Relações Públicas

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun n° 20, de 14 de setembro de 2010
Reconhecimento do curso
  • Portaria de Reconhecimento 613, de 30 de outubro de 2014.

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
48 meses

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Atenta ao cenário profissional e às constantes evoluções da comunicação, a Universidade Anhembi Morumbi desenvolveu o curso de Relações Públicas.

A graduação oferece todas as ferramentas para que você desenvolva a capacidade de formular diagnósticos, com refinado pensamento estratégico, bem como planejar e implantar diretrizes e políticas que promovam a construção e a valorização da imagem da cadeia produtiva brasileira, com abordagens internacionais.

Para formar profissionais completos na área de Relações Públicas, o curso oferece:

  • Disciplinas de Planejamento em Relações Públicas que propiciam contato com fundamentos de administração de empresas, visto que, para propor ações de relacionamento, deve-se conhecer a natureza do negócio em seus diferentes níveis de detalhes;
  • Estudo da língua portuguesa e sua aplicação no discurso argumentativo, recurso essencial para as comunicações produzidas por um Relações Públicas, têm uma sequência ao longo de todo o curso.
  • As disciplinas estão encadeadas em uma abordagem de complexidade crescente ao longo dos períodos; Disciplinas que desenvolvem a percepção estratégica por meio da análise e interpretação de dados/informações de pesquisas primárias, secundárias e de diferentes tipologias.

Carreira

As mudanças na sociedade contemporânea acontecem de forma cada vez mais acelerada e exigem profissionais capazes de se adaptar a diversas situações, de evoluir e de provocar transformações.

Nesse contexto, o profissional de Relações Públicas tem sido responsável pelos processos de sustentabilidade empresarial e institucional na gestão da comunicação e nos relacionamentos das organizações com seus diferentes públicos de interesse.

Por isso, esse profissional deve estar preparado para desenvolver e coordenar atividades voltadas à gestão da comunicação integrada – mercadológica, interna, administrativa e institucional – otimizando os esforços de uma organização na construção de relacionamentos transparentes e confiáveis com seus públicos de interesse.

Ao optar pela carreira de Relações Públicas, você seguirá uma profissão regulamentada pela Lei nº 53377/67.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Privilegiar o pensamento estratégico com interação ao conhecimento, à criatividade e ao compromisso ético e social;
  • Adequar o planejamento da comunicação às características administrativa, econômica e cultural das diversas organizações;
  • Aplicar novas tecnologias nos planejamentos elaborados;
  • Instigar a discussão e execução de projetos em multimeios;
  • Estimular a transparência e democratização das mensagens nos ambientes organizacionais;
  • Explorar novas possibilidades de expressão artística e cultural, por meio de técnicas e linguagens da comunicação.

Infraestrutura

Para complementar seu aprendizado, a Universidade coloca à disposição uma infraestrutura completa e atualizada, bem como corpo docente formado por profissionais de destaque no mercado, em sua maioria mestres e doutores; além de bibliotecas certificadas com ISO 9001 e acervo com mais de 360 mil itens.

Grade curricular

 

Disciplinas Série do curso
COMUNICAÇÃO
ESTRUTURA DE TEXTO I
HISTORIA DA ARTE
LINGUAGEM VISUAL
PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS I
TEORIAS E TÉCNICAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS I
1º Semestre
ESTRUTURA DE TEXTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS II
ÉTICA E LEGISLAÇÃO
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS II
TEORIAS E TÉCNICAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS II
2º Semestre
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
ESTRUTURA DE TEXTO PARA RELAÇÕES PÚBLICAS III
GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL
PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS III
RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO I
3º Semestre
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
ESTRUTURA DE TEXTO PARA RELAÇÕES PÚBLICAS IV
ESTUDOS FOTOGRÁFICOS
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS IV
RELACIONAMENTO COM A MÍDIA I
4º Semestre
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
GESTÃO DE EVENTOS EM RELAÇÕES PÚBLICAS
MÍDIAS E REDES SOCIAIS
PESQUISA EM CULTURA ORGANIZACIONAL
PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS V
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO II
5º Semestre
CERIMONIAL EM RELAÇÕES PÚBLICAS
GESTÃO DE CRISE EM RELAÇÕES PÚBLICAS
GOVERNANÇA CORPORATIVA
OPTATIVA I
PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS VI
6º Semestre
OPTATIVA II
RELACIONAMENTO COM A MÍDIA II
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: RELAÇÕES PÚBLICAS
TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO
TÓPICOS AVANÇADOS EM RELAÇÕES PÚBLICAS
7º Semestre
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELAÇÕES PÚBLICAS
GESTÃO DA IDENTIDADE EM RELAÇÕES PÚBLICAS
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
PRODUÇÃO EM MULTIMEIOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: RELAÇÕES PÚBLICAS
8º Semestre
ATIVIDADES COMPLEMENTARES AO LONGO DO CURSO
* A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Coordenador Adjunto

    Prof. MSc. Alexandre José Possendoro

    Doutorando em Políticas e Estratégias de Comunicação pela ECA-USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com graduação em Jornalismo pela ECA-USP. É assessor de comunicação do Lean Institute Brasil. Foi editor-executivo do jornal corporativo “O Pinhão”. Atuou como repórter da Folha de São Paulo, editor-assistente e editor-executivo da revista Marketing Cultural  e, também, como repórter colaborador em revistas como Globo Ciência, Negócios da Comunicação e Áudio News. É professor responsável pelos TCCs de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi.
  • Fale com a Coordenação

    Prof. Luiz Vicente de Lima Lázaro

    Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui experiência de mais de 20 anos em diferentes áreas da Comunicação.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes

Instituto Profesional AIEP

Fundado em 1960, o Instituto Profesional AIEP prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho global. O AIEP, instituição de ensino superior com forte atuação nos cursos técnicos e profissionalizantes, tem mais de 80.000 estudantes matriculados em 19 campi no país.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad de Las Américas - Chile (UDLA)

A Universidad de Las Américas (UDLA), fundada em 1988, é pioneira na ampliação do acesso ao ensino superior no Chile. Com mais de 30.000 alunos, UDLA é a segunda maior universidade do país, com operação em Santiago, Concepción e Viña del Mar.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad Viña del Mar (UVM)

A Universidad Viña del Mar (UVM) registra mais de 7.000 alunos em dois campi, um em Viña del Mar e outro em San Felipe. Fundada em 1988, a UVM é credenciada pela Comisión Nacional de Acreditación.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad Latina de Costa Rica (Ulatina)

A Universidad Latina, fundada em 1979, e a Universidad Interamericana de Costa Rica, fundada em 1986, juntaram-se em 2010 para se tornar a Universidad Latina de Costa Rica (ULATINA), uma instituição que combina os pontos fortes e as especialidades de suas antecessoras. A ULATINA é a maior universidade privada da Costa Rica, de acordo com o Estado de la Educación en Costa Rica, com mais de 35.400 estudantes matriculados.

Costa Rica Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses.

Istanbul Bilgi University

A Istanbul Bilgi University (BILGI), fundada em 1996, é uma das maiores universidades privadas da Turquia. A instituição tem três campi no coração de Istambul e oferece a mais de 14.000 alunos uma gama de atividades sociais e culturais que criam uma vida universitária vibrante. Na BILGI, os programas de graduação e de pós-graduação são ministrados em Inglês.

Turquia 3.500 dólares (curso por semestre acadêmico) Inglês Exigido o teste de proficiência de inglês - nível mínimo B2. Exame não-oficial. Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi.

Universidade Europeia (UE)

Fundada em 1962 em Lisboa, a Universidade Europeia (UE) oferece programas de graduação e pós-graduação para mais de 2.300 alunos. Os programas da UE são projetados para preparar os alunos para ter sucesso no mercado de trabalho. A UE é a terceira maior e mais antiga instituição privada de ensino superior em Portugal e é credenciada pelo Ministério da Educação Nacional.

Portugal Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) e ainda ganha 30% de desconto em 5 mensalidades. Português de Portugal Necessário visto de estudos.

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002 (BOCyL 24/06/02 e 05/07/02 BOE), o UEMC tem atualmente em seu campus em Valladolid com mais de 1.500 alunos, 250 professores e pesquisadores e administração e serviços e tem uma oferta de formação de 16 graus oficiais 7 graus Duplas 7 oficial de mestrado e numerosos estudos de pós-graduação.

Espanha 2.000 euros (por semestre acadêmico) Espanhol Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi.

Saiba mais

Inscreva-se

f2ffa035488acef287e80aa505dc28b666666666666666666666666666666