Relações Públicas

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun n° 20, de 14 de setembro de 2010
Reconhecimento do curso
  • Portaria de Reconhecimento 613, de 30 de outubro de 2014.

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Atenta ao cenário profissional e às constantes evoluções da comunicação, a Universidade Anhembi Morumbi desenvolveu o curso de Relações Públicas.

A graduação oferece todas as ferramentas para que você desenvolva a capacidade de formular diagnósticos, com refinado pensamento estratégico, bem como planejar e implantar diretrizes e políticas que promovam a construção e a valorização da imagem da cadeia produtiva brasileira, com abordagens internacionais.

Para formar profissionais completos na área de Relações Públicas, o curso oferece:

  • Disciplinas de Planejamento em Relações Públicas que propiciam contato com fundamentos de administração de empresas, visto que, para propor ações de relacionamento, deve-se conhecer a natureza do negócio em seus diferentes níveis de detalhes;
  • Estudo da língua portuguesa e sua aplicação no discurso argumentativo, recurso essencial para as comunicações produzidas por um Relações Públicas, têm uma sequência ao longo de todo o curso.
  • As disciplinas estão encadeadas em uma abordagem de complexidade crescente ao longo dos períodos; Disciplinas que desenvolvem a percepção estratégica por meio da análise e interpretação de dados/informações de pesquisas primárias, secundárias e de diferentes tipologias.

Carreira

As mudanças na sociedade contemporânea acontecem de forma cada vez mais acelerada e exigem profissionais capazes de se adaptar a diversas situações, de evoluir e de provocar transformações.

Nesse contexto, o profissional de Relações Públicas tem sido responsável pelos processos de sustentabilidade empresarial e institucional na gestão da comunicação e nos relacionamentos das organizações com seus diferentes públicos de interesse.

Por isso, esse profissional deve estar preparado para desenvolver e coordenar atividades voltadas à gestão da comunicação integrada – mercadológica, interna, administrativa e institucional – otimizando os esforços de uma organização na construção de relacionamentos transparentes e confiáveis com seus públicos de interesse.

Ao optar pela carreira de Relações Públicas, você seguirá uma profissão regulamentada pela Lei nº 53377/67.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Privilegiar o pensamento estratégico com interação ao conhecimento, à criatividade e ao compromisso ético e social;
  • Adequar o planejamento da comunicação às características administrativa, econômica e cultural das diversas organizações;
  • Aplicar novas tecnologias nos planejamentos elaborados;
  • Instigar a discussão e execução de projetos em multimeios;
  • Estimular a transparência e democratização das mensagens nos ambientes organizacionais;
  • Explorar novas possibilidades de expressão artística e cultural, por meio de técnicas e linguagens da comunicação.

Infraestrutura

Para complementar seu aprendizado, a Universidade coloca à disposição uma infraestrutura completa e atualizada, bem como corpo docente formado por profissionais de destaque no mercado, em sua maioria mestres e doutores; além de bibliotecas certificadas com ISO 9001 e acervo com mais de 360 mil itens.

Grade curricular

COMUNICAÇÃO (EAD)
TEORIAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
COMUNICAÇÃO VISUAL
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO E DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS I
METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD)
TÉCNICAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
TEORIAS ORGANIZACIONAIS, ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM RP
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS II
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (EAD)
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
ESTATÍSTICA E PESQUISA DE OPINIÃO
CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS III
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (EAD)
FUNDAMENTOS DE MARKETING
LINGUAGEM E DISCURSO
REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS IV
OPTATIVA I (INCLUI LIBRAS)
RELACIONAMENTO COM A MÍDIA E GESTÃO DE CRISES
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS V
OPTATIVA – TRILHA 1
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS (EAD)
GESTÃO DE CRISES E RISCO
FOTOGRAFIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS VI
OPTATIVA – TRILHA 2
OPTATIVA II
COMPORTAMENTO, CERIMONIAL E PROTOCOLO
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
GESTÃO DE IDENTIDADE E MARCA EM RELAÇÕES PÚBLICAS
PRODUÇÃO EM MULTIMEIOS
Métricas em Comunicação
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Prof Nivaldo Ferraz

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP. Mestre formado pela ECA-USP. Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor de Reportagem e Documentário no Rádio, Linguagem Sonora e Projeto Experimental em Jornalismo. Editor de reportagens de alunos da Universidade Anhembi Morumbi para o segmento Universidade no Ar, da Rádio CBN – São Paulo. Repórter, diretor de programas, apresentador, redator e editor nas emissoras Rádio Cultura de São Paulo AM e FM, Rádio USP-FM e Rádio Gazeta de São Paulo AM e FM (anos 90 e 2000). Redator e intérprete de programas humorísticos, dramáticos e de suspense em projetos de rádio para a Rádio USP-FM e Lintas Publicidade (Anos 80).

Disponível nos seguintes câmpus

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Latina de Costa Rica (Ulatina)

A Universidad Latina, fundada em 1979, e a Universidad Interamericana de Costa Rica, fundada em 1986, juntaram-se em 2010 para se tornar a Universidad Latina de Costa Rica (ULATINA), uma instituição que combina os pontos fortes e as especialidades de suas antecessoras. A ULATINA é a maior universidade privada da Costa Rica, de acordo com o Estado de la Educación en Costa Rica, com mais de 35.400 estudantes matriculados.

Costa Rica Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Exame não-oficial. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Istanbul Bilgi University

A Istanbul Bilgi University (BILGI), fundada em 1996, é uma das maiores universidades privadas da Turquia. A instituição tem três campi no coração de Istambul e oferece a mais de 14.000 alunos uma gama de atividades sociais e culturais que criam uma vida universitária vibrante. Na BILGI, os programas de graduação e de pós-graduação são ministrados em Inglês.

Turquia 3.500 dólares (curso por semestre acadêmico) Inglês Exigido o teste de proficiência de inglês - nível mínimo B2 (exame oficial ou não-oficial). Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante deverá estar rematriculado, mas não pagará as mensalidades na Anhembi Morumbi. Apresentação

Universidade Europeia (UE)

Fundada em 1962 em Lisboa, a Universidade Europeia (UE) oferece programas de graduação e pós-graduação para mais de 2.300 alunos. Os programas da UE são projetados para preparar os alunos para ter sucesso no mercado de trabalho. A UE é a terceira maior e mais antiga instituição privada de ensino superior em Portugal e é credenciada pelo Ministério da Educação Nacional.

Portugal Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Português de Portugal Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002 (BOCyL 24/06/02 e 05/07/02 BOE), o UEMC tem atualmente em seu campus em Valladolid com mais de 1.500 alunos, 250 professores e pesquisadores e administração e serviços e tem uma oferta de formação de 16 graus oficiais 7 graus Duplas 7 oficial de mestrado e numerosos estudos de pós-graduação.

Espanha 2.000 euros (curso por semestre acadêmico) Espanhol Exigido histórico escolar oficial e atestado de intercâmbio - emitidos pela UAM. Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi. Apresentação

Instituto Profesional AIEP

Fundado em 1960, o Instituto Profesional AIEP prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho global. O AIEP, instituição de ensino superior com forte atuação nos cursos técnicos e profissionalizantes, tem mais de 80.000 estudantes matriculados em 19 campi no país.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad de Las Américas - Chile (UDLA)

A Universidad de Las Américas (UDLA), fundada em 1988, é pioneira na ampliação do acesso ao ensino superior no Chile. Com mais de 30.000 alunos, UDLA é a segunda maior universidade do país, com operação em Santiago, Concepción e Viña del Mar.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

facilisis velit, dolor Donec lectus id Praesent consectetur mattis id,
Português (Brasil)
English Português (Brasil)