FIES

O que é?

O FIES – Financiamento Estudantil é um programa destinado a financiar, prioritariamente, a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Quem pode solicitar?

• renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos;
• ter participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação superior a zero.

Como solicitar?

Os procedimentos e datas que regem o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES referente ao 2º semestre de 2016 devem ser consultados no Edital nº 64, de 16 de junho de 2016, emitido pela Secretaria de Educação Superior, como também pela Portaria normativa do MEC número 9, de 29 de abril de 2016.

PRAVALER

O que é PRAVALER

Com o PRAVALER você financia as suas mensalidades pagando menos por mês e ainda tem desconto nas duas primeiras parcelas. Dessa forma, a mensalidade cabe no bolso e você não terá problemas em concluir o curso que sempre sonhou. O financiamento pode ser solicitado a qualquer momento do semestre, podendo ainda incluir até duas mensalidades em atraso junto com as parcelas do PRAVALER.

Requisitos

• Ter um garantidor com renda de, pelo menos, um salário mínimo, podendo ser pai, mãe, amigo ou alguém próximo que apoie o estudante na decisão de estudar;
• Não ter restrições de crédito no SPC, SERASA e estar com o CPF regular, tanto o estudante quanto o garantidor;
• Ter e-mail válido e de uso frequente, pois a comunicação do PRAVALER é realizada por e-mail durante todo o processo;
• Necessário comprovar renda mínima de 2,5 vezes o valor da mensalidade, sendo que a renda mínima pode ser composta pela renda do garantidor e a renda do estudante, ou somente pela renda do garantidor, no caso do estudante não trabalhar ou possuir renda própria.

IMPORTANTE: Os pré-requisitos permitem que a avaliação do cadastro, mas não garantem a pré-aprovação de crédito.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O que é ?

Trata-se de um fomento mensal, renovável semestralmente, que não pode ultrapassar o período máximo de 12 meses.

Quem pode solicitar?

Estudantes regularmente matriculados, cursando a partir do terceiro semestre (exceto último ano), interessados em realizar pesquisas pela Universidade Anhembi Morumbi. Todas as inscrições são analisadas e classificadas por uma comissão indicada pela Pró-Reitoria Acadêmica.

PROUNI

O que é o PROUNI

O ProUni, criado pelo Governo Federal, tem o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, desse modo, reconhece os estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Quem pode ter o benefício?

O candidato deve ter sido estudante do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsista integral e ter prestado ENEM de 2015 com no mínimo 450 pontos, não tendo zerado em redação. O ProUni visa beneficiar estudantes que tenham renda per capita familiar máxima de um salário mínimo e meio, para concessão de bolsa integral.

COLAP

COLAP é a Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do ProUni. Sendo instituída pela Portaria MEC nº 1133/2009, de 2 de dezembro de 2009, com finalidade de promover a articulação entre a comissão nacional de acompanhamento e controle social – CONAP e a comunidade acadêmica. Com o objetivo de averiguar e fiscalizar o ProUni na Instituição de Ensino Superior.

As comissões tem mandato de 2 anos e são compostas por representantes da IES, representantes do Corpo Docente e representantes dos alunos bolsistas, matriculados na Instituição de Ensino.

A Universidade Anhembi Morumbi conta com Comissões do COLAP deste 2010, havendo a atualização e reformulação dessas comissões conforme orientações e legislações que regulamentam a referida comissão.

Composição do COLAP da Universidade Anhembi Morumbi- Mandato de 2014.1 a 2016.2

Representante Docente: Emerson dos Santos Paduan
Suplente do Representante Docente: Alberto Antônio de Sousa
Representante da IES: Luciano Freire
Suplente do Representante da IES: Carla Lodi Harada
Representantes do Corpo Discente: Bruna Ramos Burgo Lopes

Tiago Alves Eleotério

Mais informações pelo e-mail: colap-anhembi@anhembi.br