Design de Interiores (Tecnólogo)

Avaliação do MEC
4

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Tecnológico
Duração
4 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar
A partir de
R$ 861,25

Por que na Anhembi

Design de Interiores é a área que planeja, idealiza e realiza projetos de espaços que atendam os requisitos de funcionalidade e qualidade de vida. O profissional da área precisa possuir o bom senso dos decoradores, o conhecimento de engenheiros e arquitetos e o olhar técnico-científico e artístico do designer.

A profissão é bastante antiga, embora não tivesse a categorização moderna do ensino. Os primeiros relatos de Design de Interiores datam de 1.000 a.C., período em que os egípcios construíam casas de barro e preenchiam seu interior com mobiliário, tapetes e tecidos de pele de animais. Os egípcios são também os responsáveis pelas paredes decoradas, em que retratavam, de forma artística, seus gostos e costumes.

Confira as principais características do Designer de Interiores:

  • Facilidade em recriar os ambientes da casa;
  • Ter aptidão para o desenho;
  • Organização;
  • Bom raciocínio lógico e espacial;
  • Interesse por arquitetura, paisagismo e iluminação;
  • Valorizar cores e combinações.

Hoje o profissional pode criar móveis tanto para um cliente específico ou para lojas, como também gerenciar uma obra. Além disso, ele ainda tem a possibilidade de trabalhar com paisagismo e projetar os mais diversos espaços, que vão desde o interior de uma casa até ambientes comerciais.

Outro cenário em ascensão é o da sustentabilidade nos projetos de design de interiores. Nela, a reutilização de móveis e artigos já existentes e a implantação de processos amigos do ambiente são o grande diferencial.

Ao escolher fazer Design de Interiores na Universidade Anhembi Morumbi, referência na área de Design, você terá uma formação alinhada às mais importantes tendências do mercado. Aqui você aprenderá, de forma prática e contemporânea, como trabalhar os espaços internos e conferir personalidade a eles com o uso de mobiliário, iluminação, cores, materiais e acessórios, entre outros. E será sempre respeitado em termos de linguagem criativa própria, pois a Anhembi Morumbi oferece um curso que visa a formar profissionais que se diferenciem por sua criatividade.

Desde 2010 adotamos uma matriz curricular alinhada com o que há de mais contemporâneo no mundo do design e com as exigências do mercado, habilitando os estudantes a criar projetos de interiores e coordenar todo o processo de planejamento e de criação de ambientes, considerando os fatores técnicos, econômicos, legais, ambientais e sustentáveis.

Como designer, você poderá analisar e criar projetos de intervenção em áreas residenciais, comerciais, públicas ou privadas.

Atos Autorizativos

Morumbi
Renovação de Reconhecimento
Portaria 629 de 23/06/2017 26/06/2017 publicada em 26/06/2017


Carreira

O mercado de trabalho de design de interiores está aquecido e é muito seletivo. Em busca de maior produtividade e qualidade de vida no trabalho, as empresas estão modernizando suas instalações e contratando os serviços de designers.

Este profissional, além de planejar os espaços comerciais, residenciais, seja de uso temporário, como casas de campo ou praia, ou de moradia, indica materiais, equipamentos e acessórios para obter uma melhor relação de custo-benefício, pensa no bem estar do cliente, do seu grupo mais próximo, da sociedade e do planeta.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Criar, desenvolver e planejar projetos de interiores residenciais e comerciais, nos âmbitos privado e público;
  • Possibilitar conforto com técnicas de domínio dos espaços;
  • Atuar também na gestão de projetos de criação de ambientes;
  • Eleger e indicar materiais que irão definir os ambientes;
  • Trabalhar em escritórios de arquitetura, engenharia, design de interiores e também como autônomo e consultor.

Infraestrutura

Aqui, você terá à sua disposição um complexo de laboratórios de última geração para aplicação de seus conhecimentos:

  • Ateliê de Pesquisa, Criação e Estilo;
  • Laboratório de Projeto Experimental;
  • Laboratório de Vídeo e Fotografia;
  • Laboratório de Computação Gráfica;
  • Laboratório de Hipermídia;
  • Laboratório de Tratamento de Imagem;
  • Laboratório Extra-Aula.

Grade curricular

Disciplina Carga Horária

1º Semestre
PLÁSTICA 66
ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE 66
DESENHO ARQUITETÔNICO 66
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ECODESIGN 66
COMUNICAÇÃO 88

2º Semestre
PERSPECTIVAS 66
DESENHO DIGITAL 66
DESIGN DO MOBILIÁRIO 66
COMPORTAMENTO E CORES 66
PROJETO DE INTERIORES RESIDENCIAIS 66
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 88

3º Semestre
CONFORTO AMBIENTAL E LUMINOTÉCNICA 66
PROJETO DE CENOGRAFIA E EVENTOS 66
MATERIAIS DE ACABAMENTO 66
MODELAGEM 3D 66
PROJETOS DE INTERIORES COMERCIAIS 66
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS 88

4º Semestre
JARDINISMO DE INTERIORES 66
PRÁTICA PROFISSIONAL E GERENCIAMENTO DE OBRAS 66
PROJETO EXECUTIVO 88
INSTALAÇÕES 66
TÓPICOS ESPECIAIS EM DESIGN DE INTERIORES 66
OPTATIVA 66
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 100

 

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Coordenação Adjunta

    Profª. Joice Chimati Giannotto

    Doutoranda e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, certificada Project Management Professional pelo PMI, especializada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Possui sólida experiência em projetos das mais variadas escalas e complexidades, incluindo sua gestão e coordenação. Ênfase em processos de planejamento, viabilidade e captação de briefing junto ao cliente. Atuou em escritórios de grande porte e internacionais (Athié|Wohnrath e Gensler), prestando atendimento customizado a clientes estrangeiros e empresas multinacionais.
  • Coordenação Adjunta:

    Prof. Murilo da Costa Carvalhaes

    Doutorando, Mestre e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor das disciplinas projetuais e tecnológicas. Profissional com experiência em gerenciamento de práticas na construção civil, especialmente no setor residencial.
  • Coordenadora:

    Profª. Rechilene M. Maia Braga

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi é Mestre em Arquitetura e Urbanismo e graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É pesquisadora e coordenadora do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi. Possui vasta experiência no mercado da construção civil, atuando principalmente em projetos de arquitetura residencial, projetos de interiores e acompanhamento de obra.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Nuova Accademia di Belle Arti Milano (NABA)

Fundada em 1980, a Nuova Accademia di Belle Arti Milano (NABA) é a maior academia de artes plásticas privada da Itália. Com cerca de 1.700 estudantes matriculados, a NABA tem programas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Estudantes e professores da instiuição estão envolvidos em projetos de renomadas companhias, como PepsiCo, Rolling Stone, 55DSL, Barilla, MiArt, Bosch, Zanotta, Cosmit, L’Oreal e Pirelli.

ITÁLIA 5.625 euros (curso por semestre acadêmico). Estudantes com cidadania europeia, pagam valor diferenciado; 3.750 euros. INGLÊS E/OU ITALIANO Exigido o teste de proficiência não oficial de inglês e/ou italiano - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

A Universidade Interamericana do Panamá, iniciou suas operações em 1994, com 90 alunos matriculados. Sua evolução como instituição anda de mãos dadas com o desenvolvimento do país, com o qual tem um compromisso firme, e em 2003 ingressou na Rede Laureate International Universities.

PANAMÁ Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)