O que é pós-graduação

O que é pós-graduação?
Denomina-se Pós-graduação os cursos que visam a proporcionar ao estudante portador de diploma universitário o aprofundamento do saber, permitindo alcançar atualização e aperfeiçoamento profissional bem como elevado grau de competência científica ou técnico-profissional. 

No Brasil, há dois tipos de Pós-graduação:

 

Lato Sensu

A Pós-graduação Lato Sensu designa todo e qualquer curso que atenda a legislação do MEC a respeito. Normalmente, são cursos de especialização e aperfeiçoamento que possuem objetivo técnico profissional específico em certa e limitada área do saber ou da profissão. Tem carga horária mínima de 360 horas, exigência de 50% dos professores com título de Mestre ou Doutor, 75% de presença obrigatória em aulas e além de aprovação em todas as disciplinas do curriculum, o aluno deve apresentar um projeto final para ao término do curso, receber um Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu de validade nacional.

 

Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu somente poderão ser oferecidos por Instituições de Ensino Superior já credenciadas pelo MEC, independem de autorização, reconhecimento e  devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, observando-se a revogação do paragrafo 4 do artigo 1 pela resolução CNE/CES Nº 7, DE 8 DE SETEMBRO DE 2011.

 

Esta modalidade contempla todos os cursos de Especialização, Masters e MBAs.

 

Stricto Sensu

A Pós-graduação Stricto Sensu é caracterizada por cursos regulares em segmento à Graduação,  que visam a aprofundar a formação adquirida no ensino superior, de modo que o estudante seja conduzido a obter outro grau acadêmico. A expressão Stricto Sensu aplica-se aos cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos.

 

Os cursos  Stricto Sensu são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação precisas na Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.

 

Esta modalidade é subdividida em Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado.

 

*O programa de Mestrado não constitui obrigatoriamente requisito prévio para inscrição em um curso de Doutorado.

 

Fonte: Capes e MEC

A escolha de uma pós-graduação
Na hora de ingressar em uma Pós-graduação é preciso avaliar qual a modalidade que melhor se encaixa em seu perfil e momento profissional, se o programa está alinhado às exigências do mercado e se possui validação de entidades certificadoras.Conheça as entidades certificadoras de cada modalidade:

 

ESPECIALIZAÇÃO E MASTER

Os cursos de Especialização e Masters independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e  são acompanhados pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), unidade do Ministério da Educação (MEC) responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior. Todavia, apenas as Instituições credenciadas pelo MEC podem oferecê-los. Vide relação no site do MEC.

 

A SESU também é responsável pela manutenção, supervisão e desenvolvimento das instituições privadas de educação superior, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Saiba mais.

 

MBA

A Associação Nacional de MBA (ANAMBA) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem a finalidade de definir e disseminar os parâmetros que caracterizam os cursos de Master of Business Administration – MBA no Brasil, desenvolvendo parâmetros de qualidade que norteiem sua estruturação e oferta.

 

Por meio de processos específicos de credenciamento e recredenciamento, a ANAMBA confere aos cursos de MBA um selo de qualidade, como o obtido pela BSP – Business School São Paulo em seus cursos.

 

Os padrões de qualidade ANAMBA foram elaborados para que satisfaçam as exigências de qualidade dos alunos, de seus empregadores e do Mercado em geral. Para a entidade, os MBAs devem ter uma carga horária mínima de 480 horas/aula, com aulas de 60 minutos, sendo que, dessas, 20% (vinte por cento) poderão ser ofertadas mediante ensino a distância – EAD. Saiba mais.

 

MESTRADO E DOUTORADO

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável pela avaliação, expansão e consolidação dos cursos  de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) no Brasil.

 

O sistema de avaliação, criado e continuamente aperfeiçoado pelo CAPES, serve como instrumento de padrão de excelência acadêmica para os Mestrados e Doutorados nacionais. Os resultados obtidos com essa avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de Pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios e apoios).

 

Os programas de Mestrado da Universidade Anhembi Morumbi possuem recomendação da CAPES. Saiba mais.

Entenda as modalidades
Conheça cada uma das modalidades de Pós-graduação oferecidas pela Universidade Anhembi Morumbi e a BSP – Business School São Paulo: 

Pós-graduação (Especialização)

Ideal para quem deseja aperfeiçoar-se ou atualizar-se em algum aspecto técnico-profissional de sua rotina de trabalho, permitindo aprimoramento profissional e destaque em sua área de atuação.

 

Master

Desenvolvido para jovens profissionais que procuram especialização e domínio estratégico de uma área funcional específica e, aquisição de competências gerenciais, que lhes permitam ser um destaque em sua área e ter cargos de maior responsabilidade.

 

MBA

Ideal para profissionais que querem adquirir e aprimorar suas competências funcionais, habilidades gerenciais e visão de negócios, por meio de uma especialização, com o objetivo de prepará-los para novas responsabilidades gerenciais.

 

MBA Executivo

Voltado para profissionais que desejam, além de novos conhecimentos, aperfeiçoar o pensamento estratégico, as habilidades de liderança, o entendimento integrado dos negócios e as competências diretivas. É a preparação para assumir novas responsabilidades de alta gerência e direção.

 

Mestrado

Destinado à quem busca uma formação eminentemente acadêmica para seguir carreira na área de Ensino e Pesquisa. O profissional obtém o título de Mestre em determinado campo do saber. É um curso direcionado a quem deseja se desenvolver na área de Ensino e da Pesquisa.

Uma universidade de fronteiras e mentes abertas