Rádio, TV e Internet

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun nº 09, de 20 de março de 1998
Reconhecimento
  • Portaria nº 792, publicada no DOU de 11 de março de 2005

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Estímulo à Produção Criativa

A formação do corpo docente, o apoio às pesquisas acadêmicas, a organização da matriz curricular, a infraestrutura e o apoio aos projetos dos estudantes colaboram para a manutenção da nota máxima do curso no Guia do Estudante com 5 estrelas nos últimos três anos.

O equilíbrio entre teoria e prática bem como o estímulo à produção criativa e à inovação resultam em diversos prêmios e reconhecimentos aos estudantes. Entre as conquistas recentes destacam-se:

-Prêmios no Expocom Sudeste – Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação): melhor roteiro de ficção (2011); melhor animação (2011); melhor roteiro de não-ficção (2013); melhor videoclipe (2014 e 2015); melhor programa de TV (2015); melhor roteiro de ficção (2016);

-Prêmios no Expocom Nacional – Intercom: melhor programa de TV (2015) e melhor roteiro de ficção (2016);

-Alunos e ex-alunos selecionados para renomados festivais internacionais como: Oscar (Estados Unidos – 2016); Short Film Corner do Festival de Cannes (França – 2016 e 2017); Berlin Independent Film Festival (Alemanha – 2016); Canadian Screen Awards (Canadá – 2016); DC Independent Film Festival e East Lansing International Film Festival (Estados Unidos – 2016); Arroios Film Festival (Portugal – 2016); Video y Cine Videofest (México – 2016); 12º Month Film Festival (Romênia – 2016); Festival International du Court Metrage à Clermont-Ferrand (França – 2016); China International New Media Short Film Festival (China – 2016); PromaxBDA Latin America (Ouro em premiação de marketing televisivo – Estados Unidos – 2016); Dada Saheb Phalke Film Festival (Índia – 2017); London Independent Film Awards (Inglaterra – 2017).

O curso acompanha as novidades e as tendências do mercado audiovisual tanto nas plataformas tradicionais como nas redes sociais e novas mídias digitais. Confira a programação de nossos canais on-line:

Take UAM (www.youtube.com/takeuam): melhores produções realizadas pelos alunos;

TV Anhembi (www.youtube.com/tvanhembi): séries produzidas pelos estudantes que integram a equipe da TV Anhembi.

Sintonia com o Mercado de Trabalho

O estudante de Rádio, TV e Internet pode aprimorar seu conhecimento e exercitar a prática profissional em nossos espaços extracurriculares:

-TV Anhembi (infraestrutura de pré-produção, gravação e edição de vídeos e programas de TV): https://www.facebook.com/tvanhembi/?fref=ts

-Agcom (Agência Experimental de Comunicação): criação de campanhas e de peças sonoras, visuais e audiovisuais: https://www.facebook.com/AgcomComunica?fref=ts

-Rádio Anhembi (estúdio de rádio para gravações e transmissões ao vivo na área de convivência do campus; gravação de arquivos de áudio e podcast): https://web.facebook.com/radioanhembi/?fref=ts


Carreira

O radialista é um profissional versátil que entende os conceitos, a linguagem e as técnicas das atividades relacionadas à criação, produção, veiculação e direção de programas e projetos para rádio, televisão e internet. O mercado está aquecido com o surgimento de novas mídias alternativas, como monitores em transportes públicos e pontos de venda, TVs corporativas, podcasts, web rádios, canais e portais de vídeo na internet, além da recente lei que obriga a produção e veiculação de programas brasileiros na TV por assinatura.

Há oportunidades para atuar em produtoras (cobertura de eventos, vídeos institucionais, gravação de comerciais), em instituições educativas e culturais, em agências de publicidade, em empresas de agenciamento de atores, em departamentos de comunicação e marketing de empresas de diferentes setores, além de atuar em projetos relacionados às redes sociais e às novas mídias digitais.

Ao final do curso, você estará apto a:

Trabalhar com criação (roteirista e redator), gerenciamento (produtor e  coordenador de produção), estratégias de programação (grade e audiência), gravações (operador de câmera, operador de áudio, diretor de imagem e diretor de fotografia), edição/finalização e direção (diretor de programa e  diretor de arte) e todas as demais funções que envolvam a concepção e a viabilização de projetos e produtos em áudio, rádio, fotografia, vídeo e televisão.

Infraestrutura

Na Anhembi Morumbi o estudante de Rádio, TV e Internet tem à sua disposição mais de 1.500 m² de área de estúdios nos campi “Centro-Mooca” e “Paulista 1” para produções fotográficas, sonoras e audiovisuais. Além disso, são utilizados laboratórios modernos com mais de 460 ilhas de edição para pós-produção de som e de imagem.

Os espaços também contemplam estúdios de TV com estrutura multicâmera e teleprompters para programas gravados e ao vivo incluindo fundo de chroma key infinito, ponto eletrônico, grua, híbrida e acervo cenográfico.

O estudante se capacita para o mercado profissional vivenciando experiências práticas e pode operar os equipamentos nas gravações externas e dentro dos estúdios. Para gravações dentro e fora do campus o aluno pode utilizar câmeras de vídeo, máquinas fotográficas, microfones, kits de iluminação e dispositivos específicos como travelling e steadycam.

Grade curricular

COMUNICAÇÃO (EAD)

REDAÇÃO E ROTEIRO AUDIOVISUAL

ARTE, CULTURA E ESTÉTICA

LINGUAGEM AUDIOVISUAL

RÁDIO E CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS

METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD)

ROTEIRO FICCIONAL E NARRATIVA TRANSMÍDIA

COMUNICAÇÃO VISUAL

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TV E CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (EAD)

FOTOGRAFIA E CAPTAÇÃO DE IMAGEM

CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO

TRILHA SONORA E LINGUAGEM MUSICAL

FILOSOFIA E ÉTICA

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (EAD)

GESTÃO E PRODUÇÃO EM VÍDEO E TV

EDIÇÃO DE VÍDEO

DIREÇÃO EM RÁDIO E MÍDIAS SONORAS

LOCUÇÃO, APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS (EAD)

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

PÓS-PRODUÇÃO E EFEITOS VISUAIS

DIREÇÃO DE ARTE PARA AUDIOVISUAL

OPTATIVA (inclui libras)

PROGRAMAÇÃO, AUDIÊNCIA E NEGÓCIOS

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA NÃO-FICÇÃO

OPTATIVA – TRILHA 1

DIREÇÃO EM TV E MÍDIAS AUDIOVISUAIS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROJETO

OPTATIVA – TRILHA 2

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – RTVI

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Coordenadora-adjunta

    Nádia Lebedev

    Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Comunicação Social - Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participou dos projetos de pesquisa “Digital Media Education Project” na Freie Universitat Berlin (FUB – Alemanha) e da Constituição do Arquivo Vilém Flusser SP.
  • Fale com a coordenação

    Prof. Renato Tavares Junior

    Gerente acadêmico das áreas de Comunicação, Artes, Educação, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Bacharel em Comunicação Social - Rádio e Televisão pela ECA-USP. Mestre em Ciências da Comunicação, na área de Interfaces Sociais da Comunicação, pela ECA-USP. Doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero. Idealizador, ex-coordenador e professor do curso de Pós-graduação lato sensu de Especialização em Estratégias de Programação de TV da Universidade Anhembi Morumbi. Foi professor dos cursos de Publicidade e Propaganda da Universidade Anhembi Morumbi, da Faculdade Montessori de São Paulo e da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Experiência como educador, consultor e diretor na área de comunicação audiovisual. Dirigiu produtos audiovisuais para empresas como Telefonica, Nestlé e Estação Ciência/USP. Colaborou com instituições como o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores – LARC/USP, Núcleo de Comunicação e Educação – NCE/USP e Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo e Log On Editora Multimídia/Cultura Marcas. Passou por veículos como Globo.com, Rádio Trianon, TV USP, TV Bandeirantes e TV Globo.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

Mais de 10.300 estudantes estão matriculados na Universidade Interamericana de Panamá (UIP), que foi fundada em 1994 e se fundiu com a Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnología em 2014. A UIP desenvolve competências pessoais e profissionais em cerca de 40 programas acadêmicos, em diferentes áreas do conhecimento.

Panamá Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad de Las Américas - Chile (UDLA)

A Universidad de Las Américas (UDLA), fundada em 1988, é pioneira na ampliação do acesso ao ensino superior no Chile. Com mais de 30.000 alunos, UDLA é a segunda maior universidade do país, com operação em Santiago, Concepción e Viña del Mar.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad de Las Américas - Equador (UDLA)

Fundada por um grupo de educadores e empresários em 1995, a Universidad de Las Américas (UDLA) hoje é a universidade privada Nº 1 do Equador, de acordo com o Conselho Equatoriano de Ensino Superior (CONESUP). A instituição oferece aos alunos as habilidades práticas e os treinamentos necessários para ingresso no mercado de trabalho. Com dois campi em Quito, a UDLA tem mais de 10.000 estudantes.

Equador Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Exame não-oficial. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

Mais de 38.000 alunos estão matriculados nos três campi da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), em Lima. Fundada em 1994, a UPC está classificada entre as melhores instituições privadas de ensino superior no Peru.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido atestado de intercâmbio - emitido pela UAM. Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi da em Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Latina de Costa Rica (Ulatina)

A Universidad Latina, fundada em 1979, e a Universidad Interamericana de Costa Rica, fundada em 1986, juntaram-se em 2010 para se tornar a Universidad Latina de Costa Rica (ULATINA), uma instituição que combina os pontos fortes e as especialidades de suas antecessoras. A ULATINA é a maior universidade privada da Costa Rica, de acordo com o Estado de la Educación en Costa Rica, com mais de 35.400 estudantes matriculados.

Costa Rica Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC)

Fundada em 1987, a Universidad Tecnológica Centroamericana (UNITEC) promove o espírito empreendedor de seus mais de 20.000 alunos. A instituição opera três campi em Tegucigalpa e um em San Pedro de Sula. A UNITEC se destaca como a universidade privada de maior prestígio em Honduras, de acordo ranking do Unimer Research International.

Honduras Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Privada del Norte (UPN)

Mais de 30.000 alunos estão matriculados nos campi Universidad Privada del Norte (UPN) em Trujillo, Cajamarca e Lima. A instituição, fundada em 1994, busca desenvolver nos alunos as habilidades que o mercado de trabalho exige para que se tornem profissionais qualificados e bem sucedidos.

Peru Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido atestado de intercâmbio - emitido pela UAM. Necessário visto de estudos. Apresentação

Istanbul Bilgi University

A Istanbul Bilgi University (BILGI), fundada em 1996, é uma das maiores universidades privadas da Turquia. A instituição tem três campi no coração de Istambul e oferece a mais de 14.000 alunos uma gama de atividades sociais e culturais que criam uma vida universitária vibrante. Na BILGI, os programas de graduação e de pós-graduação são ministrados em Inglês.

Turquia 3.500 dólares (curso por semestre acadêmico) Inglês Exigido o teste de proficiência de inglês - nível mínimo B2 (exame oficial ou não-oficial). Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante deverá estar rematriculado, mas não pagará as mensalidades na Anhembi Morumbi. Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

id Donec venenatis, sem, suscipit efficitur. risus.
Português (Brasil)
English Português (Brasil)