Relações Públicas

Avaliação do MEC 4/5
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PRESENCIAL PRESENCIAL FLEX SEMIPRESENCIAL EAD

A área de Relações Públicas é um dos pilares de uma empresa ou instituição no que se refere à boa reputação e manutenção de sua imagem perante seu público – tanto internamente, quanto externamente – e à sociedade de uma forma geral. Dentre as atribuições da área, estão:

  • A construção, promoção e preservação da imagem de empresas ou instituições perante o público interno e o externo.
  • Definição de estratégias e ações que promovam a boa imagem da empresa e engajem as pessoas à associação com a marca, seja como colaborador, ou como consumidor e cliente;
  • Intermediação das relações entre dirigentes e funcionários, bem como empresa e clientes para solução de problemas e entendimento das necessidades de cada um desses públicos;
  • Executa projetos de comunicação empresarial e comunicação interna, transmitindo valores, objetivos e ações da organização;
  • Identifica questões que dificultem a comunicação e o relacionamento, tanto para o público interno, quanto externo;
  • Propõe e incentiva melhorias que reforcem os valores da empresa, atendam à sua missão e criem uma relação de satisfação com colaboradores e clientes.

O curso de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi é um dos primeiros do país e une experiência e inovação ao oferecer todas as ferramentas necessárias para formar profissionais capazes de realizar diagnósticos e ações com refinado pensamento estratégico.

O curso integra a Agcom – Agência Experimental de Comunicação, espaço multidisciplinar no qual os alunos elaboram projetos e também realizam atendimento a clientes reais (outros cursos, empresas, instituições e ONGs). Você terá a oportunidade de desenvolver projetos audiovisuais; criar sites, blogs e gerenciar mídias sociais; além de elaborar projetos de comunicação interna e externa.

Os estudantes auxiliam ainda na produção dos eventos da Universidade, encontros com profissionais de Comunicação e outros acontecimentos como o X Congresso ABRAPCORP, o qual a Universidade sediou em anos anteriores. As aulas são ministradas por professores altamente qualificados e com ampla experiência no mercado, o que garante a qualidade do ensino teórico e prático.

Atos Autorizativos

VILA OLÍMPIA: CC: 4 (2014)


Carreira

As mudanças na sociedade contemporânea acontecem de forma cada vez mais acelerada e exigem profissionais capazes de se adaptar a diversas situações, de evoluir e de provocar transformações. Nesse contexto, o profissional de Relações Públicas tem sido responsável pelos processos de sustentabilidade empresarial e institucional na gestão da comunicação e nos relacionamentos das organizações com seus diferentes públicos de interesse.

Por isso, esse profissional deve estar preparado para desenvolver e coordenar atividades voltadas à gestão da comunicação integrada – mercadológica, interna, administrativa e institucional – otimizando os esforços de uma organização na construção de relacionamentos transparentes e confiáveis com seus públicos de interesse.

Toda empresa possui um setor de Relações Públicas, pois esse é um dos pilares de sustentação da comunicação interna e externa de qualquer corporação. Desta forma, o mercado de atuação de um profissional de Relações Públicas está, fundamentalmente, no setor privado, embora instituições públicas ou até mesmo do Terceiro Setor possam também apresentar área correlacionada à sua atuação.

Além das equipes de Relações Públicas, o profissional pode trabalhar em qualquer á relacionada à comunicação empresarial, comunicação interna e externa. Pode também atuar como consultor autônomo com prestação de serviços como análises e diagnósticos para oferecer soluções nas questões de relacionamento empresarial, bem como elaborar propostas para ajustes de posicionamento.

Ao optar pela carreira de Relações Públicas, você seguirá uma profissão regulamentada pela Lei nº 53377/67.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Desenvolver e coordenar atividades voltadas à gestão da comunicação de uma forma integrada – mercadológica, interna, administrativa e institucional – otimizando os esforços de uma organização na construção de relacionamentos transparentes e confiáveis com seus públicos.
  • Privilegiar o pensamento estratégico com interação ao conhecimento, à criatividade e ao compromisso ético e social;
  • Adequar o planejamento da comunicação às características administrativa, econômica e cultural das diversas organizações;
  • Aplicar novas tecnologias nos planejamentos elaborados;
  • Instigar a discussão e execução de projetos em multimeios;
  • Estimular a transparência e democratização das mensagens nos ambientes organizacionais;
  • Explorar novas possibilidades de expressão artística e cultural, por meio de técnicas e linguagens da comunicação.

Infraestrutura

Para complementar seu aprendizado, a Universidade coloca à disposição uma infraestrutura completa e atualizada, bem como corpo docente formado por profissionais de destaque no mercado, em sua maioria mestres e doutores; além de bibliotecas certificadas com ISO 9001 e acervo com mais de 360 mil itens.

Grade curricular


Disciplina Carga Horária
Arte, Cultura e Estética 66
Comunicação 88
Comunicação Visual 66
Redação em Relações Públicas 66
Teorias da Comunicação 66
Teorias de Relações Públicas 66
Comunicação Integrada 66
Cultura Digital 88
Fundamentos de Marketing 66
Gestão de Stakeholders 66
Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional 66
Metodologia Científica 88
Antropologia e Cultura Brasileira 66
Linguagem Audiovisual 66
Pesquisa de Opinião 66
Práticas em Relações Públicas: Comunicação Institucional 66
Relacionamento com Mídia 66
Desenvolvimento Humano e Social 88
Fotografia 66
Linguagem e Discurso 66
Pesquisa de Mercado 66
Práticas em Relações Públicas: Comunicação Mercadológica 66
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta 66
Comunicação Pública 66
Desafios Contemporâneos 88
Gestão de Eventos 66
Práticas em Relações Públicas: Comunicação Interna 66
Empreendedorismo 88
Gestão de Crises 66
Práticas em Relações Públicas: Comunicação com Terceiro Setor 66
Relações Públicas Governamentais 66
Responsabilidade Social e Terceiro Setor 66
Ética e Legislação em Relações Públicas 66
Gestão de Comunicação em Rede 66
Métricas e Avaliação de Resultados 66
Optativa 66
Trabalho de Conclusão de Curso em Relações Públicas I 66
Assessoria e Consultoria em Comunicação 66
Atividades Complementares 200
Estágio Supervisionado em Relações Públicas 200
Estudos Contemporâneos em Relações Públicas 66
Trabalho de Conclusão de Curso em Relações Públicas II 66

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação:

    Profa. Maria José Rosolino

    Doutoranda e Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Bacharel em Relações Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atua no mercado universitário desde 2002. Relançou o curso de Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi em 2011 sendo coordenadora do programa até 2015. Retomou as atividades de coordenação do curso em 2019, além de ministrar conteúdos das Práticas de Planejamento e orientar TCC. Foi professora do curso de Relações Públicas, no Centro Universitário Belas Artes. Na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM, atuou no curso de pós-graduação em Produção Editorial. No mercado de comunicação atuou como profissional da área em empresas como Banco Itaú e Editora Scipione, além de atender organizações de médio e grande porte como: GRUPO – Associação de Escolas Particulares, Johnson & Johnson, Firestone e Univeler por meio da agência SSC&B Lintas Brasil Worldwide e C&M Comunicações.  

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Instituto Profesional AIEP

Fundado em 1960, o Instituto Profesional AIEP prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho global. O AIEP, instituição de ensino superior com forte atuação nos cursos técnicos e profissionalizantes, tem mais de 80.000 estudantes matriculados em 24 campi no país.

CHILE Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002, a Universidad Europea Miguel de Cervantes é uma universidade privada, jovem e dinâmica que desenvolve uma educação de qualidade voltada para o aluno, apoiada por atendimento personalizado, pequenos grupos e práticas de negócios. Da mesma forma, o trabalho de pesquisa concentra seus esforços na materialização dos avanços científicos, socioeconômicos e ambientais.

ESPANHA 2.000 euros (por semestre acadêmico). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Stamford International University (SIU)

A Stamford International University foi fundada em 1995 e tem estudantes provenientes de mais de 68 países. Primeira universidade na Tailândia a receber a credencial da Assembléia Internacional para Educação Colegial de Negócios (IACBE) pelos programas oferecidos em sua Faculdade de Tecnologia e Negócios.

TAILÂNDIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Acrescido o valor de matrícula exigido pela imigração da Tailândia sob estudantes internacionais - 5.000 Baht - válido para um semestre. Em caso de extensão (+1 semestre) o valor para renovação de matrícula é de 1.900 Baht. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial e carta de motivação (traduzidos em inglês). Necessário visto de estudos.

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Consultar o International Office para obter valores e condições de investimento atualizados. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

Saiba mais

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