao final do curso, você estará apto a:

Além de poder atuar em empresas de comunicação, grupos de mídia e universidades, o futuro profissional desta área também poderá trabalhar com prestação de serviços de forma autônoma para diversos mercados, que não apenas ensino, como produtoras, agências de comunicação, profissionais liberais dentre outros.

Infraestrutura

Desde o início do curso, você será envolvido em atividades práticas, nas mais diversas áreas. Para potencializar seu aprendizado, contará com o apoio de uma infraestrutura de ponta, com mais de 1.000 m² de área total de estúdios para produções audiovisuais. As instalações são totalmente equipadas para a prática de atividades em rádio, televisão, cinema, jornalismo, publicidade e propaganda, produção editorial e relações públicas, atendendo às altas exigências do mercado de comunicação e multimídia. Além disso, você conta com uma biblioteca com amplo acervo de áudio, vídeo, filmes e periódicos, entre outros.

Grade curricular

INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS EM TECNOLOGIA DIGITAL
LÓGICA, LINGUAGEM E COGNIÇÃO
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA: TECNOLOGIA DE MÍDIA
PROJETO INTEGRADO 1
GESTÃO DE CONTEÚDO E DESIGN EM MULTIMÍDIA
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
CRIAÇÃO DE ROTEIROS PARA AMBIENTES DIGITAIS
LABORATÓRIO DE EDIÇÃO E DESENHO DIGITAL
DESIGN INSTRUCIONAL I: PLANEJAMENTO
PROJETO INTEGRADO 2
DESIGN INSTRUCIONAL II: PRODUÇÃO
USABILIDADE EM MEIOS DIGITAIS INTERATIVOS
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
EMPREENDEDORISMO
OPTATIVA
PROJETO INTEGRADO 3
CRIAÇÃO E GESTÃO DE APPS
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL: ÁUDIO E VÍDEO
DESENVOLVIMENTO E GESTÃO INSTRUCIONAL
GESTÃO DE CONTEÚDO INSTRUCIONAL
IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PROJETO INTEGRADO 4

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

  • Tatiana Giovannone Travisani

    Pós-doutora em Artes Visuais pela ECA/USP; doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2013) com a tese REDES e CIDADES em REDES, sob orientação de Gilberto dos Santos Prado, bolsista CAPES. Realizou doutorado sanduíche na UPV, em Valencia (ES) em 2011 e 2012, bolsista CAPES. Mestre em Artes Visuais pela UNESP, com bolsa da CAPES (2008). Especialista em Vídeo Digital On-Line/Off-Line no MECAD (Espanha), com bolsa da UNESCO (2007). Graduada em Comunicação e Multimídia pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Coordenadora e docente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi. Desenvolve trabalhos artísticos em vídeo, performances audiovisuais, instalações interativas e vídeo mappings. Recebeu o prêmio Rumos Itaú Cultural Artes Cibernéticas com sua tese de doutorado. Também recebeu premiação em festivais de cinema, vídeo e artes visuais como o Festival do Minuto, a seleção de melhor curta de documentário no 29o Festival de Gramado e a premiação em vídeo arte no Premio Cub Diario Levante de Valencia (Espanha) e Premi Unió Europea de Patrimoni Cultural / Premis Europa Nostra 2013, com projeto Cabanyal Archivo Vivo, ao qual participou junto ao grupo LaboLuz da UPV (Espanha). Realiza atividades em docência desde 2005, nos últimos anos com estágio de docência no curso de graduação em Artes Plástica da ECA/USP, como professora convidada da na disciplina de Design y nuevos Medios da UNAM (México) e disciplina de Arte Sonoro da UPV (Espanha). Fez parte do grupo de pesquisa Poéticas Digitais de 2009 à 2016 e colaborou com os grupos LaboLuz e Laboratorio de Creaciones Intermedia entre 2012 e 2014 (Valencia, Espanha). Atualmente dedica-se a docência, ao projeto de live cinema Clássicos de Calçada e a produtora a qual é sócio-fundadora Emergencia Cuadrante.

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Media Design School (MDS)

A Media Design School foi fundada em 1998 para fornecer graduados treinados para empresas criativas, de design, digitais e tecnológicas, para que pudessem responder à oportunidade de uma indústria global em rápida expansão.
Como pioneiros no setor de educação tecnológica criativa, a MDS foi a primeira instituição terciária do hemisfério sul a oferecer um programa dedicado de estudo para animação 3D usando software de computação gráfica padrão do setor, foi também a primeira escola na Nova Zelândia a oferecer um curso especializado em jogos para desenvolvedores de jogos.

NOVA ZELANDIA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Necessário portfolio, currículo, carta de motivação, histórico do Ensino Médio e Passaporte (o histórico deverá ser traduzido de forma juramentada e a cópia do passaporte deverá ser autenticada em cartório). Necessário visto de estudos. Apresentação

Stamford International University (SIU)

A Stamford International University foi fundada em 1995 e tem estudantes provenientes de mais de 68 países. Primeira universidade na Tailândia a receber a credencial da Assembléia Internacional para Educação Colegial de Negócios (IACBE) pelos programas oferecidos em sua Faculdade de Tecnologia e Negócios.

TAILÂNDIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Acrescido o valor de matrícula exigido pela imigração da Tailândia sob estudantes internacionais - 5.000 Baht - válido para um semestre. Em caso de extensão (+1 semestre) o valor para renovação de matrícula é de 1.900 Baht. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial e carta de motivação (traduzidos em inglês). Necessário visto de estudos.

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

Saiba mais

Mais Informações

Português (Brasil)
English Português (Brasil)