O que é pós-graduação

O que é pós-graduação?
Denomina-se Pós-graduação os cursos que visam a proporcionar ao estudante portador de diploma universitário o aprofundamento do saber, permitindo alcançar atualização e aperfeiçoamento profissional bem como elevado grau de competência científica ou técnico-profissional.

 

No Brasil, há dois tipos de Pós-graduação:

 

Lato Sensu

A Pós-graduação Lato Sensu designa todo e qualquer curso que atenda a legislação do MEC a respeito. Normalmente, são cursos de especialização e aperfeiçoamento que possuem objetivo técnico profissional específico em certa e limitada área do saber ou da profissão. Tem carga horária mínima de 360 horas, exigência de 50% dos professores com título de Mestre ou Doutor, 75% de presença obrigatória em aulas e além de aprovação em todas as disciplinas do curriculum, o aluno deve apresentar um projeto final para ao término do curso, receber um Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu de validade nacional.

 

Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu somente poderão ser oferecidos por Instituições de Ensino Superior já credenciadas pelo MEC, independem de autorização, reconhecimento e  devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, observando-se a revogação do paragrafo 4 do artigo 1 pela resolução CNE/CES Nº 7, DE 8 DE SETEMBRO DE 2011.

 

Esta modalidade contempla todos os cursos de Especialização, Masters e MBAs.

 

Stricto Sensu

A Pós-graduação Stricto Sensu é caracterizada por cursos regulares em segmento à Graduação,  que visam a aprofundar a formação adquirida no ensino superior, de modo que o estudante seja conduzido a obter outro grau acadêmico. A expressão Stricto Sensu aplica-se aos cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos.

 

Os cursos  Stricto Sensu são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação precisas na Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.

 

Esta modalidade é subdividida em Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado.

 

*O programa de Mestrado não constitui obrigatoriamente requisito prévio para inscrição em um curso de Doutorado.

 

Fonte: Capes e MEC

A escolha de uma pós-graduação
Na hora de ingressar em uma Pós-graduação é preciso avaliar qual a modalidade que melhor se encaixa em seu perfil e momento profissional, se o programa está alinhado às exigências do mercado e se possui validação de entidades certificadoras.

Conheça as entidades certificadoras de cada modalidade:

 

ESPECIALIZAÇÃO E MASTER

Os cursos de Especialização e Masters independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e  são acompanhados pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), unidade do Ministério da Educação (MEC) responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior. Todavia, apenas as Instituições credenciadas pelo MEC podem oferecê-los. Vide relação no site do MEC.

 

A SESU também é responsável pela manutenção, supervisão e desenvolvimento das instituições privadas de educação superior, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Saiba mais.

 

MBA

A Associação Nacional de MBA (ANAMBA) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem a finalidade de definir e disseminar os parâmetros que caracterizam os cursos de Master of Business Administration – MBA no Brasil, desenvolvendo parâmetros de qualidade que norteiem sua estruturação e oferta.

 

Por meio de processos específicos de credenciamento e recredenciamento, a ANAMBA confere aos cursos de MBA um selo de qualidade, como o obtido pela BSP – Business School São Paulo em seus cursos.

 

Os padrões de qualidade ANAMBA foram elaborados para que satisfaçam as exigências de qualidade dos alunos, de seus empregadores e do Mercado em geral. Para a entidade, os MBAs devem ter uma carga horária mínima de 480 horas/aula, com aulas de 60 minutos, sendo que, dessas, 20% (vinte por cento) poderão ser ofertadas mediante ensino a distância – EAD. Saiba mais.

 

MESTRADO E DOUTORADO

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável pela avaliação, expansão e consolidação dos cursos  de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) no Brasil.

 

O sistema de avaliação, criado e continuamente aperfeiçoado pelo CAPES, serve como instrumento de padrão de excelência acadêmica para os Mestrados e Doutorados nacionais. Os resultados obtidos com essa avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de Pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios e apoios).

 

Os programas de Mestrado da Universidade Anhembi Morumbi possuem recomendação da CAPES. Saiba mais.

Entenda as modalidades
Conheça cada uma das modalidades de Pós-graduação oferecidas pela Universidade Anhembi Morumbi e a BSP – Business School São Paulo:

 

Pós-graduação (Especialização)

Ideal para quem deseja aperfeiçoar-se ou atualizar-se em algum aspecto técnico-profissional de sua rotina de trabalho, permitindo aprimoramento profissional e destaque em sua área de atuação.

 

Master

Desenvolvido para jovens profissionais que procuram especialização e domínio estratégico de uma área funcional específica e, aquisição de competências gerenciais, que lhes permitam ser um destaque em sua área e ter cargos de maior responsabilidade.

 

MBA

Ideal para profissionais que querem adquirir e aprimorar suas competências funcionais, habilidades gerenciais e visão de negócios, por meio de uma especialização, com o objetivo de prepará-los para novas responsabilidades gerenciais.

 

MBA Executivo

Voltado para profissionais que desejam, além de novos conhecimentos, aperfeiçoar o pensamento estratégico, as habilidades de liderança, o entendimento integrado dos negócios e as competências diretivas. É a preparação para assumir novas responsabilidades de alta gerência e direção.

 

Mestrado

Destinado à quem busca uma formação eminentemente acadêmica para seguir carreira na área de Ensino e Pesquisa. O profissional obtém o título de Mestre em determinado campo do saber. É um curso direcionado a quem deseja se desenvolver na área de Ensino e da Pesquisa.

A importância das certificações e rankings
Alguns fatores asseguram a validade e a credibilidade de um curso e seu reconhecimento pelo mercado. Entre eles está o reconhecimento oficial de órgãos reguladores, a presença em rankings produzidos por instituições isentas e independentes, e a existência de selos de qualidade emitidos por associações e institutos reconhecidos pelo mercado.

 

Confira as associações, certificações e rankings que validam a qualidade acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi e da BSP – Business School São Paulo:

 

Eleita a 1ª Escola de Negócios do Brasil e a 3ª da América Latina
QS TOPMBA é um ranking internacional que identifica as melhores escolas de negócios do mundo segundo a avaliação de empregadores e RHs de mais de 5.000 empresas internacionais. O resultado do ranking é a lista das 200 escolas de negócios preferidas pela maioria dos empregadores internacionais para fins de contratação de graduados do MBA. No ranking 2010/2011, a BSP foi eleita a primeira escola de negócios do Brasil e a terceira da America Latina pelos empregadores internacionais.
Entre as 5 melhores escolas de negócios do Brasil
O ranking da VOCÊ S/A avalia os melhores cursos de gestão de negócios oferecidos no Brasil. As notas finais de cada curso é formada pelas respostas obtidas em questionários enviados para cinco grupos formadores de opinião: Ex-alunos recém-formados, Ex-alunos antigos, Professores dos cursos, Coordenadores dos cursos e Diretores de Recursos Humanos de grandes empresas em todo o país. No ranking 2010, a BSP foi reconhecida pelos RHs do Brasil entre as 5 melhores escolas de negócios do país e o Executive MBA da BSP foi rankeado como o 6º melhor MBA Executivo do Brasil.
5ª melhor escola de negócios do Brasil e a 3ª de São Paulo
O Ranking das Melhores Escolas de Negócios da América Latina da AméricaEconomia mede a excelência acadêmica das escolas de negócios da região, avaliando cinco variáveis: Força acadêmica, Produção acadêmica, Conexão internacional, Potencial da rede, e Ambiente de negócios. No ranking de 2011, a BSP foi reconhecida entre as 5 melhores escolas de negócios do Brasil e como a 3ª melhor de São Paulo.
4 Palmas – Reconhecida como a escola de negócios 4 do Brasil
Eduniversal é um ranking internacional que identifica as 1.000 Melhores Escolas de Negócios do mundo segundo a avaliação de um comitê internacional acadêmico. O objetivo principal da Eduniversal é tornar-se o caminho principal para alcançar essas 1.000 melhores escolas de negócios globais e oferecer aos alunos uma séria referência que reflete a dimensão internacional de cada escola e, portanto, permitindo tomar decisões certas quanto à escolha de sua futura escola. No ranking 2011 a BSP recebeu 4 Palmas, sendo assim reconhecida como a escola de negócios #4 do Brasil.
Entre os 200 membros do mundo e entre os 7 brasileiros
O Executive MBA Council contribui para o avanço da educação executiva no mundo, através do estreitamento das relações e troca de experiências entre as instituições e empresas, conferencias e produção de pesquisas e analises do setor Cerca de 200 instituições acadêmicas do mundo todo com apenas sete membros brasileiros, entre eles, a BSP compõe seu quadro associativo. O Diretor Acadêmico da BSP foi eleito para o Board of Trustees do EMBA Council em 2010, sendo a BSP a primeira escola do Brasil a receber esta distinção.
Uma das 7 escolas que possui selo de qualidade e nível nacional para o MBA Executivo
A Associação Nacional de MBAs (ANAMBA) é o órgão de acreditação de qualidade de MBAs mais importante no Brasil.. A ANAMBA visa manter o mercado informado sobre a qualidade dos diferentes programas oferecidos no Brasil, outorgando o selo de qualidade ANAMBA somente para cursos de MBA que aderem aos standards rigorosos e exigentes de qualidade da associação, que seguem padrões internacionais. A BSP faz parte da ANAMBA desde 2004, sendo uma das sete escolas que possui este selo de qualidade a nível nacional para seu MBA Executivo.
O Diretor Acadêmico da BSP é o Diretor Executivo da ANAMBA
A European Foundation for Management Development está presente em 82 países e promove fóruns de discussões, pesquisas, networking sobre a prática e o desenvolvimento da gestão. Tem mais de 35 anos de experiência na coordenação de projetos e atividades que promovem o diálogo em torno de organizações e instituições de ensino. Cerca de 450 instituições acadêmicas do mundo todo, incluindo somente seis membros no segmento de ensino no Brasil, entre eles, a BSP compõe seu quadro associativo.
CLADEA, Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração é uma das mais importantes redes de escolas de negócios do mundo. A organização prevê a cooperação entre escolas de negócios afiliadas e mantém participação mútua com as principais redes acadêmicas do mundo contribuindo com a inovação na gestão de diversas escolas de negócios. A BSP foi aprovada como membro do CLADEA em 2010, sendo reconhecida assim como parte das melhores escolas de negócios da América Latina.
The Principles for Responsible Management Education é uma iniciativa global apoiada pela ONU e desenvolvida para promover a responsabilidade corporativa e sustentabilidade no ensino de negócios, assumindo o compromisso de alinhar sua missão e estratégia, bem como suas competências fundamentais – educação, pesquisa e liderança de pensamento, com os valores da ONU incorporados pelos seis princípios PRME. A BSP figura entre as 6 escolas de negócios do Brasil signatárias do PRME, destacando assim seu compromisso com a sustentabilidade.
Porque escolher a BSP
TRADIÇÃO ESTABELECIDA
  • A BSP foi pioneira em lançar cursos de MBA no Brasil na década de 90
  • Desde 1994 oferece um curso de MBA EXECUTIVO totalmente em inglês com módulo internacional em Universidades do Exterior
  • Alunos de importantes organizações locais ou multinacionais onde a globalização é o dia a dia
  • Cerca de 20% dos seus ex-alunos ocupam posições de destaque sediadas fora do Brasil
  • Cerca de 10.000 alunos já cursaram um de seus programas
RECONHECIMENTO EXTERNO – Ranking e Premiações
  • REVISTA VOCÊ S/A – Melhores MBAs do Brasil – Entre os 6 melhores cursos do Brasil
  • REVISTA AMERICA ECONOMIA – As melhores escolas de MBA da America Latina – Entre as 5 melhores escolas do Brasil
  • RANKING EDUNIVERSAL – As melhores escolas de Negócios do mundo – Classificada como 4 Palmas – TOP Business School entre as 4 melhores do Brasil. Entre os melhores cursos de Master do mundo
  • RATING QS – 200 Top Business Schools – Considerada a primeira do Brasil
  • EUROPEANCEO Award – Global Business Education 2011
QUALIDADE ACADEMICA COMPROVADA
  • Corpo Acadêmico com 50% doutores ou Ph.D.s
  • 100% dos professores possuem sólida experiência profissional nas disciplinas que atuam
  • Curriculum dos cursos de acordo com os padrões internacionais de qualidade atendendo às necessidades do mundo corporativo e de cada momento da carreira do aluno
  • Metodologia de ensino e aprendizagem baseada em uso de casos e simuladores de Harvard, debates com a participação de executivos de mercado, uso de tecnologia digital e ambientes de colaboração
  • Cursos de MBA reconhecidos e acreditados pela ANAMBA
INTERNACIONALIDADE
  • A BSP e a Universidade Anhembi Morumbi fazem parte da maior rede mundial de instituições educacionais a Laureate Universities, atuando em 25 países
  • Dupla Certificação em cursos de MBA com a Universidade Politécnica da Catalunha
  • Parcerias internacionais com instituições como BABSON COLLEGE, SUFFOLK UNIVERSITIES, LAKE FOREST GRADUATE SCHOOL OF MANAGEMENT, UNIVERSIDADE POLITECNICA DA CATALUNYA e ESCUELA DE ORGANIZACION INDUSTRIAL possibilitando aos alunos cursarem módulos internacionais na Europa e na América do Norte.

Uma universidade de fronteiras e mentes abertas