Anhembi

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração:

Comunicação Audiovisual

A área de concentração Comunicação Audiovisual delimita e recorta as atividades em ensino e pesquisa do Doutorado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Insere-se, assim, entre as demais competências e características pertinentes à área básica do conhecimento a que o curso se vincula (Comunicação), ao mesmo tempo em que recorta e particulariza o foco das pesquisas e do tipo de formação promovidas por ele: o audiovisual.

Os objetos desta área de concentração são os fenômenos comunicacionais que se dão no âmbito dos meios audiovisuais de comunicação. Ou seja, a área de concentração deste Doutorado, em sua abrangência, circunscreve elementos, efeitos e ações que partilham os universos tecnológicos, sociais e culturais, especificamente naquilo em que estes são atravessados por dispositivos midiáticos da comunicação, voltados para produzir e veicular mensagens configuradas, técnica e expressivamente, em imagens e sons.

Esta área de concentração está caracterizada pelo estudo dos meios de comunicação audiovisuais, resultantes de um determinado momento tecnológico (cinema, televisão, rádio, vídeo, internet, telefones celulares e congêneres) em todos seus aspectos específicos, interrelacionados e multirrelacionados, dando-se relevo ao princípio da configuração do sistema audiovisual das comunicações, no qual se incluem, em paridade, todos os meios tributários da imagem e do som, e agregando-se as preocupações com a produção e os processos pelos quais tais meios audiovisuais operam no campo da cultura e da sociedade.

Disciplinas obrigatórias vinculadas à Área de Concentração

Comunicação Audiovisual e Teorias do Contemporâneo (Para o Mestrado)
Comunicação Audiovisual e Teorias do Contemporâneo II (Para o Doutorado)

Linhas de Pesquisa:

1. Análises de Produtos Audiovisuais. Os objetos desta linha são os produtos audiovisuais (filmes cinematográficos, peças publicitárias audiovisuais, programas de televisão, vídeos, games, sites de internet e congêneres), entendidos como conteúdos configurados em imagem e som, e submetidos aos mais variados tipos de análises (estéticas, poéticas, tecnológicas, históricas, narrativas e outras).

O objetivo desta linha de pesquisa é investigar, estudar e compreender a configuração expressiva do universo audiovisual, tomando por base os produtos que apresentam natureza tributária da associação de imagem e som, debatendo, discutindo e compreendendo, através do estudo de formas, experiências estéticas e modalidades de estratégias, a inserção de tais produtos na comunicação audiovisual. A opção pelas análises aplicadas ao estudo dos produtos audiovisuais permite que as pesquisas dos docentes e discentes, que integram esta linha, se situem e se movimentem dentro do universo de reconhecimento dos modos e formas de expressão que configuram esse tipo específico de comunicação.

Disciplinas eletivas vinculadas à Linha 1:

 

2. Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
Os objetos desta linha são os processos midiáticos situados no âmbito de suas relações com a dinâmica da cultura audiovisual.

O objetivo desta linha de pesquisa é investigar, estudar e compreender as relações específicas que os processos sucedidos no campo das mídias estabelecem com a cultura audiovisual. As pesquisas dos docentes e discentes que integram esta linha se fazem no universo das ocorrências de midiatizações, enfocado, em especial, quando processos midiáticos interferem na cultura configurada pela imagem e som, permitindo, assim, que sejam estudados fenômenos culturais midiatizados que ocorrem no campo da comunicação audiovisual.

Disciplinas eletivas vinculadas à Linha 2:

Tópicos especiais para processos midiáticos na cultura audiovisual