Comércio Exterior (Tecnólogo)

Guia do estudante:

Sobre o curso

Modalidade
A Distância, Presencial
Tipo de Curso
Tecnológico
Duração
24 meses
Modalidade Câmpus Dia Horário Mensalidade
Presencial Paulista I Segunda à Sexta 19h20 às 22h55 R$ 858,60
A Distância - - - R$ 345,60
A Distância - - - R$ 345,60

Por que na Anhembi

Comércio Exterior

O curso está estruturado para formar o gestor de comércio exterior, capaz de identificar todas as etapas inerentes aos processos de importação e exportação, de analisar e interpretar a dinâmica regulamentadora do comércio exterior brasileiro, nas áreas de despacho aduaneiro, cambial e tributária propondo soluções integradas que contribuam no aumento do desempenho empresarial.

Carreira

CARREIRA

Em um cenário cada vez mais globalizado, a necessidade de profissionais especializados nos processos de comércio exterior é frequente, oferecendo a estes profissionais uma grande oferta de oportunidades neste mercado.

Ao optar pelo curso de tecnologia em Comércio Exterior, você terá acesso a ferramentas técnicas alinhadas às modernas práticas do mercado, que irão lhe preparar para uma atuação eficiente.

Na Anhembi Morumbi, você contará com diferenciais que valorizam seu currículo:

1. Aprendizagem por objetivos e oportunidade de alto desempenho

Dividido em dois ciclosbásico (focado no conhecimento e na compreensão) e profissional (voltado à aplicação, análise crítica e tomada de decisão), o curso tem como objetivo desenvolver competências (saber agir),habilidades (saber fazer e saber conhecer) e atitudes (saber ser), preparando você para implementar ações e práticas demandadas por um mercado globalizado e extremamente competitivo.

Com uma metodologia de ensino baseada em objetivos e um sistema de acompanhamento de desempenho aula a aula, você será preparado para se tornar gestor de seu próprio aprendizado.

2. Internacionalidade com visão abrangente

Desde 2005, a Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate, que inseriu a instituição e seus estudantes em um ambiente internacional, preparando-os para atuarem em um mercado de trabalho globalizado.

O curso reúne as melhores práticas pedagógicas mundiais, no que compete a metodologias de ensino e atualização do projeto pedagógico, incluindo laboratórios. Além disso, há convênios com mais de 75 instituições de ensino ao redor do mundo e possibilidades de intercâmbio internacional em todos os continentes.

3. Empreendedorismo e Inovação

O curso relaciona a teoria e a prática da atividade de um profissional de Marketing. Desde o primeiro semestre, por exemplo, o ETEN – Encontro de Trabalhos da Escola de Negócios permite que os estudantes apresentem seus projetos e trabalhos de conclusão de curso, e participem de bancas prévias de qualificação para seus TCCs. Por meio dessa atividade, desenvolve-se o trabalho cooperativo e o aluno se capacita ao mercado de trabalho, adquirindo competências como comunicação oral e escrita, capacidade de adaptação, trabalho em equipe, capacidade de aplicar conhecimentos a situações praticas, aprendizagem autônoma, liderança, mentalidade internacional e espírito empreendedor. Os estudantes também participam de Competição Interna de Planos de Negócios e o vencedor participa da competição internacional: Global James McGuire Business Plan Competition.

O curso oferece ciclos de palestras anuais com profissionais de destaque em suas áreas de atuação, dentro da Semana da Escola de Negócios. Isto não impede, no entanto, que palestras e encontros aconteçam em outros momentos. Para alunos de 1º semestre, é oferecido o Projeto Calouros, que os auxilia no autoconhecimento e os prepara para uma nova fase de sua vida, para os alunos do 4º semestre – é oferecido o Projeto Carreiras.

O estudante desenvolve projetos integrados a partir do primeiro semestre do curso, com foco na profissão escolhida.

4. Gestão de Carreira

Ajudar seus estudantes a encontrar a posição de trabalho almejada é uma meta da Universidade Anhembi Morumbi. Para realizá-la desenvolveu o Projeto Carreira – um instrumento oferecido a todos os estudantes que estão chegando ao final do curso, trazendo conhecimento de estratégias de desenvolvimento profissional que aumentem sua empregabilidade, preparando-os adequadamente para a entrada no mercado de trabalho ou mudança na carreira.

Um professor tutor é designado pela coordenação do curso e orienta atividades que acontecem paralelamente em sala de aula e fora dela. O Projeto explora inicialmente o autoconhecimento acerca das habilidades, interesses, valores e aptidões, para em seguida levar o estudante a conhecer o mercado de trabalho da profissão escolhida e preparar um plano de ação para realização dos objetivos de desenvolvimento pessoal e da carreira, capacitando-o também a elaborar um currículo apropriado, participar de entrevistas e fomentar seu networking.

Grade curricular

Presencial

Disciplinas Série do curso
  • COMUNICAÇÃO
  • CONTABILIDADE GERENCIAL
  • ECONOMIA
  • GESTÃO DE MARKETING
  • MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO
1º Semestre
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA
  • SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
2º Semestre
  • EMPREENDEDORISMO
  • LEGISLAÇÃO ADUANEIRA E TRIBUTÁRIA
  • MARKETING INTERNACIONAL
  • PROJETO INTEGRADO I: TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
  • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
3º Semestre
  • FINANÇAS EM COMÉRCIO EXTERIOR
  • NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL E RELAÇÕES MULTICULTURAIS
  • OPTATIVA
  • PROJETO INTEGRADO II: TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM COMÉRCIO EXTERIOR
4º Semestre
ATIVIDADES COMPLEMENTARES AO LONGO DO CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: COMÉRCIO EXTERIOR

On-line

Disciplinas Série do curso
  • Comunicação e Expressão
  • Modelos de Administração
  • Comportamento Organizacional
  • Comunicação Empresarial
  • Raciocinio Logico
  • Gestão de Marketing
1º Semestre
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Pessoas
  • Métodos Quantitativos
  • Contabilidade e Custos
  • Economia
  • Projeto Interdisciplinar I
2º Semestre
  • Gestão da Produção e Logística
  • Estratégias Mercadológicas
  • Gestão Financeira
  • Sistemática de Importação e Exportação
  • Introdução às Políticas de Comércio Exterior
  • Projeto Interdisciplinar II
3º Semestre
  • Transporte e Distribuição
  • Logística Internacional
  • Práticas Cambiais
  • Legislação Aduaneira e Tributária
  • Tópicos Especiais de Comércio Exterior
  • Sociedade Dir e Cidadania
  • Negociação
  • Optativa
  • Projeto Interdisciplinar III
4º Semestre
Atividades complementares ao longo do curso

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Prof. Dr. José Manuel Meireles de Sousa

    Doutor em Administração e Comércio Exterior pela UNEX – Universidade da Extremadura, na Espanha. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de Lisboa. Atua há mais de 25 anos como consultor de empresas e professor universitário, em universidades de Portugal, Espanha e Brasil. Como consultor, atua nas áreas de Estratégia e Internacionalização Empresarial, principalmente com foco em pequenas e médias empresas nacionais e estrangeiras. É autor dos livros Distribuição – uma visão estratégica, da editora Texto, Lisboa; Tendências Contemporâneas de Gestão da Pceditorial, São Paulo; Estratégias de Marketing Internacional, da editora Atlas, São Paulo; Como evitar fraudes em Comércio Exterior, da editora IOB; Gestão – estratégias e tendências no contexto brasileiro, da editora Saraiva; Fundamentos do Comércio Internacional, da editora Saraiva; Gestão do Comércio Exterior, da editora Saraiva; Gestão Financeira do Comércio Exterior, além de vários artigos publicados.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Polo Vale do Anhangabaú - SP

    Rua Líbero Badaró, 487/501 - Centro
    CEP: 01009-000 - São Paulo - SP

  • Polo Vila Olímpia - SP

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes

Instituto Profesional AIEP

Fundado em 1960, o Instituto Profesional AIEP prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho global. O AIEP, instituição de ensino superior com forte atuação nos cursos técnicos e profissionalizantes, tem mais de 80.000 estudantes matriculados em 19 campi no país.

Chile Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

México Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Exigido o teste de proficiência de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses.

Universidad Interamericana de Panamá (UIP)

Mais de 10.300 estudantes estão matriculados na Universidade Interamericana de Panamá (UIP), que foi fundada em 1994 e se fundiu com a Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnología em 2014. A UIP desenvolve competências pessoais e profissionais em cerca de 40 programas acadêmicos, em diferentes áreas do conhecimento.

Panamá Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) Espanhol Necessário visto de estudos.

Istanbul Bilgi University

A Istanbul Bilgi University (BILGI), fundada em 1996, é uma das maiores universidades privadas da Turquia. A instituição tem três campi no coração de Istambul e oferece a mais de 14.000 alunos uma gama de atividades sociais e culturais que criam uma vida universitária vibrante. Na BILGI, os programas de graduação e de pós-graduação são ministrados em Inglês.

Turquia 4.000 dólares (curso por semestre acadêmico) Inglês Exigido o teste de proficiência de inglês - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos. Durante o período do programa, o estudante não pagará mensalidades na Anhembi Morumbi.

Saiba mais

Inscreva-se