Produção Fonográfica – Produção Musical (Tecnólogo)

Avaliação do MEC
5

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Tecnológico
Duração
4 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar
A partir de
R$ 1.124,00

Por que na Anhembi

O curso de Produção Fonográfica – Produção Musical tem como objetivo formar profissionais com domínio técnico, conceitual e gerencial sobre produção musical, que inclui as seguintes etapas:

Escolha das composições: Nesta etapa, o produtor analisa as composições do artista ou banda para escolher as melhores músicas para o projeto. É preciso olhar técnico e artístico apurado para identificar as que tem as qualidades que mais atendem ao público pretendido.

Pré-produção: Com as músicas escolhidas, a próxima etapa abrange detalhes que antecedem a gravação, como:

  • Orçamento financeiro da Produção;
  • Definição da tonalidade ideal para o cantor;
  • Escolha dos músicos participantes;
  • Criação dos arranjos, etc.

Gravação: Etapa em que se realiza a gravação de todos os instrumentos envolvidos na composição, bem como elementos sonoros e vocais. A Gravação pode ser feita de três formas (ou até mesmo uma mistura dessas três opções:

  • Ao vivo com a banda (Show);
  • No estúdio com a banda – todos ao mesmo tempo;
  • Em overdubbing, onde cada instrumento é gravado separadamente.

Mixagem: é a etapa em que é feita a “mistura” de todos os ingredientes da composição, ou seja, em que todos os elementos serão unidos para criar o resultado final da música. Esta etapa inclui ajustes como correção de ruídos, afinação ou instrumentos fora do tempo; ajustes de volume; equalização de todos os instrumentos juntos para que tenham harmonia; adição de efeitos para criar ambientação à música (caso isso esteja incluso no projeto).

Masterização: é a última etapa do processo de produção musical e inclui correções de equalização (se necessário), abertura stereo, ajuste da pressão musical conforme a mídia final pretendida e a renderização das faixas nos formatos que serão utilizados pelo artista (CD, Vinil, Plataformas Digitais, etc).

O profissional cuida de todas as etapas da produção musical, desde o planejamento de um álbum até a edição final das canções. O curso de Produção Fonográfica – O curso capacita o profissional também ao trabalho com outros produtos fonográficos como livro falado, vinhetas e efeitos sonoros.

Com tradição em inovar, a Anhembi Morumbi foi pioneira em oferecer o curso de Produção Fonográfica – Produção Musical, existente desde 2007, e destaca a prática desde o início da formação. A grade curricular inclui tecnologia de áudio; teoria musical com análise da música popular e eletrônica para rádio, TV e internet; criação em música, imagem e trilha sonora; produção de eventos; e conteúdo de gestão e marketing.

Professores altamente qualificados possuem vasta experiência profissional em produção musical e diferentes áreas do mercado, como: gravação e edição, mixagem, masterização, trilha sonora, gestão e educação musical.

A Anhembi Morumbi conquista destaque por oferecer uma formação inovadora e diferenciada, o que resulta na projeção profissional dos estudantes da instituição, como Rafael Laurenti Pimenta, ex-aluno da Universidade do curso de Produção Fonográfica – Produção Musical, que assina a trilha sonora do filme “O Corpo em Terapia”. O filme conquistou diversos prêmios internacionais, entre eles dois prêmios de Melhor Filme Estrangeiro (Los Angeles Independent Film Festival Awards e Hollywood International Moving Pictures Awards).

Atos Autorizativos

Mooca
Renovação de Reconhecimento
Portaria 628 de 23/06/2017 26/06/2017 publicado em 26/06/2017

Morumbi
Renovação de Reconhecimento
Portaria 629 de 23/06/2017 26/06/2017 publicado em 26/06/2017


Carreira

O mercado de trabalho para o produtor musical é promissor, pois há uma crescente demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia musical. Este profissional pode atuar tanto em espetáculos ao vivo como no setor de gravações e criação musical (comercial e artística). Para se destacar no mercado, o produtor precisa ter visão global de produto e marketing, além dos conhecimentos musicais.

Ao final do curso, você estará apto a:

O curso Produção Fonográfica – Produção Musical forma profissionais com domínio técnico e visão empreendedora para atuar no mercado de produção musical com espetáculos, eventos musicais e artísticos, em estúdios de gravação, e também no setor de ensino com educação musical.

Pode atuar também como produtor executivo, fazendo pesquisa de mercado e cuidando da difusão ou comercialização da obra. Também cria trilhas e efeitos sonoros para eventos, filmes, desfiles, comerciais de rádio e TV ou websites.

Capacitado tecnicamente para gravação e edição; mixagem e masterização – ou seja, cuidar de todo o processo de produção musical desde a criação à gestão (comercial e artística). Estará apto também para seguir carreira executiva na indústria fonográfica e de eventos, conjugando a competência de produção musical à visão de gestão de produto e marketing.

Infraestrutura

Desde o início do curso, você será estimulado a vivenciar a realidade profissional por meio de atividades práticas. Para apoiar seu aprendizado, terá à sua disposição laboratórios e estúdios dotados de mesas de som, microfones, periféricos, softwares de gravação e edição, com base teórica em fundamentos de acústica, como o Estúdio de Linguagem Sonora, Estúdios e Laboratórios de Áudio e Sala de Música para Ensaio.

Grade curricular

Disciplina Carga Horária

1º Semestre
COMUNICAÇÃO 88
HISTÓRIA E CRIAÇÃO DA CANÇÃO 66
MÚSICA E CULTURA POP 66
PERCEPÇÃO MUSICAL 66
SISTEMAS DIGITAIS DE ÁUDIO 66
TECNOLOGIA DE ÁUDIO 66

2º Semestre
CAPTAÇÃO E GRAVAÇÃO DE ÁUDIO 66
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS 88
ACÚSTICA E SONORIZAÇÃO DE EVENTOS 66
LEITURA E ESCRITA MUSICAL 66
PRÁTICA VOCAL 66
PROJETO DE PRÉ E PÓS PRODUÇÃO SONORA 66

3º Semestre
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 88
MIXAGEM E EDIÇÃO MUSICAL 66
PRODUÇÃO SONORA PARA AUDIOVISUAL 66
DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS MUSICAIS 66
ESTRUTURAS MUSICAIS 66
MÚSICA E IMAGEM 66

4º Semestre
OPTATIVA 66
PROJETOS MUSICAIS, LEGISLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS 66
TÉCNICAS DE MASTERIZAÇÃO 66
ARRANJO E ANÁLISE MUSICAL 66
PRÁTICA INSTRUMENTAL 66
PROJETO DE PRODUÇÃO SONORA 66

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a Coordenação

    Profª Debora Serretiello de Arruda Camargo

    Mestre em Comunicação (2013) e especialista em Arte Integrativa (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui Licenciatura Plena Habilitação em Artes Cênicas pela Faculdade Mozarteum São Paulo (2002) e Licenciatura Curta em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu (1984). Curso Técnico Profissionalizante em Formação de Ator pela Escola de Arte Dramática - EAD/ECA/USP (1987). Atriz e pesquisadora da expressividade corporal do ator desde 1985, e atua principalmente nos seguintes temas: Preparação do ator, técnica de interpretação com Máscaras, Performance Capture/MoCap, técnicas de Teatro Popular e estudo dos gestos.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Morumbi

    Rua Jaceru, 247 - Morumbi
    CEP: 04705-000 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

University of California, Riverside (UCR)

A UCR é uma das instituições mais diversas e inclusivas do prestigioso sistema de 10 universidades da Califórnia, a UCR serve como uma incubadora de novos conhecimentos, um mecanismo de mobilidade social e uma potência econômica.
As três faculdades da UCR oferecem uma ampla gama de disciplinas acadêmicas e de pesquisa: A Faculdade de Engenharia Marlan e Rosemary Bourns, com nove departamentos; A Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, com 20 departamentos; e a Faculdade de Ciências Naturais e Agrícolas, com 13 departamentos. A UCR é o lar de quatro escolas profissionais: Escola de Negócios, Escola de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Medicina e Escola de Políticas Públicas, bem como 23 centros de pesquisa interdisciplinares.

ESTADOS UNIDOS 4.800 dólares (por ciclo acadêmico norte americano = 3 meses de estudos com limite de créditos a serem cursados). Acrescido o valor de matrícula + seguro internacional + seguro adicional obrigatório UCR. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2 (IELTS 6.5 ou TOEFL 80). Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos. Obrigatória a aquisição de dois seguros-médicos, tanto o internacional - adquirido no Brasil - quanto o americano (pagamento remetido à UCR durante o processo de aceitação). Apresentação

University of California, Riverside (UCR)

A UCR é uma das instituições mais diversas e inclusivas do prestigioso sistema de 10 universidades da Califórnia, a UCR serve como uma incubadora de novos conhecimentos, um mecanismo de mobilidade social e uma potência econômica.
As três faculdades da UCR oferecem uma ampla gama de disciplinas acadêmicas e de pesquisa: A Faculdade de Engenharia Marlan e Rosemary Bourns, com nove departamentos; A Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, com 20 departamentos; e a Faculdade de Ciências Naturais e Agrícolas, com 13 departamentos. A UCR é o lar de quatro escolas profissionais: Escola de Negócios, Escola de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Medicina e Escola de Políticas Públicas, bem como 23 centros de pesquisa interdisciplinares.

ESTADOS UNIDOS 4.800 dólares (por ciclo acadêmico norte americano = 3 meses de estudos com limite de créditos a serem cursados). Acrescido o valor de matrícula + seguro internacional + seguro adicional obrigatório UCR. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2 (IELTS 6.5 ou TOEFL 80). Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos. Obrigatória a aquisição de dois seguros-médicos, tanto o internacional - adquirido no Brasil - quanto o americano (pagamento remetido à UCR durante o processo de aceitação). Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)