Engenharia Ambiental e Sanitária

Avaliação do MEC 4/5
Guia da Faculdade

QUAL A SUA ESCOLHA?

ESCOLHA O SEU JEITO DE ESTUDAR

PRESENCIAL PRESENCIAL FLEX SEMIPRESENCIAL EAD

Sobre o curso

Modalidade
Presencial Flex
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
10 semestres
Guia Rápido

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Anhembi Morumbi oferece um forte estímulo à prática profissional que, aliado a uma sólida formação teórica, o capacita a atuar em um mercado em constante evolução, compatibilizando as ações necessárias ao desenvolvimento econômico com aquelas que visam à conservação ambiental, ao crescimento sustentável e à qualidade de vida da população.

Na Anhembi Morumbi, você terá aulas com professores com alta titulação – mais de 80% mestres e doutores – e atuantes no mercado de Engenharia, o que proporcionará uma formação integral e atualizada. E, ainda, discutirá temas como a política, tratados e acordos internacionais, de forma a se manter constantemente atualizado nos movimentos mundiais.

A Escola de Engenharia e Tecnologia, da qual o curso faz parte, mantém parcerias com empresas para pesquisa e desenvolvimento aplicado, viabilizando projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, estágios, treinamento, cursos e primeiro emprego.

Acesse aqui o Projeto Pedagógico – Campus Vila Olímpia
Acesse aqui o Projeto Pedagógico – Campus Mooca

Atos Autorizativos

VILA OLÍMPIA: CC: 4 (2017) | CPC: 4 (2017) | ENADE: 4 (2017)


Carreira

A crescente preocupação com o crescimento sustentável, associada à necessidade do uso responsável dos recursos naturais e da busca por soluções de engenharia que minimizem os impactos ao meio ambiente, exige profissionais com sólida formação na área de Gestão e Tecnologias Ambientais.

Ao final do curso, você estará apto a:

Elaborar e conduzir as etapas de um projeto de pesquisa e desenvolvimento, identificando fontes e informações relevantes à área de estudo e atuação;

Analisar e selecionar ferramentas, tecnologias, técnicas e métodos mais adequados para a solução de problemas e elaboração de projetos;

  • Compreender os impactos de sua atuação e das tecnologias na sociedade e no meio ambiente;
  • Dominar e aplicar teorias, práticas e ferramentas na especificação, elaboração, implementação e avaliação de tecnologias e projetos;
  • Criar novas tecnologias e avanços científicos, propiciando melhorias para empresas, sociedade e meio ambiente;
  • Cooperar ou liderar uma equipe de trabalho com uma postura multidisciplinar, comunicando-se de forma eficaz e buscando o permanente aprimoramento profissional;
  • Será capaz de atuar em projetos de empresas de consultoria que elaboram planos de uso do solo, rios ou florestas, em estudos de impactos no ambiente, laudos técnicos e projetos específicos na área ambiental

Infraestrutura

O curso disponibiliza a você uma infraestrutura de alto nível para o aprendizado prático, como o Núcleo de Estudos em Produção mais Limpa, o que possibilita a realização de atividades de iniciação cientifica e vivência de problemas reais desde o início do curso.

Aqui, você utilizará softwares específicos de simulação e modelagem de problemas ambientais,  aperfeiçoando seu aprendizado prático, e contará ainda com espaços da área da Saúde, o que é fundamental para formar Engenheiros Ambientais completos.

Além disso, participará de atividades em laboratórios e atividades de campo, com visitas técnicas realizadas no decorrer do curso, em diversas disciplinas.

Grade curricular

 

Disciplina Carga Horária
Algoritmos e Programação 66
Comunicação 88
Desenho Técnico e Computacional 66
Engenharia e Inovação 33
Estatística e Probabilidade Aplicada 66
Cálculo Aplicado – Uma Variável 66
Criatividade, Ideação e Resolução de Problemas 33
Gestão das Organizações 88
Laboratório de Matemática e Física 66
Química Geral e Ciência dos Materiais 66
Cálculo Aplicado – Várias Variáveis 66
Cálculo Numérico Computacional 33
Desenvolvimento Integrado de Produtos 33
Estatística Aplicada ao Data Science 88
Estudos Topográficos e Cartografia 66
Física – Dinâmica e Termodinâmica 66
Mecânica dos Sólidos – Estática 66
Álgebra Linear Computacional 66
Empreendedorismo Tecnológico 33
Fenômenos de Transporte 33
Física – Ondas, Eletricidade e Magnetismo 66
Química Ambiental e Analítica 66
Segurança e Saúde do Trabalho 88
Desenvolvimento Humano e Social 88
Ecologia e Manejo dos Solos 66
Hidráulica Aplicada 66
Legislação e Educação Ambiental 66
Mecânica dos Solos e Geotecnia 88
Resistência dos Materiais 66
Antropologia e Cultura Brasileira 88
Geociências e Geologia Ambiental 66
Gestão Financeira e Orçamentária 66
Poluição e Degradação Ambiental 66
Recursos Energéticos e Energias Limpas 66
Geoprocessamento 66
Hidrologia e Sistemas de Drenagem Urbana 66
Microbiologia e Biotecnologia Ambiental 66
Saneamento Ambiental 66
Avaliação de Impacto Ambiental 66
Climatologia e Meteorologia 66
Gestão Integrada de Resíduos 66
Pré-Projeto Final de Curso em Engenharia 33
Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água 66
Estágio Supervisionado em Engenharia 180
Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas 33
Optativa I 66
Projeto Final de Curso em Engenharia 33
Projetos de Sistemas de Tratamento de Efluentes 66
Atividades Complementares 255
Conservação, Recuperação e Gestão de Riscos Ambientais 66
Optativa II 66
Planejamento Urbano e Ambiental 66
Sistemas Integrados de Gestão Ambiental 66

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Livia Maria Zambrozi Garcia Passari

    Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina (2006), mestrado em Química dos Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e doutorado em Ciências com ênfase em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (2014). É docente na Universidade Anhembi Morumbi desde 2012.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

University of California, Riverside (UCR)

A UCR é uma das instituições mais diversas e inclusivas do prestigioso sistema de 10 universidades da Califórnia, a UCR serve como uma incubadora de novos conhecimentos, um mecanismo de mobilidade social e uma potência econômica.
As três faculdades da UCR oferecem uma ampla gama de disciplinas acadêmicas e de pesquisa: A Faculdade de Engenharia Marlan e Rosemary Bourns, com nove departamentos; A Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, com 20 departamentos; e a Faculdade de Ciências Naturais e Agrícolas, com 13 departamentos. A UCR é o lar de quatro escolas profissionais: Escola de Negócios, Escola de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Medicina e Escola de Políticas Públicas, bem como 23 centros de pesquisa interdisciplinares.

ESTADOS UNIDOS 4.800 dólares (por ciclo acadêmico norte americano = 3 meses de estudos com limite de créditos a serem cursados). Acrescido o valor de matrícula + seguro internacional + seguro adicional obrigatório UCR. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2 (IELTS 6.5 ou TOEFL 80). Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos. Obrigatória a aquisição de dois seguros-médicos, tanto o internacional - adquirido no Brasil - quanto o americano (pagamento remetido à UCR durante o processo de aceitação). Apresentação

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002, a Universidad Europea Miguel de Cervantes é uma universidade privada, jovem e dinâmica que desenvolve uma educação de qualidade voltada para o aluno, apoiada por atendimento personalizado, pequenos grupos e práticas de negócios. Da mesma forma, o trabalho de pesquisa concentra seus esforços na materialização dos avanços científicos, socioeconômicos e ambientais.

ESPANHA 2.000 euros (por semestre acadêmico). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Andrés Bello (UNAB)

Fundada em 1989, Universidad Andrés Bello (UNAB) é conhecida por seu rigor acadêmico e excelência em pesquisa. Mais de 47 mil alunos estão matriculados nos campi Santiago, Viña del Mar e Concepción. A UNAB é considerada a melhor universidade privada do Chile e mantém posição de destaque nos rankings internacionais, como o QS Stars, que a classificou como uma das 10 melhores instiuições de ensino superior da América Latina.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC)

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) nasceu em 1994 como uma instituição de ensino baseada na criatividade e inovação, visando a formação de futuros profissionais, que serão protagonistas da mudança. Hoje é a primeira universidade global no Peru. Possui mais de 40 cursos de graduação nas Faculdades de Administração em Hotelaria e Turismo, Arquitetura, Artes Contemporâneas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Comunicações, Direito, Design, Economia, Educação, Engenharia, Negócios e Psicologia. Além disso, possui mais de 20 programas de pós-graduação.

PERU Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Saiba mais

Português (Brasil)
English Português (Brasil)