Anhembi

Mestrado emComunicação

Conhecendo o Mestrado em Comunicação

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
MESTRADO EM COMUNICAÇÃO
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Endereço: Rua Casa do Ator, 294 – Unidade 5 – 7º andar – Campus Vila Olímpia Telefone: (11) 3847-3037

O PPGCOM da UAM foi recomendado pela CAPES em julho de 2006, tendo iniciado suas atividades em agosto de 2006, sob a coordenação da Professora Doutora Bernadette Lyra, com um corpo docente composto pelos Professores Doutores Gelson Santana, Luiz Vadico, Marcello Tassara, Maria Ignês Carlos Magno, Rogério Ferraraz, Sheila Schwarzman, Vicente Gosciola.

Em 2010, passou a ser coordenado pelo Professor Doutor Rogério Ferraraz e seu corpo docente atual está assim constituído: Professores Doutores Bernadette Lyra, Gelson Santana, Laura Cánepa, Luiz Vadico, Maria Ignês Carlos Magno, Renato Luiz Pucci Junior, Sheila Schvarzman, Vicente Gosciola.

Áreas do conhecimento:
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas I
Área: Comunicação
Área de Concentração: Comunicação Audiovisual
Linhas de Pesquisa: Análises de Produtos Audiovisuais; Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual

· O que é área do Programa?
É o campo de conhecimento em que o Mestrado está situado: Comunicação – aqui entendida como “comunicação em larga escala” ou “comunicação massiva”. Não se trata das formas de comunicação interpessoal ou pessoa a pessoa.
A comunicação em larga escala (também chamada de social, porque atinge sociedades e não pessoas isoladamente) é mediada pelos vários meios de comunicação massiva.

· O que é área de concentração do Programa?
É o recorte dentro da área em que se situam as pesquisas feitas por docentes e discentes do Programa. Em consonância com o foco de investigações do PPGCOM da UAM, o recorte da sua área de concentração está nos fenômenos comunicacionais essencialmente ligados aos meios audiovisuais de comunicação. Nesse panorama da área de concentração, considera-se o cinema, primordialmente, como matriz de estudos que incluem os demais meios configurados em imagem e som – vídeo, televisão, internet e outros –, dando-se relevo ao princípio da configuração do sistema audiovisual das comunicações, no qual se incluem, em paridade, todos os meios tributários da imagem e do som.  Essa idéia geral é desdobrada e enquadrada pelo PPGCOM em duas linhas de pesquisa.

· O que são linhas de pesquisa?
São os desdobramentos da área de concentração. Cada linha congrega um conjunto de temas afins, que delimita os campos de interesse e saberes de um grupo de docentes e discentes do programa. O PPGCOM da Anhembi Morumbi tem duas linhas de pesquisa:

1. Análises de Produtos Audiovisuais.
Os objetos desta linha são os produtos audiovisuais (filmes, programas de televisão, vídeos, sites de internet etc.), entendidos como conteúdos configurados em imagem e som, e submetidos aos mais variados tipos de análises (estéticas, poéticas, históricas, narrativas etc.).

Comentários: A opção pelas análises aplicadas ao estudo de produtos audiovisuais permite que as pesquisas dos docentes e discentes que integram esta linha se situem e se movimentem dentro do universo do reconhecimento dos modos e formas de expressão que configuram a comunicação audiovisual. O objetivo é estudar e compreender a configuração expressiva do universo audiovisual contemporâneo, tomando por base os produtos que apresentam natureza tributária das imagens – sejam elas fixas ou animadas – do som e da associação desses dois elementos (imagem e som). A finalidade é debater, discutir e compreender, através do estudo de formas, experiências estéticas e modalidades de estratégias de entretenimento, a inserção de tais produtos no universo das expressividades pertinentes à comunicação audiovisual.
Conjuntos de saberes envolvidos: Estudos de cinema, rádio, vídeo, televisão, internet, etc. Análises do audiovisual e cinema. Mídia audiovisual, cinema e entretenimento. Estéticas da comunicação audiovisual e do cinema.

2. Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
Os objetos desta linha são os processos midiáticos situados no âmbito de suas relações com a dinâmica da cultura audiovisual.

Comentários. Privilegia-se a relação de midiatização audiovisual que os processos sucedidos no campo das mídias estabelecem com a cultura audiovisual. O movimento de relação dos processos midiáticos com a cultura é enfocado especificamente quando interferem na cultura configurada pelo universo da imagem e do som, permitindo, assim, que sejam estudados os fenômenos de midiatização apenas no tipo específico de cultura que viceja no campo da comunicação audiovisual.
Conjunto de saberes envolvidos: Midiatização. Cultura das mídias audiovisuais. História das mídias audiovisuais e do cinema. Tecnologias na cultura audiovisual e cinematográfica. Práticas de cultura audiovisuais e cinematográficas.

Obs. 1 – Em suas linhas de pesquisa, o PPGCOM da UAM trabalha com pesquisas circunscritas à área da comunicação audiovisual, acatando os pressupostos teóricos da comunicação, do cinema e de outras áreas afins ao Programa.

Obs. 2 – Ao final do Mestrado, o discente pesquisador elabora uma dissertação, que é um estudo teórico de natureza reflexiva, sobre um determinado objeto, convertido em um tema e situado em uma das linhas de pesquisa do curso. A dissertação de Mestrado é, obrigatoriamente, de cunho reflexivo-teórico em torno de uma ou de várias questões envolvendo o objeto escolhido. Como parte da dissertação, pode ser aceito um produto audiovisual em que estejam sintetizados os pressupostos teórico-reflexivos do pesquisador. A dissertação deve ser expressa em um texto com organização lógica, que expresse um ponto de vista do pesquisador, inclusive com argumentos teóricos, opiniões e fundamentos de outros pesquisadores. Deve, ainda, estabelecer relações de causa e consequência, dar exemplos e tirar e apresentar conclusões.